Vinte e quatro de maio

BOM DIA.

Uma dica para você: coloque na sua agenda ou programe com a família, sábado (26), ou seja, depois de amanhã, uma visita a Estação da Paulista a partir das 8 horas. O dr. Paulo Serra, médico cardiologista estará comando uma ótima equipe de profissionais ligada a saúde que lhe dará assistência, informação e orientação com respeito aos cuidados que se deve ter no dia a dia. Temos certeza que valerá a pena e todos aplaudirão. Semana indo embora, amanhã já é sexta e o tempo parece que esquenta um pouco deixando um clima mais gostoso. Tudo é necessário, mas o frio exagerado, para nós que vivemos num país tropical, o sofrimento é certo. O brasileiro aprecia mesmo é uma camisa ou camiseta, bermuda e chinelo. Não despreza barzinho, lanchonete e naturalmente um bom churrasco.

 

DATA DE HOJE

Dia Nacional do Café

Dia do vestibulando

Dia do telegrafista

Dia do datilografo

Dia da Infantaria

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Quinta-Feira)

Máxima: 26ºC. Mínima: 13ºC

Sol nasce às 6hs39. Pôr do sol às 17hs34.

Umidade: 40%

Vento: 5 km/h

Chuva: zero. Poucas nuvens.

 

NOTÍCIA 1

Após ocupar uma cadeira no Senado Italiano (2013-2018), o ítalo-brasileiro Fausto Longo completa 60 dias na Câmara dos Deputados em Roma. Longo foi eleito em março deste ano por italianos residentes na América do Sul. Sem um adequado acordo entre os partidos que tiveram a maioria dos votos (Liga e Movimento 5 Estrelas – M5S), os primeiros dias de governo na Itália foram de incerteza e instabilidade.

Finalmente, nesta semana, o líder do MS-5 propôs o nome do jurista Giuseppe Conte para ser o primeiro-ministro em um governo de coalização formado com a Liga. No entanto, o presidente italiano, Sergio Mattarella, deve levar ainda alguns dias para decidir se aceita a indicação. “Por ora não temos nenhuma das comissões permanentes formadas e não temos sequer nossos gabinetes definidos”, contou Longo. Isso porque esses partidos devem liderar a formação de um governo de coalizão. O M5S, eleito como o maior partido individual, tem a missão de formar uma coalizão com outras correntes partidárias, e se uniu à Liga, que ganhou a maior parte dos assentos no contexto de uma coalizão com mais dois partidos de centro-direita. O líder do Movimento, Luigi di Maio, recusou a inclusão de um desses aliados, o Força Itália, liderado pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Com o impasse, os primeiros 58 dias do novo mandato foram de negociação, na tentativa de se conseguir um acordo que viabilizasse a formação de uma proposta de governo. Apenas no início de maio, Berlusconi concordou em não participar da negociação. “Depois disso os partidos tiveram que correr contra o tempo para oficializar a coalização e apresentar uma proposta de governo para os próximos cinco anos que seja palatável aos partidos majoritários e que contemple os anseios da população”, relatou Longo. Somente finalizada esta etapa, com a concordância do nome por Mattarella é que o Parlamento realmente entrará em sua atividade normal. “Após a indicação do primeiro-ministro, o Parlamento deve dar seu voto de confiança para a composição do governo, a chamada Fiducia, e então as comissões devem ser compostas e o trabalho legislativo avança”, explicou o deputado.

Foto: Suzana Amyuni

 

NOTÍCIA 2

Cinquenta e sete mil pessoas prestigiaram a edição 35 da Festa das Nações de Piracicaba, que aconteceu entre 16 e 20 de maio, no Engenho Central. A renda arrecadada com os restaurantes, quiosques, bilheteria e estacionamento será revertida para 21 instituições, para custear cerca de 50 projetos sociais que beneficiam mais de 12 mil famílias piracicabanas. A 35ª Festa das Nações foi realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e pela Casa do Bom Menino, com uma parte dos recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. “Gostaríamos de agradecer ao público que se fez presente na Festa das Nações, aos patrocinadores, aos organizadores e aos quase 7.000 voluntários que se dedicaram a esta edição, que foi um sucesso nos cinco dias. Com os recursos captados, as instituições poderão complementar sua receita anual e desenvolver com tranquilidade os seus projetos sociais, tão importantes”, avaliou o prefeito Barjas Negri.

Foto: FotoPerigo

 

BASTIDORES

O frio se faz presente. O inverno, oficialmente, só em junho, mas a baixa temperatura já preocupa. No começo da semana tivemos duas mortes em São Paulo, vitimando moradores de rua. As autoridades do município se mostram preocupadas, pois existe vagas de sobra nos abrigos, contudo os desabrigados preferem a rua. Há explicação de que não se pode obriga-los a ir para onde não desejam e com isso nada se pode fazer. Mas, existe uma realidade e ela é dura: o frio mata. É preciso uma conversa (em São Paulo, Piracicaba, em qualquer outro lugar) envolvendo médicos, psicólogos, advogados, mais Ministério Público, e juntos, buscar a solução. O que não pode é esperar além do limite para uma decisão.

 

O QUE
ELES (ELAS) PENSAM

“Meu Pai acompanha de perto minha carreira, mas se recusa a ver minhas cenas no filme 50 Tons de Cinza. Eu até entendo a cabeça dele”.

Dakota Johnson (atriz)

 

FIQUE SABENDO

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará se um animal doméstico faz parte do núcleo familiar e se seus donos, depois de separados, têm direito a guarda compartilhada e inclusive a visitas. Também em julgamento a divisão do sustento do bichinho. Sinal dos tempos.

 

DICA

Dados sobre acidentes com crianças em casa. Quedas: 46%; queimaduras 18%; trânsito (garagem) 11%; intoxicação 3% e outros/vários (mordida de animais e acidentes com móveis) 22%. Especialistas pedem muita atenção com o banheiro, principalmente se existir banheira. Para quem reside em prédios, toda a atenção com janelas e vitrôs, além de afogar com alimentos e objetos, mais intoxicação com remédios e produtos químicos. (Fonte: jornal Agora).

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

O morador de rua deve ou não ser obrigado a procurar um abrigo quando da baixa temperatura?

 

 

PONTO FINAL

Manchete da Tribuna Piracicabana edição de ontem (23): “Caterpillar celebra os 50.000 tratores produzidos no Brasil”.  Um destaque que orgulha a cidade de Piracicaba. Foi uma festa com direito a entrega da chave do histórico trator (de número 50 mil) pelo vice-presidente da Diretor da Divisão Global de Movimentação, Fred Istas. E, o tempo passa. Lembramos quando Adilson Benedito Maluf se elegeu prefeito em Piracicaba, viajou e se empenhou para trazer a potente e famosa empresa para Piracicaba. Foi em 1976. Hoje, ocupando uma área de 3,8 milhões de metros quadrados (214 mil da área construída), a Caterpillar, há 10 anos, figura na lista das cinco melhores empresas para se trabalhar. Atualmente é administrada na Noiva da Colina por Odair Renosto e emprega centenas de piracicabanos.

Foto: Christiano Diehl Neto / Gazeta de Piracicaba

 

REFLEXÃO

“Feliz de quem atravessa uma vida inteira tendo mil razões para viver”.

Don Hélder Câmara (Bispo católico, arcebispo de Olinda e recife. Nasceu em 1909 e faleceu em 1999).

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.