BOM DIA.
Não é fácil estar numa guerra quando não se conhece o inimigo. A Covid-19 surpreendeu o mundo. Não existe esse ou aquele país que demorou menos ou mais para agir. Todos com a sua responsabilidade – povo e governo – sendo o grande drama metade acreditando e outra metade subestimando. Sofreu a avançada China, um martírio para a romântica Itália, vive grande drama a evoluída Espanha, enorme desafio para os poderosos Estados Unidos, e, tem a França, Reino Unido, enfim, na Europa e outras partes, enfim, muitos com o mesmo desespero e dificuldades. Preocupação com leitos e equipamentos não é exclusividade brasileira. Enfrentou os chineses e agora, a encantadora Nova York. Enfim, é preciso de uma vez por todas entender que se trata de uma grave doença que chegou sem avisar, não escolhendo nacionalidade, raça e classe social. Não existe Primeiro ou Segundo Mundo. Inexiste distinção ou privilégio.Mas, vamos vencer. Chances aumentarão quanto mais você trocar a crítica por solidariedade. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“É PRECISO ENTENDER QUE O ISOLAMENTO SOCIAL É A ÚNICA SOLUÇÃO. PARA A COVID-19 NÃO EXISTE REMÉDIO OU VACINA”.
Pedro Mello (Médico e Secretário de Saúde do Município de Piracicaba).
DESTAQUES
Confirmado ontem (24) primeiro caso de Covid-19 (Coronavírus) em Piracicaba. Mais informações abaixo.
Campanha contra a Gripe em Piracicaba: vacinação será retomada amanhã (26), quinta-feira.
Agência Nacional do Petróleo (ANP) determina novo horário para funcionamento dos postos de combustíveis: de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.
Decisão esperada e teimosamente protelada: Olímpiadas e paralímpiadas de Tóquio foram adiadas.
Também eleições municipais de outubro correm risco. Dependerá do tempo de duração da coronavírus no Brasil.
Correria nos supermercados devem diminuir quando a população tiver a certeza de que as prateleiras jamais ficarão vazias.
Vacinas contra a gripe: em Piracicaba serão 65 mil para atender os idosos até o dia 15 de abril.
OLHO NO OLHO
Infelizmente ainda vemos maus exemplos (para não dizer oportunismo) num momento difícil. Incrível como não se consegue separar o joio do trigo. No que ajuda a crítica, principalmente a destrutiva ou vingativa? Aprendemos que tudo tem seu momento e agora, a situação só piora com desunião ou divisão. Um quer se mostrar melhor ou mais esperto que o outro, enquanto a doença corre fácil e sorrateiramente pelo mundo. Que diferença faz se o presidente é esse ou aquele, ou se o governo é de direita, centro ou esquerda? Estamos todos num mesmo barco. Vamos combinar algo fácil: derrotemos a Covid-19 e depois discutiremos política. Ficaria bem mais leve e confortável.
SERVIÇO
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba informou que na data de ontem (24/03) foi confirmado o primeiro caso positivo de Coronavírus (Covid-19) no município.
Trata-se de um paciente de Piracicaba, de 77 anos, diabético, hipertenso e ex-tabagista. Ele está internado no isolamento da UTI de hospital privado desde a última sexta-feira (20/03).
O paciente chegou de uma viagem aérea a Camboriú (SC), com sinais de Síndrome Respiratória Aguda Grave. No momento, a sua situação clínica é estável. O resultado do exame (PCR) chegou ao hospital hoje (24) por volta das 18h.
PONTO FINAL
No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acabaram as vacinas. Não apenas em Piracicaba, mas em dezenas de municípios. Se antes, nas campanhas anteriores, era preciso implorar para o cidadão (ã) procurar pela vacina, desta feita ele (a) correu. Foi rápido. Antes de mais nada, o Governo Federal (Ministério da Saúde) encomendou junto ao Instituto Butantã, 75 milhões de vacinas para maio, data para o início da vacinação. Com a surpresa da Covid-19, tomou-se a decisão de antecipar a Campanha Nacional para o dia 23 de março e acelerou-se o processo de produção, entrega e distribuição. Armazenados em Guarulhos, num dos maiores Centro de Logísticas de Medicamentos e Insumos do mundo, as vacinas passaram a ser enviadas aos municípios. Estabeleceu-se critérios, determinando quantidades, de acordo com o limite máximo de armazenamento em cada município, sendo preciso ou indispensável respeitar o processo de conservação em até 8 graus celsius. Por isso, a distribuição é fragmentada, de acordo com capacidade de proteção e demanda, obedecendo o calendário. Por exemplo: para idosos (mais funcionários da saúde), de 23 de março até 15 de abril; professores, funcionários públicos, pessoas com doenças crônicas e da área de segurança, de 16 de abril a 8 de maio; e a partir de 9 de maio para crianças de seis meses a 6 anos, gestantes, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos e pessoas de 55 a 59 anos. Mais: teremos vacinação na zona rural dia 2 de maio e o DIA “D” se dará em 9 de maio. Sempre é bom lembrar que a vacina contra a gripe tem como objetivo evitar a circulação de influenza H1N1. Não combate a Covid-19, mas se necessário, ajudará (e muito) uma avaliação sobre a confirmação ou não (positivo ou negativo) da coronavírus.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.