CPI da barragem de Salto Grande conclui: não existem riscos

BOM DIA.

Mais uma quarta de futebol. O nosso XV joga na parte da tarde de hoje (16) em Lins e, a noite, teremos a continuidade do Campeonato Brasileiro, lembrando que na próxima semana teremos as semifinais da Libertadores: Boca x River e Flamengo x Grêmio. O alvinegro piracicabano tem tudo para vencer o Linense que faz campanha ruim, porém, terá que ser valente, acreditar e jogar sem medo. Quanto ao Brasileirão, uma rodada (hoje e amanhã) sem maiores destaques, com uma pergunta: o Flamengo dispara de vez? O Mengo joga em Fortaleza, o Verdão recepciona a Chapecoense e o Peixe (amanhã) recebe o Ceará. Um bom dia parta você.

O QUE
ELES DIZEM

“Votei no Jair Bolsonaro e não me arrependo. Porém, ainda espero pelos resultados da área econômica”.

Eduardo Leite/PSDB (Governador do Rio Grande do Sul).

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

INFORMAÇÃO

O Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp) tem novos formatos de eleição e de estruturação administrativa. As alterações são ditadas pela Lei nº 9.249, de 10 de outubro de 2019, aprovada pela Câmara de Vereadores e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 11. A partir da próxima eleição (agendada para este ano, em data a ser publicada em edital), o eleitor (entenda-se servidor público municipal estatutário ativo e inativo) terá direito a dois votos separadamente, sendo um para a chapa formada pelos candidatos a presidente e vice-presidente e o outro para o Conselho Deliberativo (candidato inscrito individualmente). Ocupará a Presidência e Vice-Presidência do Instituto a chapa mais votada. Na composição do Conselho Deliberativo, o mais votado será presidente e o segundo, secretário. Os cinco candidatos seguintes serão membros e os demais, suplente. Outra novidade é a composição da estrutura administrativa do Ipasp. Além da Presidência e Vice-Presidência e do Conselho Deliberativo, o instituto continuará tendo Comitê de Investimento e passará a ter Conselho Fiscal. Todos terão mandato de três anos. Para se candidatar à eleição do Ipasp, algumas exigências são feitas. A primeira delas é que todos os candidatos sejam servidores públicos municipais estatutários ativos e inativos, com no mínimo três anos de efetivo exercício no serviço público do município de Piracicaba.
Os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente devem ter formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. Já para o Conselho Deliberativo, é preciso ter formação, no mínimo de ensino médio. Todas as exigências devem ser checadas na atual legislação antes da inscrição.  

FIQUE SABENDO


O Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba comemora o fato de ser o primeiro hospital da região a conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. O HFC recebeu a visita dos avaliadores quando confirmou-se atender todos os critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. “Essa certificação demonstra que estamos trabalhando pela excelência na gestão e na qualidade da assistência prestada aos pacientes”, disse o presidente do HFC, José Coral. No Brasil existem mais de 5500 hospitais e apenas 347 são acreditados pela ONA. Já no estado de São Paulo são 128 hospitais a conquistar essa certificação e o HFC é um deles. A busca por selos de qualidade é um movimento crescente nas instituições de saúde. Importante ressaltar que não se trata apenas da conquista de um certificado, mas do compromisso em mostrar o empenho e transparência quanto à qualidade dos serviços oferecidos, transmitindo maior segurança e confiança aos pacientes. A diretoria, funcionários do Hospital da Cana ao lado de convidados e amigos, festejou a conquista na final da tarde de ontem (16) com pizza.



BASTIDORES

Dia 21 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro inicia uma viagem de 10 dias, quando visitará o Japão, em seguida a China e depois a Arábia Saudita. O detalhe ou novidade, é a recomendação do Itamaraty aos jornalistas que acompanharão a viagem presidencial, para que providenciem traje largo que cubra os braços e pernas para o trabalho no país muçulmano.  A principio encontrarão a vestimenta sem problemas na cidade de São Paulo.

PONTO FINAL

A penúltima (sétima) reunião da CPI da Barragem de Salto Grande, ocorreu ontem, terça, dia 15, no município de Americana, na sede da CPFL Renováveis, na Pequena Central Hidrelétrica de Salto Grande. Estiveram presentes, os deputados Roberto Morais (Cidadania), presidente da CPI, Dirceu Dalben (PL), vice-presidente e Rafa Zimbaldi (PSB), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, solicitada pelo deputado Roberto Morais, dia 16 de março de 2019. Na condição de convidado a apresentar as ações da CPFL Renováveis, o presidente da mesma, Fernando Mano, falou sobre a barragem, garantindo sua segurança, oportunidade em que contrariou as especulações formuladas pela reportagem da TV Bandeirantes apresentadas em fevereiro último no Jornal da Band pelo jornalista Fábio Panunzzio. Fernando Mano discorreu ainda  sobre o funcionamento, energia gerada e outras ações que demonstram as operações da barragem. A grande preocupação, segundo o depoente, é o atual estágio dos aguapés que se proliferam na represa, originados pelo excesso de poluição dos esgotos lançados no Rio Atibaia que forma a represa de Salto Grande. Diante dos argumentos, os parlamentares fizeram seus questionamentos e finalizaram a audiência demonstrando absoluta certeza quanto a segurança da barragem de Salto Grande. Passa a ser preocupação, a necessidade de se resgatar a limpeza da represa com o fim do lançamento de esgotos acima da represa por parte de vários municípios. Isso acontecendo, possibilitaria até a volta do turismo na região, seja na praia dos Namorados ou na praia Azul, ambas em Americana, totalmente destruídas com o cenário de algas, aguapés e outras impurezas. O relatório final será entregue em até quinze a vinte dias, na reunião final da CPI na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.