Vinte e dois de março

BOM DIA.

Preconceito. Uma das muitas palavras que causam tristeza. Logicamente também revolta. Cada um tem sua maneira de reagir. Mas, não tem como não condenar. Temos o preconceito social, racial, sexual, enfim, seja qual for ou como for, é repugnante. Impossível conviver com ele no século XXI. Ontem (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o Globo Esporte mostrou uma matéria bonita e emocionante. Um menino, Junior, com a Síndrome de Down, apaixonado pelo futebol deixa sua casa, em São Vicente e vai para Santos fazer o que gosta. Na sua cidade, no seu bairro, seus amigos não o aceitam. Praticando futsal, ele se movimenta, passa, cruza, chuta (e forte), faz gols e vibra. Muitos outros exemplos podem e poderiam ser citados, mas esse é apenas um. Talvez o adulto até consiga lidar com o preconceito, mas para a criança e o adolescente, é difícil e terrível. É muito fácil viver em paz, mas infelizmente temos que lidar e conviver com o mal. Preconceito é um juízo pré-concebido. Preconceito não tem qualquer fundamento crítico ou lógico. Sabemos que o mundo não tem solução, mas se você puder ser leal, ser bom, não pense duas vezes. Não tenha a mínima dúvida quanto a recompensa.

 

 

DATA
DE HOJE

Dia Mundial da Água

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Quinta-Feira)

Máxima: 31ºC. Mínima: 20ºC

Sol nasce às 6h15. Pôr do sol: 18h19.

Umidade: 48%.

Vento: 7 km/h.

Chuva: 5mm. (tarde e noite).

 

NOTÍCIAS&RÁPIDAS

Ontem à noite, importante vitória do XV (1×0 gol de André Cunha no primeiro tempo) contra o Audax. Noite com muita chuva no “Barão da serra Negra”. Jogo terminou às 22h20 com intervalo longo.

Foto: Maurício Bento / Líder Esportes

 

Falta uma rodada. O XV é o terceiro colocado no campeonato com 25 pontos e 7 vitórias. Saldo de gols é zero. Está atrás do Guarani (28 e saldo 12 gols) e São Bernardo (27 e saldo 9 gols). Oeste e Sertãozinho somam 24 pontos e ambos com 7 vitórias. Saldo de gols: Oeste tem 7 e Sertãozinho 5.

 

Renda ontem (21) no Barão (R$ 2.470,00). Árbitro Márcio Henrique de Gois.

 

XV x São Bernardo, último jogo, em São Bernardo.  Guarani joga em casa contra o Votuporanguense. Oeste enfrenta o Juventus na rua Javari. Sertãozinho recebe em sua casa a Portuguesa de Desportos. Nacional jogará em Rio Claro. Última rodada: todos os jogos sábado (24) às 15 horas.

 

Rebaixamento: Batatais é o lanterna com 9 pontos. Audax 10. Água Santa 11. Juventus 13.

 

Ontem (21), no período da tarde, um presente para o XV: Água Santa derrotou o Nacional: 2×1. Sertãozinho, Nacional e Guarani  também foram derrotados na rodada desta quarta (21).

 

Termina amanhã (23) o Fórum Mundial da Água. Prefeito Barjas Negri e Presidente do Semae, José Rubens Françoso representaram Piracicaba.

 

Chuva que chegou terça (20) junto com o outono continuou ontem (21) em Piracicaba.

 

Prefeito Barjas Negri retornou sem voz de Brasília. Mas, estava ontem (21) no Centro Cívico. E, reuniu o secretariado.

 

Geraldo Alckmin anunciou que abre hoje (22) as inscrições (10 horas) para o concurso que reforçará a Policia Militar com mais de 2.700 soldados. Governador citou Piracicaba na sua fala.

 

Conselho Municipal de Politica Cultural e Secretaria de Cultura e Turismo promove amanhã (23) às 14 horas, no Museu Prudente de Moraes, palestra sobre Projetos Culturais.

 

“Paixão de Cristo”: hoje, amanhã e sábado, dias 22, 23 e 24, acontecem os ensaios noturnos no Engenho Central.

 

Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas de Piracicaba dá posse hoje, às 17 horas, aos novos conselheiros com mandato até 2020. Será no gabinete no centro Cívico.

 

Dia 3 de abril, apresentação da Festa das Nações no Teatro do Engenho Central. Hyundai, pela sétima vez doa carro para sorteio.

 

BASTIDORES

Rapidamente conversamos ontem (21) por telefone com Pedro Celso Rizzo, presidente do IPASP Piracicaba (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) e o assunto não poderia ser outro: o momento crítico e o futuro da Previdência. Preocupante. Difícil imaginar o que pode ou vai acontecer. Fizemos uma pergunta simples: “Tem solução?”. Resposta: “Tem”. Mas, como? “Só é preciso saber de onde vai sair o dinheiro”, completou o dirigente. Fácil entender que o caso não se resolverá facilmente. Pelo contrário. A Previdência vai se tornando um monstro aqui, lá, acolá. Ou seja, em todos os lugares. É evidente que nos referimos a Previdência Pública. Uma coisa é certa: quanto mais houver demora para um debate em busca de solução, mais risco haverá de um final perigoso.

 

TRÊS TEMPOS

LI

Tostão escreve como poucos. Inteligente, como aliás foi jogando pelo Cruzeiro e Seleção Brasileira,  ensina táticas, orienta posicionamentos e explica fundamentos. Podemos até dizer que ele ocupa hoje o espaço do inesquecível jornalista Armando Nogueira. Uma pena não podermos contar com Tostão na TV ou no rádio na Copa do Mundo da Rússia.

 

 

VI

A falha ou azar do goleiro, Paes, do São Caetano,  terça (20), contra o São Paulo, foi por demais desastrosa. Imaginamos a cabeça do atleta. Não deve ter conseguido encontrar o sono e por muito tempo a lembrança ficará na sua memória. Pior que isso, as ameaças na rede social. Preocupado com a família, o atleta deletou tudo.  Chorou muito, mas recebeu e recebe apoio e solidariedade de gente decente.

 

OUVI

Impressiona as falas, opiniões e até mesmo posturas dos dignos ministros do STF. Somos do tempo que decisão judicial não discutia e se cumpria. Hoje, mudou. É verdade que eles também podem ter culpa, pois não parecem preocupados em se preservar. Do jeito que as coisas caminham tudo pode acontecer.

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

STF concederá ou não Habeas Corpus a Lula?

 

PONTO
FINAL

Muita gente não acreditava: a Ficha Limpa virou lei em Piracicaba. Passou com tranquilidade pela Câmara Municipal em duas votações (dias 8 e 23 de fevereiro) e dia 16 último (sábado) foi sancionada pelo Poder Executivo. Publicado no Diário Oficial dia 17 (sábado), Prefeitura, Câmara e todos os órgãos públicos municipais da nossa cidade tem prazo de 90 (noventa) dias para demitir todos os comissionados condenados. O curioso é que quando da discussão no legislativo, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e principalmente seu presidente e líder do PSDB, José Longatto, por várias vezes defendeu o veto e rejeição por parte da Câmara Municipal, protestou e deixou claro que o prefeito Barjas Negri não sancionaria reconhecendo a inconstitucionalidade do projeto. Não foi o que aconteceu. A Lei da Ficha Limpa de Piracicaba é de autoria do vereador Paulo Campos (PSD).

Foto: Fabrice Desmonts / Câmara Piracicaba

 

LEMBRETE

“Ninguém tem o poder ne nos fazer infeliz. Só nós mesmos”. (São João Crisóstomo).

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.