BOM DIA.
Quarta de futebol. Nenhuma novidade. Mas, futebol profissional as três horas da tarde, não é o ideal, embora nossas autoridades (mais televisão) trabalhem contra a lógica ou o bom senso. Hoje (4), às 15 horas, teremos Atlético Monte Azul e XV de Piracicaba pelo Campeonato Paulista da Série A-2. Uns culpam o excesso de campeonatos e jogos, e outros o interesse da TV que paga e procura atender sua grade e consequentemente patrocinadores. Uma coisa é certa: o modelo atual contribuí para a fuga do público dos estádios. Já convivemos com a cultura da violência que afasta gente dos jogos, lembrando que em São Paulo existe a regra da torcida única quando de clássicos. Enfim, queiram ou não, correto ou errado, vivemos uma nova época e não é nada fácil aceitar ou entender. Um bom dia para você.
O QUE
ELAS DIZEM
“Vou trabalhar com extrema dedicação pela cultura e a pacificação”.
Regina Duarte (Atriz, diretora de teatro e agora titular da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal).
DESTAQUES
O XV joga hoje (15 horas) em Monte Azul. Confronto entre o primeiro e quarto colocado no campeonato.
Festa do Milho começa sábado, dia 7, em Tanquinho. Vai até o dia 22 de março.
Secretaria Municipal da Saúde marca para o dia 20 o III Simpósio sobre a Tuberculose.
Prédio da 5ª Companhia da PM em santa Terezinha: obras (adiantadas) acontecem numa parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar.
Tarcísio Pugliese, técnico do XV, busca a vitória confiando na volta de vários titulares em Monte Azul Paulista.
INFORMAÇÃO
O XV de Piracicaba, de uma cidade (área de 1.376913 km²) com 397.222 habitantes (censo de 2017), fundada em 1767, joga em Monte Azul Paulista (área de 263.5 km2), região de Ribeirão Preto (Serra Jaboticabal), com 19.050 habitantes (censo de 2018), fundada em 1896. O XV é alvinegro de 1913 e o Monte Azul, de 1920, traz no seu uniforme as cores azul e branca. O Monte Azul no atual campeonato (Série A-2), ocupa a liderança com 18 pontos ganhos (5 vitórias, 3 empates e 1 derrota), marcou 22 gols e sofreu 10. O XV está em quarto lugar com 15 pontos (4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas), marcou 10 gols e sofreu 8. Vivendo uma fase com muitas contusões no elenco, o time piracicabano tem a sua frente também a Santista e o São Bernardo, ambos com 17 pontos.
SERVIÇO
A 46ª Festa do Milho em Tanquinho, começa neste sábado (7), segue no dia 8 e depois, na semana seguinte, nos dias 13, 14 e 15, terminando nos dias 21 e 22. Entrada gratuita, exceto no dia 13 (sexta-feira), quando da presença de Matogrosso e Mathias. Também participações de Elis Justi e Banda, Day e Lara, Pedro e Pedrinho, Felipe e Falcão, Orquestra de Viola, Samba da Aninha, Cultura Caipira de Valinhos, Texas Boys (Country Blue Music), Banda Arizona, entre outras ótimas atrações. Evento já tradicional, com área de 50 mil metros cultivada com milho verde, estrutura de quase 12 mil metros quadrados (9 mil com área coberta) e estacionamento de 40 mil metros. Para o show de Matogrosso e Mathias, ingressos no valor de 25 reais (pista) e 50 reais (área vip). Almoço sempre às 11 horas (porco no rolete) com musica ao vivo.
BASIDORES
Quarenta e cinco dias depois de convidada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, hoje (4), Regina Blois Duarte, 73 anos (5 de fevereiro 1947), nascida em Franca (SP), tomará posse (11 horas), em Brasília, como titular da Secretaria Especial da Cultura. Casada com o pecuarista Eduardo Lippincott, tem três filhos: André Duarte, Gabriela Duarte, João Gomez. Respeitada, admirada e consagrada, a atriz coleciona dezenas de filmes, novelas, peças teatrais e minisséries de grande sucesso. Na vida pessoal dirige um criatório de gado de elite (raça Brahman), numa fazenda em Barretos. Quanto ao tempo necessário para assumir, a atriz deixa claro o motivo: “Quando da minha primeira conversa com Jair Bolsonaro, foi claro, dizendo que só tomaria posse após resolver todas minhas pendências, principalmente com a Globo. O convite surgiu de repente e me surpreendeu. Aceitei o desafio, contudo, era necessário resolver questões pessoais e profissionais”. Regina Duarte, 51 anos funcionária da Globo, assinou o termo de rescisão com a Globo no dia 28 de fevereiro. Aplaudida e criticada, diz que montará uma equipe de sua extrema confiança, visando o crescimento e fortalecimento da cultura brasileira. Uma grande preocupação é a pacificação entre a classe artística. Muita expectativa quanto aos presentes e convidados desta manhã (4) para a solenidade de posse na Capital Federal e também quanto aos principais integrantes da equipe que a auxiliará na condução da pasta. Sem dúvida, Regina Duarte terá pela frente o seu maior desafio. Nada confortável diante das divergências políticas.
PONTO FINAL
De uns tempos para cá, as nossas autoridades precisam insistir visando o sucesso de uma ação de vacinação. Pode parecer mentira, mas um poderoso remédio que salva vidas, oferecido gratuitamente, chega a ser desprezado. Como pode? O pior, é que a maior ou grande vítima (a família e amigos próximos também sofrem), é a criança. Dia 23 (segunda-feira) próximo, o governo dará início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, antecipando um planejamento feito para a segunda quinzena de abril. Com a fase do coronavírus, o combate a influenza é importante ou providencial. Como dizem os especialistas, a referida vacina (gripe) ajudará e muito no caso da necessidade de um diagnóstico buscando o teste negativo ou positivo para o coronavírus que preocupa muito. E, em todo o planeta.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.