Ovo de páscoa: reflexo imediato

BOM DIA.

Vimos na TV, no “Bola da Vez”, programa esportivo da ESPN, a entrevista com o notável Mário Sérgio Cortella. Palestrante, também filosofo, escritor, educador, professor universitário e autor de vários livros, como sempre, deu um show. Alto nível. Misturando futebol e vasto conhecimento cultural, o consagrado professor mostrou que também entende de futebol. Santista, explicou coisas que você não imagina, mas profundas que fazem a diferença no campo psicológico e educacional. É preciso dizer, que, esse tipo de atração esportiva não é comum, e por isso, se constituiu numa produção atípica, rica em conhecimento. Falou da Seleção Brasileira de Futebol, dos Jogos Olímpicos, explicou as indecisões e teimosias dos técnicos de futebol, o efeito doping e do Neymar, quando confessou toda sua admiração quando ainda bastante jovem encantou com a camisa do Santos Futebol Clube. Poderia a atração durar cinco horas e seria impossível desligar. Para quem não sabe, Mário Sérgio Cortella tem 66 anos, é de Londrina, e foi Secretário Municipal de Educação em São Paulo no governo de Luiza Erundina. Um bom dia para você.

O QUE
ELAS DIZEM

Foto: Veja

“Vamos fazer tudo o que for possível para enfrentarmos essa inesperada e triste crise. Vamos lutar, criar e ajudar evitando demitir nossos funcionários”.

Luiza Helena Trajano (Empresária e diretora presidente da rede de lojas Magazine Luiza).

DESTAQUES

Roberto Morais cobra do governo estadual a instalação do restaurante Bom Prato em Piracicaba. O deputado deu entrada em setembro de 2019, na Assembleia Legislativa, de Projeto de Lei indicando o programa que visa atender pessoas com baixa renda. São mais de 95 mil refeições diárias na capital, litoral e interior. Almoço custa um (1) real e o café da manhã cinquenta (50) centavos.

Luiz Carlos Furtuoso, presidente da ACIPI, afirma que o segmento comercial deveria ser ouvido pelas autoridades antes de se decretar fechamento de lojas. Ele defende um critério, evitando privilégios.  Furtuoso diz também temer decisões de última hora, explicando que o comerciante ou empresário tem que se programar, pois um planejamento envolve estoques, fornecedores e funcionários.

Pesquisa do Estadão: 76% das pessoas ouvidas dizem ter medo da Covid-19.

Presidente Jair Bolsonaro sancionou no começo da noite de ontem (1), a lei que destina 600 reais (máximo de 1.200 reais) para trabalhadores informais. Uma despesa de quase 100 milhões de reais, valor três vezes maior o destinado ao Bolsa Família.

No primeiro dia de funcionamento do Centro de Triagem do Coronavírus (ao lado da UPA do Piracicamirim), em Piracicaba, quarenta e quatro (44) pessoas foram atendidas. Tudo aconteceu com tranquilidade. Duas (2) pessoas foram encaminhadas a UPA e em seguida liberadas. Quarenta e duas (42) pessoas não apresentaram anormalidade.

Prefeitura de Piracicaba divulga decreto (18.238) que determina a prorrogação por até 90 dias de contas do Semae. Depois desse prazo o valor pode ser parcelado em até 12 meses. Governo diz que atende entidades do comércio piracicabano que beneficiarão micro e pequenas empresas, prestadores de serviços e o comércio com até 49 funcionários.

Os vinte e seis (26) varejões municipais de Piracicaba continuam funcionando normalmente. Não existe até o momento nenhum problema com respeito a abastecimento. 

Presidente Jair Bolsonaro convocou vários médicos para discutir sobre a clorofila na cura do coronavírus. Mais uma vez questionaram o ministro (saúde) Luiz Henrique Mandetta sobre sua ausência (não foi convidado) cogitando  possível demissão. Mandetta respondeu com tranquilidade: “Não fiquei sabendo e não teria interesse nenhum em participar. O presidente convida quem ele quer e eu tinha outros compromissos”.

Especialistas temem tragédia nos Estados Unidos. Fala-se em mais de 100.000 mortes por causa da Covid-19.

Não sobrou insumos hospitalares para o Brasil. A China vendeu tudo o que tinha (no momento) para os Estados Unidos. Prejudicou compras já fechadas por muitos países,  inclusive do governo brasileiro.

Receita Federal muda discurso e decide prorrogar prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda. Agora o limite é 30 de junho.

A nova titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Fischer Gomes Oliveira, tomou posse ontem (1) na Prefeitura de Piracicaba. Ela substitui Eliete Nunes que pediu demissão. É pré-candidata nas eleições de outubro.

Número nacional do coronavírus, segundo o Ministério da Saúde até o final da tarde de ontem (1 de abril): 6.836 casos confirmados e 240 mortes.

 Covid-19: Piracicaba não registrou morte nesta quarta-feira, primeiro dia de abril, um mês apontado como crítico: Casos suspeitos aumentaram de 121 para 124 e descartados mudaram de 56 para 58.

Carlos Bolsonaro: ninguém entende a presença do vereador carioca no Palácio do Planalto. Sem nenhuma função, ele incomoda por causa da sua permanente presença nas redes sociais.

Bradesco, Itaú e Santander anunciam a garantia do pagamento de funcionários por dois (2) meses com um financiamento em até três (3) anos com juros de 3,75% ao ano.

OLHO NO OLHO

A fala do presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional na noite de terça-feira (31), agradou. Causou (e causa) polêmica quando se referiu ao diretor geral da OMS (Tedros Adhanom Ghebreyesus), mais uma vez focando isolamento social. Contudo, o saldo para a política e a sociedade brasileira foi positivo. Nada de ataques, e com tom conciliador soube se manifestar sobre a importância da quarentena e, outra vez fazendo o possível e impossível para expressar sua preocupação com a economia do país. Não é difícil acertar. Com certeza, desta vez, resolveu ouvir assessores. É preciso entender e isso vale para todos, que o problema atual é a Covid-19 e salvar vidas. O resto não interessa.

SERVIÇO

PONTO FINAL

Nenhuma dúvida quanto as graves consequências para a economia com a presença da surpreendente e temível Covid-19. Com pouco tempo de sofrimento e ainda muita preocupação pela frente, os efeitos começam a ser imediatos, com resultados devastadores a curto, médio e longo prazo. Impossível, no momento, avaliações definitivas. Apesar dos esforços governamentais, já existe desespero e prejuízos. É o caso do ovo de páscoa. A próxima semana (Semana Santa), seria fundamental para o segmento de chocolate. Para várias empresas do setor, a data representa de 30% a 50% do faturamento anual. Tudo indica que o produto vai encalhar em lojas e supermercados, inclusive nas próprias fábricas. Também o turismo será afetado. É o caso de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde se localizam trinta (30) fábricas que, juntamente com a Prefeitura Municipal local proporciona um evento para 350 mil pessoas só numa semana. Cancelada a festa, o município deixará de arrecadar no mínimo 20 milhões de reais. Também a cidade de Nova Petrópolis, igualmente no sul, já contabiliza um desastre empresarial em 2020. Ela realiza anualmente a Chocofest, quando recebe 200 mil visitantes. Na expectativa de diminuir o impacto negativo, produtores, as pressas, criaram delivery, procurando ainda implementar um drive thru até a páscoa. Contudo, sabem que mesmo assim, jamais fará frente as demandas dos anos anteriores. A Chocolate Lugano, com 34 franquias, diz que deixará de comercializar de 35 a 40 toneladas de chocolate, contabilizando um prejuízo de 5 milhões de reis. Enfim, desanimo absoluto. Para uns tudo virou um pesadelo e, para outros, o ano 2020 deve ser esquecido.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.