BOM DIA.
Eis a sexta outra vez. Não tem quem não goste. Mas, é o tempo passando depressa. Não cansamos de lembrar: em Piracicaba, o que não falta é lugar para você curtir, passear e aprender. Amanhã (23), um assunto importantíssimo: a dislexia sendo finalmente descoberta e com todas as chances para encará-la de frente: às 9 horas, no auditório da ACIPI, com presenças de destacadas palestrantes mais autoridades, com o deputado Roberto Morais (Cidadania) colocando na mesa de debate, o projeto de lei 949/2019. Domingo (24), você que se preocupa com a sua saúde e em especial com o coração, uma dica: o médico cardiologista Paulo Serra (também vereador/ Cidadania), vai desenvolver uma série de atividades, num evento gratuito (aferição da pressão arterial e teste de glicemia, por exemplo) entre 8 e 12 horas, na Estação da Paulista. Toda precaução e prevenção é válida. E, o nosso amigo Galvão Bueno (Globo) viajou tranquilo para Lima (Peru), onde amanhã, sábado, 17 horas, narraria a esperada decisão entre Flamengo e River Plate (Libertadores da América). De repente, o inesperado: sentiu-se mal e uma obstrução coronariana o levou para o hospital. Saúde: nada mais é importante. Bom dia e bom final de semana para você.
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
Você acredita que o Congresso Nacional aprovará prisão depois da condenação em segunda instância? Já passou pela CCJ.
TRÊS
TEMPOS
LI
Conferimos várias opiniões sobre o fim do DPVAT. O referido seguro obrigatório, sempre que lembrado, é questionado. Então, um dia poderia mesmo ser extinto. Preocupa as coisas no atual governo (federal) acontecendo apressadamente. Assim, sempre podem gerar problemas. Ou prejuízos.
VI
Feriado é muito esperado. Em se tratando de feriado prolongado, melhor ainda. Realmente seria perfeito se nada de anormal ocorresse. Contudo, antecipadamente já se espera por muitos acidentes e mortes nas rodovias. As imagens exaustivamente exibidas na televisão, mostram o quanto os motoristas são irresponsáveis.
OUVI
Entrevista com o Tite já cansou. Perguntas óbvias e respostas sempre iguais. Ninguém vai na carne. Mas, muito pior, é ver ministro do STF apresentar as considerações ou justificativas sobre o seu voto. Por demais cansativo. Tem necessidade de tanto tempo?
SUA
SAÚDE
No BLOG de hoje, destaque especial para a saúde do coração. Anote dicas para evitar as doenças: estresse, peso exagerado, consumo de óleos vegetais, cigarro e também higiene bucal, ou seja, infecções na gengiva, podendo causar a aterosclerose. Muitos se assustam quando problemas no coração atinge jovens. Saiba que a prevenção começa na infância, em casa, na escola, de olho na alimentação.
FOTOGRAFANDO
Até quando a Ambiental vai abusar da paciência do piracicabano? Quantas crises (lixo não coletado) serão necessárias para verdadeira e corajosa atitude por parte da Prefeitura Municipal?
PONTO FINAL
Amanhã (23), em Piracicaba, na ACIPI (rua do Rosário 700), às 9 horas, profissionais da saúde, autoridades, pais e alunos se reunirão para debater o projeto de lei do deputado Roberto Morais (Cidadania), que trata da Dislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção a Hiperatividade) que cada vez mais causam preocupações. Esse é o segundo encontro dos interessados no referido PL, lembrando que a primeiro debate se deu na Assembleia Legislativa, em São Paulo. Autor do PL 949/2019, Roberto Morais faz questão de ressaltar que a Dislexia e TDAH se trata de um transtorno, que precisa ser conhecido e esclarecido por todos. “Segundo as estatísticas, de 8 a 10% da nossa população, são portadores desse contratempo, e caso não tratado, causa sérios aborrecimentos, principalmente na fase de aprendizado, como preconceitos injustificados. Quando ainda iniciando sua vida escolar, a Dislexia e TDHA devem ser enfrentadas com tranquilidade e seriedade, e, oferecer apoio e amparo as nossas crianças da rede púbica de ensino, é o nosso objetivo através de uma lei”. A dislexia e TDAH para muitos são adversidades desconhecidas, mas que podem ser vencidas desde que não falte informação e compreensão. E, é justamente esse o objetivo do deputado Roberto Morais, ou seja, conscientizar a nossa sociedade, principalmente educadores e pais de alunos.
PALESTRANTES
DO EVENTO
Maria Inez Ocanã De Luca, psicóloga, é diretora da ABD (Associação Brasileira de Dislexia); mestre em psicologia em saúde; pós em aprendizagem e especialização em neuropsicologia.
Juliana Postigo Amorina Borges, é diretora do Instituto ABCD (referência em dislexia no Brasil), fonoaudióloga e mestre em saúde de educação humana.
Marcia Vieira Marcos, professora, atua a 40 anos na área de educação, antes como professora e há 16 anos como educadora clínica, sendo aluna especial de mestrado na Unesp/Educação.
VOLTO SEGUNDA
ATÉ LÁ.