● Dia de Santo Agostinho ● Dia da Avicultura ● Dia do Bancário ●
BOM DIA.
Mais uma semana começando e com previsão de muito sol. Sexta-feira chega setembro. Nada de chuva nos próximos dias. Temperatura em alta. O sol nestes últimos dias já castigava e olha que ainda vivemos o inverno. Pouco menos de um mês para a primavera e verão, a estação do calor, ainda está um longe: só em dezembro. Isso quer dizer que vamos ter que enfrentar um calor dando e a salvação será o ventilador e o ar condicionado. Mas, é assim mesmo. A gente sempre reclama. Geralmente de tudo. A natureza é sábia. Obra prima de Deus. O que temos que fazer é saber viver. Todos os dias agradecer o nosso Criador que nos dá de graça tudo o que é bom e indispensável: sol, chuva, vento, calor, frio, educação, bondade, caráter, paz, fé e muito mais. Até mais do que merecemos. Saiba aproveitar. Um bom dia e uma boa semana.
DESTAQUE
“Tudo correndo bem, ainda este ano teremos as obras de recuperação das rodovias Piracicaba- Americana e Piracicaba-Artêmis”.
Deputado Roberto Morais-PPS não escondendo sua satisfação com ação do governo do estado na região de Piracicaba.
DATA
DE HOJE
Santo Agostinho
Aurelius Agustinus Hipponensis. Também conhecido como Santo Agostinho de Hippona. Ou simplesmente Santo Agostinho. Nasceu em 11 de novembro ano 354 Dc. Faleceu dia 28 de agosto ano 430 dc. Um dos mais importantes teólogo e filósofo do cristianismo. Homem inteligente, filho de Patricius Aurelius. Mas, quem educava e o orientava era sua mãe que também virou santa: Santa Mônica. Agostinho só se converteu aos 33 anos quando foi batizado por Santo Ambrózio. Então, sua vida mudou. Se tornou decisivo para o desenvolvimento do cristianismo.
Dia da Avicultura
Avicultura: criação de aves e produção de ovos. Uma economia importante. O Brasil se coloca como a terceira do mundo. Atrás apenas dos Estados Unidos e China. Exporta mais de 10 milhões de toneladas para mais de 150 países. A expansão começou nos anos 50 no sudeste e em 70 o sul passou a comandar. A exemplo da carne bovina, o frango não pode faltar na mesa do brasileiro. Saborosa e saudável. Uma data para marcar a força da avicultura brasileira.
Dia do Bancário
A data comemorativa surgiu em 28 de agosto de 1951 em razão de uma greve nacional por melhores salários. A categoria parou reivindicando 40%. Foram 69 dias de paralisação. Muitos voltaram, menos São Paulo que negociou até a exaustão e conseguiu um aumento para a categoria da ordem de 31%. Bancário, uma profissão hoje bastante valorizada, profissionais que trabalham em bancos e outras instituições financeiras.
HOSPITAL I
OUTRO NA REGIÃO?
Comentários nos últimos dias sobre um novo hospital. Seria no município de Rio das Pedras, área cedida pela Prefeitura Municipal. A iniciativa estaria ainda sendo negociada com um segmento religioso. Sem uma confirmação oficial, o ideal é preservar não só a fonte como também detalhes da informação. Uma coisa é certa: montar um hospital é difícil e mantê-lo mais complicado ainda.
HOSPITAL II
SÃO FRANCISO SE ADAPTANDO
Grupo São Francisco que agora ocupa o espaço da Amhpla, enfrenta dificuldades no início de suas atividades em Piracicaba. Pode até ser normal, afinal tudo leva um certo tempo para as adaptações. A dúvida é se o Grupo São Francisco tinha ou tem noção real do perfil da cidade e se hoje alguém que conhece esse detalhe participa das ações do dia-a-dia. Contudo, respeitando a reconhecida capacidade do grupo de Ribeirão Preto, sua experiência e força empresarial, acredita-se que rapidamente conseguirá seu objetivo e com certeza brilhará na Noiva da Colina e região.
FOTO
DO DIA
Salão Internacional de Humor de Piracicaba aberto no final da tarde da última sexta-feira permanecerá a disposição do público até dia 12 de outubro no Parque Engenho central. Horário: quinta e sexta (das 9 às 17 horas) sábado, domingo e feriado (das 14 às 19 horas). É a 44ª edição da famosa exposição piracicabana, lembrando que este ano foram recebidas 2.985 inscrições de 57 países, sendo selecionados 410 trabalhos de 34 nações. Levou o prêmio máximo, a caricatura tridimensional feita pelo escultor Bruno Harmzagic retratando o pintor Jackson Pollock.
VAREJÃO
ECONOMIA DE ATÉ 25%
Promoção nos varejões da Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Agricultura de Abastecimento) vai até amanhã (terça-feira). Segundo as pesquisas comparativas com a iniciativa privada, existem preços menores para as frutas, legumes e verduras. Um exemplo: uma cesta com 37 produtos no setor privado custa R$ 194,88 e nos varejões municipais R$ 155,44. Neta terça (29) você terá a disposição pontos de venda (Varejão) nos bairros Jupiá, Agua Branca, São Francisco e São Jorge.
FIQUE SABENDO
MENINGITE OU VIROSE?
Segundo especialistas, é possível confundir meningite C com virose. Transmitida pelo ar, isso acontece no contato próximo com pessoas pelas vias respiratórias. A meningite se não tratada adequadamente pode levar a morte. Trata-se de uma bactéria que causa a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por infecção. Sintomas: febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vomito, náuseas, rigidez de nuca, confusão mental e manchas vermelhas na pele. Grupo com mais risco: crianças menores de um ano e idosos, quadros crônicos, insuficiência renal crônica, diabetes, HIV e doenças que reduzem a eficiência do sistema imunológico.
FISCALIZAÇÃO
PROCON NÃO DÁ NOMES
O serviço municipal de Piracicaba de Proteção ao Consumidor (PROCON) comunica que esteve em 25 estabelecimentos financeiros de 21 a 25 de agosto. Fiscais estiveram em Vila Rezende, Santa Terezinha, Centro, bairro Alto, Paulista, Paulicéia e Piracicamirim. Verificaram entrega de senhas, placas em caixas preferenciais, isolamento visual, caixas preferenciais, afixação de cartazes do Procon, câmeras de segurança, proibição do uso de celular, etc. Prefeitura Municipal não divulgou quem cumpre e quem não cumpre as normas. Diz que seis autos de infração foram lavrados por falta de câmera de vigilância e falta do cartaz do direito à quitação antecipada dos débitos.
TRÊS TEMPOS
AQUI
Semana pode ser agitada envolvendo poderes executivo e legislativo de Piracicaba. Prefeitura Municipal quer aumentar imposto (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e o presidente da Câmara Municipal (Matheus Erler) diz que é contra.
LÁ
Também semana tensa em Brasília com a continuidade das discussões e votações sobre a reforma política. Fundo partidário e Distritão ou Distritão Misto são os assuntos. Falam numa mistura dos dois modelos.
ACOLÁ
Na Venezuela, Nicolas Maduro querendo dar uma resposta a Donald Trump (Estados Unidos) determinou exercícios militares movimentando aproximadamente 900 mil soldados. Tudo em razão da “ameaça” americana.
OBRA
MAIS AUTÓGRAFO
Cecílio Elias Netto participa de mais uma sessão de autógrafo nesta segunda-feira (28). Às 19 horas estará no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba (rua Alferes José Caetano) para outra etapa do lançamento da obra “Piracicaba – A Doçura da Terra”. Na oportunidade o diretor executivo, Arnaldo Branco Filho, receberá o título de “Cidadão Piracicabano” iniciativa do vereador Pedro Kawai.
ÚLTIMA
EMPREGO: 200 VAGAS
O atacadista Assaí deve inaugurar sua loja em Piracicaba na segunda quinzena de outubro sucedendo o Extra na rua Regente Feijó. A rede de supermercado precisa de gente para inúmeros cargos: hortifruti, depósito, recebimento, fiscal de caixa, chefe administrativo, operador de loja, repositor, técnico de manutenção, cartazista, auxiliar de manutenção, nutricionista, empacotador, fiscal de loja, operador de empilhadeira, cozinheiro, auxiliar de cozinha, operador de televendas, auxiliar de recursos humanos, chefe de prevenção de perdas e operador de loja pleno perecíveis. Interessados devem comparecer a SEMTRE, Rua Monsenhor Francisco Rosa, 900 (horário comercial) levando Carteira Profissional e documentos pessoais.
PIRACICABA
(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).
Em 1948 quando foram divulgados os números finais da produção agrícola de São Paulo, a cidade de Piracicaba apareceu em primeiro lugar em termos do valor produzido. Com a cana de açúcar e o fumo, entre seus principais produtos, a Noiva da Colina apareceu com destaque. Em outras cidades (Garça, Marilia, Araraquara, Jaú, Bragança Paulista, Campinas e Mogi das Cruzes), destaque para o café, batatinha e alho.