Chuva inesperada: falhas e verdades

BOM DIA.

O XV joga esta noite (12), no “Barão da Serra Negra”, contra o Rio Claro. Um adversário difícil, mais em razão da tradição e rivalidade do que pela atual campanha no Paulista A-2: 7 pontos (2 vitórias, 2 derrotas e um empate), lembrando que o XV, longe de agradar, soma 5 pontos (2 derrotas, 2 empates e 1 vitória). Como atua em casa, já no seu sexto compromisso, o time piracicabano precisa ganhar. Para o técnico Tarcísio Pugliese, muitas dificuldades em razão do excesso de contusões, fato que preocupa, e não se pode atirar toda culpa na fatalidade. O caminho é um só: união e trabalho. O time precisa ser bem preparado (em todos os sentidos), principalmente orientado, e os departamentos médico e físico, segmentos atualmente muito avançados graças a modernidade, necessitam cumprir da melhor forma possível suas missões. Campeonato difícil e rápido, pouco espaço oferece para providências emergenciais. Tudo se baseia no planejamento: se acertou, boas chances sempre existirão, do contrário, é preciso se precaver com os possíveis riscos. Um bom dia para você. 

PALPITANDO


(Aposte a partir de quinta-feira (13) para Juventus x XV de Piracicaba domingo, às 10 horas, na rua Javari).

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Peço desculpas a todos os exemplares servidores, também aos meus familiares e amigos. Não queria atingir a pessoa, mas focar municípios e estados que apresentam excesso de despesa com funcionários, faltando dinheiro para a saúde, educação e segurança”.

Paulo Guedes (Economista e Ministro da Economia).

DESTAQUES

NOITE DE FUTEBOL: XV E RIO CLARO HOJE EM PIRACICABA.

CHUVA DEVE CONTINUAR. CUIDADO COM OS JÁ CONHECIDOS PONTOS DE IMUNDAÇÕES.

DIVULGADO GABARITO DO CURSINHO MUNICIPAL.

MUNICÍPIOTEM FORÇA TAREFA DE PRONTIDÃO TRABALHANDO NA LIMPEZA DE ÁREAS ATINGIDAS POR ENCHENTES.

A PARTIR DE HOJE (12) ESTÃO ABERTAS NA SEMTRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE LIBRAS: 30 VAGAS.

PREFEITURA DE PIRACICABA ADQUIRIU 2.000 PROTÓTESES DENTÁRIAS: INVESTIMENTO DE QUASE 400 MIL REAIS.

INFORMAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação divulgou ontem (11), o gabarito do processo seletivo do cursinho municipal (pré-vestibular gratuito), que oferece 150 vagas. O cursinho é oferecido pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. Neste ano se inscreveram 993 candidatos. As provas foram realizadas na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres e no anfiteatro da Secretaria Municipal. O resultado será divulgado amanhã (13), no site da SME. Os aprovados em primeira chamada deverão fazer a matrícula nos dias 14 (sexta) e 17 (segunda). A segunda chamada será divulgada no dia 18 (terça) e as matrículas deverão ser efetivadas no dia 19 (quarta). O cursinho será oferecido de 02 de março a 11 de dezembro, em aulas presenciais, na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22hs30. O gabarito pode ser consultado no site www.educacao.piracicaba.sp.gov.br

FIQUE SABENDO

Milhares de processos parados no INSS? Filas enormes? Falta de funcionários? Pois bem, em 2018, o governo Temer ignorou necessidades e prioridades do instituto que pediu a imediata nomeação de 2.580 aprovados. Resultado: o concurso perdeu a validade. O último aconteceu em 2015, quando 1,1 milhão se inscreveram. A fila para pedido de benefício atualmente tem 2 milhões na espera. Segundo avaliação, o INSS necessita de 10 mil novos funcionários para garantir a normalidade e eficiência dos seus trabalhos.

BASTIDORES

Pode ser engraçado ou esquisito, mas muitos se preocupam com o vice de Barjas Negri na próxima eleição (outubro) e não com os seus prováveis adversários. Comenta-se que essa situação pode até mudar em abril ou maio, mas desde que surja um nome com real chance de derrotar o atual prefeito de Piracicaba. Outra observação: Barjas Negri é calculista e misterioso. Ele já tem anotado no seu caderninho (no bolso da camisa) o nome ou pelo menos três nomes de sua preferência. Só espera pela ocasião certa para o anúncio. Detalhe: nem mesmo o escolhido sabe. Sequer desconfia. 

PONTO FINAL

Quando a chuva forte ou surpreendente aparece, torna-se inevitável o caos. Aconteça onde acontecer. Tornou-se comum não apenas no Rio, Belo Horizonte ou São Paulo, mas em qualquer outra parte do planeta, inclusive no primeiro mundo. Recentemente vimos o famoso rio francês Sena transbordar fechando ruas e túneis. Aconteceu o mesmo com o rio Seveso, em Milão e com o rio Raganello, na Calábria, matando 11 pessoas. Até a famosa Praça San Marco, na lendária Veneza, sofreu com enchente, isso em novembro último. Os Estados Unidos, maior força do planeta, também não fica imune. Enfim, os desastres ambientais não mais escolhem lugar. Maior motivo? o solo impermeável. Cada vez menos sobra espaço para a água fluir ou escoar. Outro detalhe: bocas de lobo entupidas, consequência de sujeira várias ou mesmo sacos de lixo. Em São Paulo, a Prefeitura Municipal construiu vários piscinões e eles funcionaram. Mas, a água que chegou na madrugada de domingo (9) foi por demais intensa e simplesmente as capacidades dos rios Pinheiros e Tietê não absorveram, tornando-se inevitáveis os transtornos nas marginais. Contudo, uma coisa intrigou e intriga a todos: com tantos serviços modernos de meteorologia no país, tecnologia avançada, num mundo moderno marcado por satélites, radares e muitos outros sofisticados equipamentos, não era possível um alerta preventivo evitando tanto desespero e prejuízo?  

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.