BOM DIA.
Chegou a considerada maior festa popular do Brasil: o carnaval. Muitos dizem que já não é mais como antigamente. Em Piracicaba, realmente houve um recuo, até por que vários clubes deixaram de existir e o carnaval de rua a exemplo do ano passado não vai acontecer. Uma coisa é certa: em todas os municípios houve corte de verba. Inclusive no Rio de Janeiro que, mesmo num momento complicado por causa da violência, diz aguardar dois milhões de turistas. Nota-se a volta dos blocos carnavalescos e até das consagradas marchinhas. Novos compositores usam como tema a atual política brasileira que não vai nada bem. Mas, é a festa do povo. A tradição diz que, depois do carnaval, a vida dura começa. Ou recomeça. Bom divertimento, descanso ou viagem a todos.
DATA DE HOJE
Dia de São Miguel Febres
Dia do Zelador
TEMPO EM PIRACICABA
(Sexta-Feira)
Máxima: 35ºC.Mínima: 21ºC
Sol nasce às 6h55. Pôr do sol às 19h53.
Umidade: 36%.
Vento: 8 km/h.
Chuva: 8mm. Tarde e noite.
INFORMANDO
Na noite de ontem (8) os vereadores da Câmara de Piracicaba aprovaram projeto de lei de autoria de Paulo Campos (primeira discussão) que proíbe nomeações para cargos em comissão no Poder Executivo, Legislativo e nas Autarquias, desde que o candidato sofra condenação por um tribunal colegiado. No ano passado a matéria motivou muita discussão recebendo voto contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Contudo, os vereadores preferiram ignorar em favor da moralidade. Deixaram claro que, se o projeto não virar lei em Piracicaba, não será por culpa do legislativo que atualmente, mais do que nunca, sente a revolta da população diante dos inúmeros escândalos. É preciso mais uma votação (segunda discussão) para em seguida o Prefeito Municipal sancionar ou vetar.
BASTIDORES
Márcio França (PSB), vice-governador de São Paulo, estará em Piracicaba no próximo dia 23. Tem compromisso na cidade, mas antes, logo pela manhã, a convite do deputado estadual Roberto Morais (PPS), vai participar do programa Jornal da Manhã (8 horas) na rádio Jovem Pan News (AM 910). Márcio França assume o comando do governo paulista em abril substituindo Geraldo Alckmin que disputará a presidência da República.
TRÊS TEMPOS
AQUI
Prefeitura de Piracicaba está estudando possível demolição dos banheiros públicos nas praças. Muitas críticas em razão dos mesmos terem se tornado abrigo para desocupados.
ALI
Privatização: eis um tema polêmico. Causa desconforto quando é incluído um setor considerado estratégico. Por outro lado, se preservá-los, uma nova lei teria que vigorar para não continuar servindo como cabide de emprego. A Petrobrás quase faliu, a Caixa sentiu os efeitos da política partidária, bem como BNDES, Correios, etc.
ACOLÁ
Começam os Jogos de Inverno ou Jogos Olímpicos de Inverno de PyecongChang. Muito frio, paisagens lindas, porém, até aqui mais se falou na Coréia doo Sul e do Norte e menos dos atletas e modalidades.
ANOTE
Inflação é um assunto que preocupa os brasileiros. Enquanto o governo comemora números baixos, a população reclama dos preços do gás de cozinha e combustíveis que provocam aumentos que não tem relação com a cesta básica. Agora em fevereiro por exemplo, preocupações com matrículas escolares, mensalidades, além do IPVA.
RECADO
O que não falta no mundo, são as famosas notícias em off. A mais recente: Luciano Huck vai se candidatar a Presidência da República. Tem sido muito procurado e pressionado. O anuncio aconteceria logo depois do carnaval. Ou quando menos você imaginar.
PONTO FINAL
Luiz Inácio Lula da Silva contratou os serviços do advogado Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, que tem um estilo diferente do Cristiano Zanin, que por sua vez, continuará na equipe do ex-presidente da República. A ordem (ou tática) é abandonar o confronto com o judiciário. Com trânsito livre em Brasília, Pertence tinha agenda ontem (8) com o ministro Edson Fachin, relator de processos da Lava Jato. Preocupação primeira do novo advogado é derrubar decisão que impede Lula de conseguir habeas corpus que evitaria uma eventual ou possível prisão já recomendada pelo TFR da 4.a Região sediado em Porto Alegre. Próximos capítulos ganham destaque principalmente depois da prisão do deputado João Rodrigues (PSD-SC) por ordem do Supremo Tribunal Federal, acontecida quarta-feira (7), em razão da confirmação da sua condenação em segunda instância.
LEMBRETE
“A paz começa com um sorriso”. (Santa Tereza de Calcutá).