BOM DIA.
Aleluia! Finalmente ouvimos o técnico Tarcísio Pugliese dizer que o XV não jogou bem. Ele admitiu (na coletiva) que isso aconteceu no primeiro tempo em Taubaté (14). Mas, melhorou (e bastante) no segundo tempo, e naturalmente, méritos do técnico quinzista que até merecia pelo menos o empate. Já vivemos momento em posturas do Tarcísio nos desagradava. Porém, também é verdade que, com passar do tempo, aprendemos a confiar em seu trabalho. Indiscutível ser um profissional sério. Estudioso, sempre poderá avançar. Contudo, o futebol do XV ainda é previsível e é preciso mais alternativas táticas. Basta dizer que vários pontos vieram graças a única e exclusiva capacidade e experiência individual de Daniel Costa quando das bolas paradas. Outro detalhe: a demora para uma substituição. Quer mais?: a insistência com jogador que prova uma, duas, três vezes não render o esperado. Então, tem que aparecer a visão de quem comanda. Por ser competente, ficamos sempre na expectativa de que Tarcísio Puglise vai certar cada vez mais. Afinal, uma coisa é certa: ninguém é perfeito e todos erram. Todos, sem exceção. No entanto, tem um detalhe: é preciso corrigir. Tarcísio é inteligente e isso nos anima. Um bom dia para você.
MANCHETE (IM) POSSÍVEL
AUTORIDADES BRASILEIRAS LIMTAM PRIVILÉGIOS E JÁ EXISTE MAIS DINHEIRO PRA LEITOS HOSPITALARES E UTIs.
DESTAQUES
Paulista (A-2) tem reunião hoje (16), às 11hs30. FPF deve parar o campeonato.
Tempo em Piracicaba hoje (16) igual ontem (15). E, deverá ser assim a semana toda com chances de chuva (pancadas localizadas).
Homenagem: Mário Monteiro Terra tem praça na Nova Piracicaba com o seu nome.
Hospital da Cana fez festa pelos seus 53 anos: cada vez mais moderno e eficiente.
Médico Paulo Serra vive fase de palestras: lotou a escola com o tema coronavírus e tem na agenda encontro com a família do handebol para debater primeiros socorros.
Nancy Thame agora é do Partido Verde e o Cidadania tem chapa cada vez mais forte para as eleições de outubro.
XV ocupa a quinta posição no campeonato. Aparece atrás do líder, o São Bernardo com 22 pontos, Taubaté 21, Santista 20 e, com 19, Monte Azul e o alvinegro piracicabano. Colados no Nhô Quim existem quatro com 18 pontos: São Caetano, Juventus, Portuguesa de Desportos e São Bento.
OLHO NO OLHO
Cleide Coelho, ex-assessora no Poder Legislativo de Piracicaba, pessoa conhecida na comunidade, aproveitou a sua festa de aniversário na última sexta (13), para anunciar sua filiação no Cidadania. O deputado estadual Roberto Morais prepara uma chapa bastante forte para as eleições de outubro. E, dizem que tem mais novidades pela frente. Já Nancy Thame tomou a primeira decisão real em se tratando das eleições municipais de 2020 visando o executivo. Depois de deixar o PSDB, agora no Partido Verde, vai poder de fato se organizar e preparar para a disputa. A prioridade passa a ser a escolha do (a) vice. Já negocia e diz duas coisas: não ter pressa e a pessoa é bem conhecida. Do qual partido? Prefere não divulgar, pois pode também não dar certo. Nancy não esconde que gostaria de ver a Coronel Adriana e a Érika Gorga também na disputa pela Prefeitura Municipal. Explica: “As mulheres precisam participar cada vez mais da política”.
CURIOSIDADE
Anderson Dias, é baiano, 26 anos e está no aguardo do reconhecimento por parte do Guiness World Records, como o cidadão que mais países visitou no menor espaço de tempo. Exatamente 193 em 543 dias. Pobre, aos 17 anos, decidiu deixar Caruaru onde ajudava os pais na renda familiar. Chegou em Recife com 350 reais no bolso e passou a vender livros, brinquedos e perfumes. Seu sonho sempre foi um só: viajar. Para fazer intercâmbio na Europa precisava de 30 mil reais e a meta era a Irlanda. Passou a comercializar capinhas e assessórios para celular. Primeiro na rua e nos ônibus, depois nas lojas e shoppings. Com ajuda da internet cresceu. Trabalhava 16 horas por dia e chegou a ganhar 25 mil por meses. Então, chegou plano decisivo: rodar o mundo. E, foi o que aconteceu aos 23 anos. Diz que tinha bom dinheiro. Mas se sentia infeliz. Vendeu sua empresa por 150 mil. Orçou a aventura em 490 mil reais e arrumou um amigo e sócio (Matheus) que entendia de geografia. Primeira parada: Paraguai. Permaneceu em média três dias em cada lugar (país). Uns menos outros mais. Foi roubado, se perdeu em floresta, foi ajudado por brasileiro e conhecidos. Diz que sofreu, se perdeu, divertiu e se emocionou, e cumpriu a meta. Realizou seu sonho. Conheceu cerca de 3 mil pessoas. Para conseguir entrar para o Guines, enviou pelo menos duas assinaturas colhidas por onde passou, mais vídeos com depoimentos. Fez amigos e da bandeira do Brasil jamais se separou. Agora pensa nos próximos passos. Diz não faltar ideias e inspiração.
FOTOGRAFANDO
O Dr. Paulo Serra (médico) foi convidado pela diretoria da EE “Carolina Mendes Thame” para uma palestra sobre o coronavírus. Casa cheia, informou, explicou e depois atendeu a todos que o procuraram tirando dúvidas. Paulo Serra (também vereador) reforçou orientação, mas acrescentou detalhes importantes, entre outros, sobre o uso do sabão (e não do sabonete), como se portar (e medicar) em casa no caso de isolamento e os cuidados com os idosos, notadamente na convivência com os avós.
PONTO FINAL
O vírus chegou e se alastrou. Nasceu na China e se instalou na Europa. Mas, também se faz presente em outros contentes, caso do Brasil. A tendência é aumentar e pode durar meses em razão da aproximação do outono (nesta sexta-feira, dia 20) e, em seguida, o inverno (20 de junho). A explicação é simples: o verão, e consequentemente o calor, é o grande inimigo do coronavírus. Com a primavera se aproximando do outro hemisfério (21, sexta-feira próxima), a Europa viverá a esperança de uma trégua e a América do Sul terá que entrar em alerta. Por isso, nossas autoridades se esforçam e não cansam de diariamente se reunir e passar informações. O maior e temido risco: faltar leitos ou UTIs. Não existe estrutura para enfrentar uma explosão da doença. Contudo, ela pode ser evitada, desde que haja conscientização e precaução. Que cada um demonstre-se responsável e atenda as necessidades e exigências. Existe ainda um certo relaxamento. Impossível imaginar displicência. Talvez por conta do calor ainda em muitos municípios, o cidadão (ã) relaxa. Contudo, mão esqueça: o vírus está solto, circulando e leva dias para que ele se manifestar e se manifestando, provavelmente já transmitiu para outras pessoas. Precaução é o único caminho e prevenção é a solução. Coronavírus: leve a sério.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.