BOM DIA.
Zumbi dos Palmares lutou pela sua raça e pelos africanos que conseguiram fugir da escravidão. Um líder nato, mas acima de tudo um bravo, que não conhecia a palavra medo e enfrentava a tudo e a todos a favor da vida digna. Morreu assassinado e decapitado. Lembrando a data da sua morte (20 de novembro de 1695), inúmeras capitais e cidades brasileiras através de lei local, instituíram o feriado. Piracicaba está entre elas: lei municipal 5.242/03. Feriado em São Paulo, em Campinas, Santos e aqui perto da Noiva da Colina, também em Charqueada, Águas de São Pero, Limeira, Capivari, Porto Feliz, Itu, Rio Claro, entre outras cidades. Uma data importante que nos incentiva a refletir e nos mobilizar, obrigando toda uma sociedade consciente a lutar a favor da vida marcada pela liberdade, contra o racismo, contra todo e qualquer tipo de discriminação. Um bom dia e bom feriado para você.
DIA NACIONAL
DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
Projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 institui o Dia da Consciência Negra. No entanto, apenas em 2011 a Lei 12.519/2011 foi sancionada pelo governo federal sem obrigatoriedade de feriado. No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios.
CONHEÇA
ZUMBI DOS PALMARES
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os africanos. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, liderado por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas. O assassinato de Zumbi o transformou num mito entre os africanos escravizados e sua história foi passando de geração em geração. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só terminaria em 13 de maio de 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.
ÚLTIMA
O feriado municipal neste 20 de novembro em Piracicaba, determina de acordo com lei, o fechamento das repartições públicas mais estabelecimentos bancários. Mas, mediante acordos, abrem supermercados, postos de combustíveis e farmácias, contudo, de acordo com vontade de seus proprietários. Mercado Municipal atenderá das 6 às 12 horas. Pontos turísticos e locais culturais funcionarão como um domingo. O mesmo acontecerá com as unidades de saúde. Coleta do lixo, normal. O comércio (de rua) piracicabano atenderá terá horário especial: das 9 às 16 horas. Lojas do Shopping abrirão das 12 às 20 horas. Novidade no shopping: desde ontem, a noite (19), o mesmo já conta com a presença o Papai Noel, permanecendo a disposição de todos, especialmente das crianças, das 13 às 22 horas com um rápido intervalo (lanche) das 15hs20 às 16 horas.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.