BOM DIA.
Piracicaba é uma cidade privilegiada. Tempos atrás reclamavam por exemplo, da ausência de uma faculdade de medicina, das nossas rodovias sem duplicação e outras coisas mais. Chegou a faculdade, teremos em breve hospital de diagnóstico e tratamento contra o câncer, hospital regional, enfim, uma cidade que não para de crescer e se modernizar. Tem problemas? É evidente que sim. Como qualquer outra cidade em qualquer lugar do mundo. Não vamos esquecer os fatos negativos, mas sempre celebrar coisas boas. A cultura e o turismo na Noiva da Colina se mostram atuantes. Depois da “Paixão de Cristo” no Engenho Central, chega a Festa das Nações e ontem (4) foram apresentados cartazes do Salão Internacional de Humor e também do Salãozinho. Festa do Divino já está na pauta. Muito mais no segundo semestre. Quanto a projetos, não faltam na Prefeitura e Câmara Municipal. Uma boa quinta-feira para todos.
DATA DE HOJE
Dia das Telecomunicações
Dia da Propaganda Farmacêutica
Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção
TEMPO EM PIRACICABA
(Quinta-Feira)
Máxima: 30ºC. Mínima: 20ºC.
Sol nasce às 6h19. Pôr do sol às 18h06.
Umidade: 46%
Vento: 4km/h
Chuva: zero (Será? A conferir).
NOTÍCIAS&RÁPIDAS
XV foi valente, mas perdeu para o Guarani: 1×0. Bugre retorna a elite do futebol paulista ao lado do Oeste.
Sonho quinzista fica adiado para 2019. Alvinegro lutou, teve chances para marcar, mas sofreu o gol fatal do Guarani no início do segundo tempo.
Abertura da 35ª Festa das Nações foi muita aplaudida no Engenho Central.
Prefeito Barjas Negri enalteceu um evento vitorioso e credita o sucesso a energia dos voluntários.
Primeira-dama Sandra Negri que comanda o Fundo Social anunciou uma novidade na Festa das Nações de 16 a 20 de maio: a Oficina da Música. Sertão dois dias com participações de mil crianças das escolas municipais. Maestro Johson coordenará o projeto, uma contrapartida da Lei Rouanet.
EMDHAP recebe 47 mil reais do governo estadual para serviços de regularização fundiária.
Prefeitura de Piracicaba vai ampliar as instalações da creche “Ada Dedini Ometto” em Vila Rezende. Custo da obra: 160 mil reais.
ECPA anuncia mais um final de semana com muitas emoções. Velocidade para você ver e curtir.
Hoje no Sesc às 12 horas, Sincomércio e Fecomércio apresentam a imprensa estudos sobre geração de emprego formal no comércio.
Angiologista e cirurgião vascular do Hospital dos Fornecedores da Cana de Piracicaba, Dr. Luiz Bandini Neto, foi destaque no Congresso Internacional que aconteceu em São Paulo, referência mundial no desenvolvimento da flebologia estética de tratamentos venosos.
Até 30 de abril você poderá ver no Engenho Central, Armazém 14ª a exposição “Arte do Baptistão”. Eduardo Baptista já ganhou vários prêmios como cartunista.
BASTIDORES
É possível verificar agitações na Câmara Municipal de Piracicaba quando de temas ou discussões polêmicas. Cada um ter sua opinião é perfeitamente normal e teria (ou tem) que ser também normal o direito de votar da maneira que lhe convier. É evidente que pode haver exceções. Acontece que, na maioria das vezes, os vereadores são surpreendidos com assuntos ou temas que requerem diálogo e ele inexiste. É claro que o constrangimento e em seguida a decepção se tornam inevitáveis. O grande erro é não dialogar, discutir, se preparar. Detalhe: vemos pouca ação ou movimentação dos chamados líderes. Então, não tem jeito. Causa e sempre causará dissabores.
TRÊS TEMPOS
ALI
Projeto de lei complementar sobre casas populares no Corumbataí, região de Santa Terezinha, voltará a ser debatido na Câmara Municipal depois de ajustes que serão feitos pelo Poder Executivo. Preocupação é com impacto ambiental.
ALI
Neste final de semana, sábado, dia 7, mudanças nos comandos do governo do estado de São Paulo e na Prefeitura Municipal da capital paulista. Sai Geraldo Alckmin (PSDB) e assume Márcio França (PSB). Sai João Dória Junior (PSDB) e assume Bruno Covas (PSDB).
ACOLÁ
Depois de toda a agitação com a sobre taxa envolvendo o aço, presidente (EUA) Donald Trump vai para cima da China para sobretaxar os eletrônicos. Justifica que é uma resposta a um suposto roubo de propriedade intelectual. Chineses contra-atacam: vão sobretaxar carne, nozes, etanol, etc.
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
Por que tanta dificuldade para combater a impunidade no Brasil?
FIQUE SABENDO
Ministério da Educação divulga portaria nesta quinta-feira (5) que visará proibir a abertura de novos cursos de medicina no Brasil. Presidente Michel Temer concorda e vai decretar. O prazo será de cinco anos. De 2013 até hoje, o número de vagas passou de 19 mil para 31 mil. Intenção é fazer uma avaliação sobre qualidade. (Folha de S. Paulo/ jornalista Mônica Bergamo).
PONTO FINAL
Pouco depois das 14 horas, o STF abriu os trabalhos na tarde de ontem (4) em Brasília. Um dia muito esperado. Rapidamente o relator Edson Fachin iniciou a declaração do seu voto e foi rápido: 30 minutos e, sem surpresa, se declarou contra o Habeas Corpus que impediria a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seguida, uma longa (cansativa e até desnecessária) fala do ministro Gilmar Mendes. Atacou muito e muitos. Seu voto já era conhecido: 1×1. Intervalo de 30 minutos. Depois, quatro votos e todos eles contra o HC. O momento mais esperado era o da presença da ministra Rosa Werber e ela acompanhou a maioria, até então: 5×1. Depois do segundo intervalo mais quatro votos e outra vez todos eles conhecidos: 5×5. Final com todos os holofotes para a presidente Carmem Lúcia com o voto do desempate. Passou a falar já na madrugada de hoje (quinta-feira) quando se completava mais de dez horas de trabalho. Também seu voto era conhecido e decretou a derrota da defesa do ex-presidente da República: 6×5. Mais uma nos tribunais da justiça. Agora é esperado muita movimentação da defesa. Fará tudo o que for possível e impossível para evitar ou adiar a prisão de Lula.
REFLEXÃO
“Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser”. (William Shakespeare).