BOM DIA.
Amanhã, dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Feriado Nacional. Uma data histórica. Importantíssima para o Brasil. Importantíssima para a nossa história. Mas, hoje, até que ponto ela é realmente valorizada? Ontem, segunda-feira, no Jovem Pan Show, na rádio Jovem Pan News Piracicaba, comentavamos com a Adriana Passari sobre o reconhecimento e comemoração desse dia. Se duvidar, muita gente da atual geração não saberá explicar o significado da data. No último dia 7 de setembro, outro data que muito representa para nosso país e nossa gente, a televisão, nos desfiles, não encontrava quem conseguisse lembrar ou cantar o Hino da Independência. Nas escolas, pouco ou quase nada mais se ensina sobre datas cívicas. E, o feriado nacional, talvez justificável no passado, agora faz toda uma Nação parar de trabalhar numa época de forte crise econômica, de deseprego, enfim, de muitas dificuldades financeiras. Poderia se fazer as duas coisas, ou seja, trabalhar e nas escolas, no trabalho ou em qualquer outro lugar, lembrar, debater, festejar o ato de 128 anos atrás, em 1889, quando o Marechal Manoel Deodoro da Fonseca proclamou a nossa República. Num movimento politico militar, derrubou-se a monarquia constitucuional parlamentarista, na Praça da Aclamação, hoje Praça da República, Rio de Janeiro. No mesmo dia foi implantado o regime republicano com Deodoro da Fonseca na presidência, Floriano Peixoto como vice e mais oito ministros. Os mais conhecidos: Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e Quintino Bocaiuva.
DATA DE HOJE
● Dia Nacional da Alfabetização ● Dia do Bandeirante ●
DESTAQUE
“Vocês, do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, mudaram minha vida”.
(Padre Edivaldo de Paula Nascimento, na missa das 11 horas, no último domingo (12).
MANCHETES
Itália, quatro vezes campeã mundial de futebol, foi eliminada ontem (13) pela Suécia e não estará na Copa do Mundo da Rússia.
Itália será a única seleção campeã do mundo ausente da Copa do Mundo de 2018. Ficou fora apenas em 1930 e 1958. Participou de seis finais. Seu goleiro capitão Gianluigi Buffon, 39 anos, participaria do seu sexto Mundial.
Suécia participou até aqui de 12 mundiais. É a seleção que mais cruzou com o Brasil numa Copa do Mundo. Foram sete vezes.
Amanhã, 15 de Novembro, Dia da Proclamação da República. Aconteceu em 1889 na Praça da Aclamação, agora Praça da República, no Rio de Janeiro.
Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, comemora a partir de hoje (14) até o dia 18 (sábado) a Proclamação da República.
XV de Novembro: clube e time orgulho de Piracicaba, comemora amanhã (15) 104 anos de existência.
XV: títulos, glórias, grandes times e uma camisa histórica. No basquete também grandes feitos e no seu elenco jogadores campeões do mundo. No nasculino e no feminino.
Comércio piracicabano abre amanhã, Feriado Nacional das 9 às 16 horas. Fecham repartições publicas. Postos de combustíveis, farmácias e supermercados tem a opção de abrir ou fechar de acordo com lei vigente.
Shopping Piracicaba abre amanhã das 14 às 20 horas. Área de alimentação a partir das 11 horas.
Professores da EEP lançam livro sobre estudos de casos de administração, hoje, às 19h30 na Biblioteca da FUMEP.
De 17 novembro a 15 de dezembro, teremos a exposição Joca Adamoli na Pinacioteca Municipal com 50 obras, sendo 30 de artistas piracicabanos.
Sindicatos patronal e dos empregados do comércio de Piracicaba assinam acordo de reajuste salaruial, mais horários especiais de funcionamento e outros beneficios, esta tarde, 14hs30 no Sincomércio,na rua Governador 484.
No Shopping Piracicaba, esta noite, a chegada do Papai Noel.
Hoje, a inauguração do Assaí, supermnercado que substitui o Extra, na rua Regente Feijó.
PROSA&PROSEANDO
O XV perdeu em Limeira na cobrança de penaltis. Saiu na frente, sofreu o empate e tomou a virada. Penalti é loteria, dizem muitos. Mas, também para muitos, inclusive para o técnico Evaristo Piza, trata-se de competência. É verdade que tem influência além do lado técnico, o fator emocional. Tem jogador que, nessa hora, toma a decisão de não bater. Não está confortável ou coisa parecida. Sábado (11) vimos Pedrinho e Alex William cobrarem muito mal seus penaltis. Pedrinho errou pela segunda vez na Copa Paulista. Por que fracassaram? Treinaram? Provavelmente sim. Errado cobrá-los pelo erro, pois faz parte, contudo é justo questioná-los se não estavam a vontade ou preparados. Pelo menos a cobrança provou isso.
TRES TEMPOS
VI
Nosso rio, o Piracicaba, está bonito. Chuvas contínuas tem feito muito bem ao nosso cartão postal. Com reservatórios também sendo abastecidos, fica cada vez mais longe a possibilidade de faltar água. Logicamente tudo isso não quer dizer que devemos desperdiçar. Longe disso. Mas, repetimos: é bom demais de ver o nosso rio sem pedra e com muita água.
LI
Politicos, inclusive autoridades politicas de Brasília garantindo que o PSDB pode ficar isolado nas eleições de 2018 se realmente deixar o atual governo federal. Futuro do PSDB é incerto por causa das divisões cada vez mais claras. Ontem (13) Bruno Araujo, ministro das Cidades, pediu demissão. Michel Temer tem mais três tucanos no seu governo.
OUVI
Emissoras de rádio da capital paulista repercutiram os acontecimentos registrados fora do autódromo de Interlagos, durante a realização do GP de Formula 1. Mecânicos da Mercedes, numa Van, foram vitimas de um assalto. Lewis Hamilton se disse horrorizado e disparou na rede social recado orientando turistas a evitarem a cidade de São Paulo. O piloto tem 5 milhões de seguidores.
FOTO DO DIA
Hoje (14), às 20 horas, a chegada do Papai Noel no Shoppin Piracicaba. Ele deixa o Engenho Central, desfila pelas avenidas e ruas com sua comitiva em carros antigos e será recebido na Prtaça da Alimentação Sul junto as Lojas Marisa. Ficará a disposição das crianças para fotos, pedidos e cartinhas até o dia 24 de dezembro em horários especiais.
PONTO FINAL
Época de chuva e de enchentes. Preocupação para quem mora em regiões onde ruas e avenidas viram piscinas. Piracicaba tem vários lugares com esses problemas, os conhecidos pontos criticos. um deles, na Vila Rezende, caso nos encontros da rua Joaquim Barbosa de Lima com a avenida Manoel Conceição. A convite da comunidade do bairro, o vereador Paulo Serra (PPS) participou de uma reunião a fim de se interar do problema e acionar a Prefeituyra Municipal. Já vimos o local em dias de chuva forte ou insistente. Nem mesmo dez bocas de lobo num único quarteirão resolve.