BOM DIA.
Pode não parecer, mas é visível como o cidadão (ã) decidiu se afastar das notícias de Brasília. Tudo consequência da decepção. Desânimo, talvez, ainda não. Para a grande maioria, no Brasil de hoje, poucos se preocupam com patriotismo, amor pela terra, e com o povo que reclama educação, cultura, segurança e justiça. Aliás, justamente a justiça foi a gota d’agua. Derrota da impunidade. Explicita e escandalosamente se destacam interesses pessoais e partidários, não importando o preço. Cada vez mais valores vão para a lata do lixo. Uma geração cega, marcada pela cobiça. Autoestima do brasileiro despencou. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“A PÁTRIA NADA MAIS É DO QUE A FAMÍLIA AMPLIADA. SE PREOCUPE COM ELA”.
Ruy Barbosa (Diplomata brasileiro, advogado, jurista, filosofo, escritor, jornalista, orador e tradutor).
INFORMAÇÃO
O ideal de ajudar o próximo está no DNA da Rede Drogal desde a sua criação. Essa filosofia foi transmitida pelas mãos dos fundadores para as gerações sucessoras. E vem dando certo. Com o intuito de perpetuar o trabalho social desenvolvido há mais de oito décadas, será lançado amanhã, dia 14, o Instituto José Cançado, em homenagem a um dos cofundadores da Drogal, protagonista de inúmeras ações assistenciais promovidas ao longo da história da rede. O evento de lançamento e apresentação do Instituto José Cançado contará com a participação de familiares, convidados e o grupo de colaboradores responsáveis pelo gerenciamento das atividades. Na oportunidade serão detalhadas as propostas de atuação, público-alvo e objetivos.
Entidade sem fins lucrativos e com atividades desenvolvidas nas áreas assistencial e de saúde, o Instituto José Cançado passará a coordenar todas as ações já desenvolvidas pela Rede Drogal. Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, explica que a ideia do instituto surgiu a partir do pensamento de contribuir para um mundo melhor. “Esse foi um ensinamento diário do nosso pai. Ele começou esse trabalho e vamos dar continuidade, ajudando com as ferramentas e programas assistenciais que estiverem ao nosso alcance”. Ricardo Cançado, diretor comercial da Drogal, detalha que após o falecimento do patriarca, a ideia de criar o Instituto José Cançado ganhou força para sair do papel. “Vamos ajudar quem precisa e homenagear nosso pai, que foi incansável na missão de auxiliar o próximo”. José Agenor Lopes Cançado foi um dos cofundadores da rede de farmácias Drogal. Em agosto de 1935, Cyro Lopes Cançado, seu pai, transferiu-se de Belo Horizonte (MG) para Piracicaba, com o intuito de abrir seu próprio negócio. Em 1950, seu filho José Agenor Lopes Cançado (Sr. José Cançado) e seu genro Paulo Afrânio Lessa, criam a empresa Cançado & Lessa, com o nome fantasia de Farmácia do Povo. Foi em 1967 que a Farmácia do Povo mudou-se para a rua Governador Pedro de Toledo, 926, onde localiza-se até hoje. E, em 1982, com a abertura de novas filiais e para a consolidação no mercado farmacêutico, a empresa cria sua própria marca. Surge, então, a Rede Drogal. José Cançado nasceu em Agudos, mas foi criado em Piracicaba. Foi casado com Leda Delfini Lopes Cançado e teve seis filhos. Faleceu no dia 1 de maio de 2019.
FIQUE SABENDO
Segundo a Ocean Conservancy (entidade sem fins lucrativos formada para defender o meio ambiente e com sede em Washington), não é mais o plástico o grande vilão quando se fala em poluição no mar. O cigarro assumiu o triste protagonismo. Nos últimos trinta anos, 60 milhões de bitucas foram retiradas das águas. Tem afetado principalmente as aves (30%) e tartarugas (70%) marítimas. Produz-se no mundo 5,5 trilhões/ano de cigarros e as bitucas tem seu filtro feito com acetato de celulose, levando cerca de dez anos para se decompor na natureza.
BASTIDORES
Está nascendo o APB (Aliança pelo Brasil), nova sigla partidária, que poderá ter o próprio Presidente da República Jair Bolsonaro como presidente do partido. Por enquanto, deixa o PSL, apenas o presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, protegidos por cargos majoritários. O novo partido já tem estatuto pronto, inicia-se com as 101 assinaturas de acordo com a lei, mas precisa de um mínimo de 500 mil filiados para o registro oficial com meta inicial de um milhão. Na “janela” de 2020 virão os deputados e vereadores que desejam acompanhar Jair Bolsonaro que parte para nona filiação. A primeira foi em 1989, no PDC (Partido Democrata Cristão), sendo eleito deputado federal em 1990.
PONTO FINAL
A partir de amanhã (14), começam a operar doze novos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito em Piracicaba. Eles medem velocidade, avanço de sinal vermelho e restrição à circulação de caminhões acima de 3 eixos. A autuação também começa no mesmo dia. Os novos locais foram escolhidos após estudo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que detectou abusos de motoristas nesses locais. Durante dois meses, equipes da Semuttran fizeram as medições citadas e detectaram que em algumas vias havia um desrespeito muito grande, o que ocasionava, muitas vezes, acidentes e até óbitos. Em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs, umas das mais movimentadas de Piracicaba, por exemplo, foram várias vezes constatadas velocidades acima de 100 Km/h. Por outro lado, o mesmo estudo mostrou que, em algumas vias onde há equipamentos instalados, não há mais desrespeito ao limite de velocidade, avanço de sinal vermelho e nem a presença de caminhões acima de 3 eixos. “A presença desses equipamentos serviu para educar os motoristas e nossa intenção é educar e não punir”, avalia Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes.
Além dos equipamentos de controle de trânsito, a Prefeitura e a Semuttran realizam campanhas de conscientização.