O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Vacina está se tornando não só um drama, mas também um desafio para as autoridades brasileiras. Segundo as informações, das oito indispensáveis quando da infância, apenas uma tem sua finalidade cumprida, a BCG. As demais ficam sem a cobertura necessária recomendada por pediatras e com isso, as crianças ficam expostas a doenças, que podem comprometer a saúde e o futuro. Pensa-se até numa pesquisa com finalidade de descobrir a razão do comportamento estranho e errado de pais e responsáveis. Por que abrir mão de vacinas? Eis uma importante pergunta sem resposta. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“Cai numa armadilha e sou vítima de extorsão”.
Neymar Junior (Explicando denuncia de uma modelo brasileira alegando estupro).
CURTAS&MISTURADAS
• OPERAÇÃO tapa buraco em Piracicaba já se fez presente em 31 bairros. • FLAMENGO joga esta noite (4) pelo empate no Maracanã, contra o Corinthians, valendo classificação na Copa do Brasil: foi 1×0 para o Mengo em São Paulo. • SENADO atingiu quórum ontem (4) no final da tarde para votar importantes Medidas Provisórias, quatro no seu limite de prazo: duas foram votadas e duas caducaram, devendo voltar ao legislativo em forma de decreto. • TRECHO da Avenida São Paulo fica interditado (entre rua Chavantes e avenida Raposo Tavares) até metade de junho por causa da reconstrução do pavimento do entorno do Terminal da Paulicéia. • NINGUÉM consegue entender como o Congresso Nacional deixa para o último dia votações decisivas. • LEMBRA da vaca louca?: ela voltou, no Mato Grosso e, por isso, o Ministério da Agricultura foi obrigado a suspender exportação de carne bovina para a China. • PREFEITURA de Piracicaba encaminhou projeto de lei a Câmara Municipal sobre doação de terreno no bairro Santa Rosa a Fundação Agência da Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. • CONFIRA datas das quermesses de Santo Antonio em frente a Catedral em junho (sempre começando às 19 horas): dias 10, 11, 12, 13, 17, 18, 24 e 25. • CENSO: corte de gasto (de R$ 3,1 bi para R$ 2,3 bilhões) e consequente diminuição de perguntas (de 34 para 25) preocupa qualidade do trabalho do IBGE. • ASSUNTO principal na Seleção Brasileira de Futebol ontem (3), não foi a preparação para amistoso de amanhã (5), contra o Catar e sim a confusão (mais uma) envolvendo Neymar. • SANTUÁRIO Nossa Senhora dos Prazeres (Nova Piracicaba) realiza jantar sexta (7) e quermesse no sábado (8). • HOJE, terça-feira, às 11 horas, acontece a coletiva de imprensa na Praça Central do bairro Santana: a 12.a Festa do Vinho neste final de semana será o assunto. • PREOCUPAÇÃO do Governo Federal ontem (4), era com o anuncio de medidas para estimular o crédito. • MAIS Copa do Brasil: quinta (6), o Santos joga contra o Atlético-MG no Pacaembu: no Mineirão deu empate sem gols. • ALTA de preços do macarrão e pão: valor do trigo subiu 23%.
PONTO FINAL
O combate ao trabalho infantil: só vai para o trabalho, criança com idade acima dos 16 anos e a partir dos 14, considerada aprendiz. Dia 12 de junho, é uma data reservada para comemorar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho e reconhecia no Brasil em 2007. Existe uma frase de efeito: “Criança não deve trabalhar. Infância é para Sonhar”. Mas, como vivem hoje, crianças vítimas da total pobreza ou da exclusão social? Qual o futuro? E, as consequências? Estudar? Sim. A mais correta e sábia decisão. Só que na prática vivemos uma outra realidade. Com ensino fraco, a criança desiste no meio do caminho e fica sem estudo e profissão. Com tempo ocioso, na rua, segue outro caminho com inúmeras armadilhas. O trabalho jamais pode ser combatido, mas, existindo exceção, caso do trabalho infantil, que se crie ações concretas e comprovadamente eficientes.
VOLTO AMANHÃ.