Poder Judiciário vive dias de confronto

PODER JUDICIÁRIO VIVE DIAS DE CONFRONTO.

(Leia no PNTO FINAL).

 

BOM DIA.

Mais dois dias para revivermos emoções no “Barão da Serra Negra”. O que mais se comenta nas ruas e rodinhas: “O XV está perto de subir!”. Realmente essa é a sensação. Mas, não vamos esquecer um detalhe importante: estamos falando de futebol. Quantas surpresas já vimos? Quantas decepções já experimentamos com o dito cujo futebol? O pior sentimento, é do já ganhou. Pode ter certeza, de que os jogadores da Inter de Limeira vibram quando observam um possível clima de otimismo exagerado por parte dos piracicabanos. Vamos acreditar e torcer muito. Basta uma vitória, mas ela ainda tem que ser conquistada dentro do campo. Portanto, juízo. Ou no mínimo cautela. Um bom dia para você.

 

DATA
DE HOJE

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia de Monteiro Lobato

Dia do Amigo.

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Quinta-feira)

Máxima: 28ºC. Mínima: 18ºC

Amanhece às 6hs24. Anoitece às 17hs55.

Umidade: 45%

Vento: 6 km/h.

Sol: Presente com nuvens

Chuva: zero.

 

O QUE
ELA DIZ

“E livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;”.

Constituição Federal de 1988 (Art. 5º Inc. IX).

Foto: Câmara dos Deputados

 

NOTÍCIA&COMENTÁRIOS

DENGUE EXPLODE

Controlada a dengue em Piracicaba nos últimos anos, ela assusta em 2019: quase 300 (290) casos. Para o infectologista Hamilton Bonilha, uma grande preocupação, lembrando que são mais de 100 mil casos no estado de São Paulo com 29 óbitos.

 

UNIÃO INDESEJÁVEL

Comando do DEM, em Brasília, tenta impedir seus deputados e senadores de se unirem ao PT para prejudicar a tramitação da reforma da Previdência no Congresso Nacional.

 

NÃO VALORIZADO

Um dos lugares mais bonitos de Piracicaba, o Parque do Mirante, nunca recebeu a devida atenção. A Gazeta de Piracicaba anunciou que lá esteve com sua equipe de reportagem e constatou muita sujeira no canal que leva água a cascata. O Mirante, lugar turístico, sempre sofreu com o abandono faltando iluminação, segurança e limpeza.

Foto: Eleni Destro / CCS

 

SEM EFEITO

Edir Macedo, líder da igreja Universal do Reino de Deus, juntamente com sua mulher, Ester Eunice Rangel Bezerra recebeu do governo brasileiro passaporte diplomático que acabou sendo anulado. A Justiça Federal (11.a Vara do Rio), suspendeu justificando, que as atividades do bispo evangélico, não significam “interesse do país”.

 

SEM EXPEDIENTE

Câmara de Vereadores de Piracicaba fica fechada nesta quinta-feira (18), repetindo o que acontece a longa data. Sem atendimento no horário comercial, também não haverá a sessão camarária no período da noite, retornando a sua normalidade segunda-feira próxima (22).

 

DÍVIDA REATIVADA

Em 2016, o governo federal perdoou as dívidas (e milionárias) dos clubes de futebol do Brasil, criando o Profut (Programa de Modernização da Gestão de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). Resolveu? Não. Aprenderam? Nem pensar. Quase quatro anos depois, já são vários os clubes da Série A e B que voltaram a dever aos cofres da União, não pagando os mais variados tipos de tributos. Entre eles, Cruzeiro, Grêmio,  Corinthians, Vasco, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo carioca.

 

PRIMEIROS DEPOIMENTOS

Comissão de Estudos nomeada pela Câmara de Vereadores para acompanhar a crise envolvendo o Semae, colheu ontem (17), os primeiros cinco depoimentos de funcionários da autarquia piracicabana. Começou às 11 horas e terminou por volta das 3 da tarde.  Os vereadores Laércio Trevisan Jr., Paulo Serra e Pedro Kawai fizeram as perguntas que julgaram necessárias ou próprias. Futuros depoimentos não possuem data definida.

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Qual seu palpite para XV de Piracicaba x Internacional de Limeira?

 

PONTO FINAL

Por determinação do presidente do STF, Dias Toffoli, o ministro Alexandre de Moraes, na função de relator do inquérito, censurou matéria da revista Crusoé (extensiva ao site Antagonista) com o título “O amigo do amigo do meu pai”. Foi o que bastou para se estabelecer polêmica, indignação e constrangimento envolvendo o mundo político, jurídico e jornalístico do Brasil.  Desdobramentos imediatos com participações de parlamentares do Congresso Nacional e do Ministério Público. Logicamente a população também se envolveu, mais entidades e profissionais do jornalismo. Reação amarga dentro do próprio STF, com o ministro Marco Aurélio Mello mostrando-se contrariado e condenando a medida. A Procuradora Geral da República, Raque Dodge, manifestou seu desacordo exigindo arquivamento do processo. No Senado Federal, indignação, reascendendo o episódio do Lava Toga que já estava quase esquecido. Agora, o presidente Davi Alcolumbre recebe pressão para desarquivar e colocar a matéria para o plenário discutir. Enquanto espera-se pelo desfecho da crise, avalia-se o desgaste para a imagem do Supremo Tribunal Federal. Muitos tem uma opinião simples: a partir do momento que se determinou a censura, o STF contrariou a Constituição e só contribuiu (decisivamente) para a propagação de uma publicação jornalística. O chamado tiro no pé.

Foto: Carlos Moura / STF

 

VOLTO AMANHÃ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.