BOM DIA.
Com quem está a razão? O Brasil que se dividiu nas eleições de 2018, outra vez expõe divergências. Agora discórdia é a falta de consenso quanto ao isolamento social. Uma doença mortal se espalhou pelo mundo e a ordem é contê-la com 70% da população, segundo pesquisa, se colocando a favor da quarentena. Pesquisa: tem quem confie e quem desconfie. Quem combate o isolamento defende a economia e, quem defende o isolamento, argumenta o perigo de um número expressivo de infecções e mortes. Lembrando uma frase antiga, estamos vivendo aquela conhecida situação: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Na verdade com a já existente crise da pandemia, se aflora uma outra, ou seja, complicada crise política. O temível vírus assusta e nossas autoridades intensificam queda de braço. Com tantas dificuldades e incertezas, você pode garantir o seu bom dia se protegendo.
O QUE
ELAS DIZEM
“Precisamos parar de discutir e nos dividir. É necessário solidariedade. Muita gente está correndo risco e só venceremos essa difícil etapa da vida com união e compreensão”.
Xuxa Meneghel (Apresentadora, atriz, cantora e empresária).
DESTAQUES
O deputado Roberto Morais (Cidadania), anunciou na tarde de ontem (6), a liberação de quatro (4) milhões de reais em emendas para a região de Piracicaba por parte do governo paulista. Recursos são provenientes de orçamento impositivo de 2020 e destinados a saúde. O valor de R$ 1,8 milhão será distribuído para o Hospital da Cana, Santa Casa, Hospital Regional e Faculdade de Odontologia. R$ 1,2 milhão atenderá solicitações dos municípios da Região junto ao deputado estadual Roberto Morais que deixou clara a sua satisfação, lembrando que a notícia chega num momento em que a saúde pública enfrenta difícil realidade.
Ontem (6) um dia agitado em Brasília com cenário pronto para a demissão do atual Ministro da Saúde. O Palácio do Planalto sofreu fortes pressões políticas (inclusive do Congresso Nacional) e já a noite Luiz Henrique Mandetta anunciou que continua no cargo. Repetiu o que disse na semana passada: “Sou um médico que não abandona paciente. Eu não Peço demissão”. Com grandes reflexos e repercussões no caso de uma mudança num momento crítico da saúde brasileira o Presidente Jair Bolsonaro resolveu que nada muda.Saída do Ministro Mandetta acarretaria na saída total da atual equipe nacional que combate a pandemia da Covid-19.
Covid-19 no Brasil: autoridades afirmam que os próximos 20 dias serão decisivos.
Uma preocupação: 70% da população teria que permanecer em casa, mas esse número que passou dos 60%, caiu para 55%.
ACIPI enviou ofício a CPFL solicitando a prorrogação do vencimento das contas de energia elétrica em Piracicaba. Cobranças de abril, maio e junho, passariam para outubro, novembro e dezembro de 2020.
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema) anuncia o Varejão de Pescados na rua Santa Cruz, ao lado do terminal Central, a partir de amanhã (8). A Sema promete vários cuidados por causa da pandemia. No local, avisos e orientações.
O futuro do nosso futebol: CBF e federações esperam o final de abril para se manifestar.
Governador de São Paulo João Dória diz que tirou os filhos da sua casa por causa de ameaças.
Em Piracicaba existe preocupação com aglomerações em locais para passeios e caminhadas. Prefeitura Municipal deve aumentar alertas sobre a necessidade de isolamento.
Drive Thru em Piracicaba no último sábado (4), consumiu 2.650 vacinas contra a gripe. Com início calmo, as filas aumentaram depois das 9 horas e com sol forte, idosos dentro do carro se mostravam intranquilos.
UPA da Vila Cristina começou a receber as mobílias. Deve entrar em funcionamento em caráter emergencial ainda em abril.
Ministério da Saúde distribui a cloroquina as redes de saúde do país. O medicamento só será usado com decisão e mediante acordo do paciente.
Instituto Estadual de Hematologia faz testes para uso do plasma sanguíneo. O plasma do paciente curado do coronavírus seria transferido para quem sofrer a infecção confirmada.
SERVIÇO
INFORMAÇÃO
Mesmo com muitos estabelecimentos fechados neste período de quarentena, parte dos piracicabanos, que não puderam parar, continua sua rotina de trabalho. Boa parcela dessa população utiliza o transporte público urbano para se locomover, o que tem ocasionado grande concentração de pessoas nos ônibus e terminais da cidade. Preocupada com essa realidade, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, por meio do presidente Luiz Carlos Furtuoso, solicitou a ampliação da frota em conversa com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira. A Via Ágil, empresa responsável pelo transporte público de Piracicaba, reduziu a frota de ônibus a fim de evitar a proliferação do coronavírus (COVID-19). A medida passou a valer a partir do último dia 23 de março, como uma das ações da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), seguindo normas da Prefeitura de Piracicaba referentes à pandemia. Em alguns horários, os terminais têm ficado cheios e as pessoas que dependem do transporte coletivo se expõem ao risco pelo fato de estarem em grande volume e próximas umas às outras. “A Acipi, visando atender a classe trabalhadora e zelando pelo bem estar da população, solicitou este suporte neste momento. Sabemos que o prefeito e sua equipe estão atentos às necessidades dos piracicabanos e, como sempre tivemos canal aberto com todos eles, sensibilizados com toda esta situação, fizemos mais este pedido em relação aos ônibus”, afirmou o presidente. Akira informou que incorporará o pedido da Acipi à avaliação que realizam diariamente sobre a necessidade da ampliação da frota. “Estamos prontos para um retorno gradual. Temos alguns ônibus reservas para a maior demanda, que são os picos da manhã e da tarde, e isso tem ajudado a não haver uma aglomeração muito grande”, destacou o secretário.
OLHO NO OLHO
Encerrado o período para troca de partidos, em Piracicaba, quatro vereadores mudaram de lado. Adriana Nunes deixou o Cidadania e se filiou ao PSL. Nancy Thame, que era do PSDB foi para o Verde. Paulo Campos, do PSD decidiu ingressar no Podemos. Matheus Erler, eleito pelo PDT, confirmou transferência para o PSDB. Wagner Oliveira, do antigo PHS, filiou-se ao Cidadania. Outro que ingressou no Cidadania, é presidente da Câmara Municipal, Gilmar Rotta (MDB). Apenas Nancy Thame confirmou oficialmente ser pré-candidata na disputa pelo Poder Executivo. Adriana Nunes (Coronel Adriana), que também, a princípio, disputaria a Prefeitura Municipal, prefere esperar pela proximidade da Convenção Municipal para uma decisão definitiva, podendo ser candidata a prefeita, aceitar proposta para vice ou disputar a reeleição como vereadora.
PONTO FINAL
O Governador João Dória anunciou no começo da tarde de ontem (6), a continuidade da quarentena no Estado de São Paulo. Publicação no Diário Oficial desta terça-feira (7), decreta o fechamento do comércio até o dia 22 de abril. Justificou o governador estar seguindo orientação médica e cientifica, depois de reunião com responsáveis pelos principais hospitais, inclusive privados, da cidade de São Paulo. Rigoroso, João Dória fez questão de alertar prefeitos e prefeitas de todos os municípios paulista, da obrigatoriedade de cumprir o seu decreto, enfatizando que segue a constituição. Comunicou que, também ontem (6), se reuniu com empresários e banqueiros e, vários deles, garantiram apoio as suas decisões, e se comprometeram em não dispensar funcionários durante a pandemia. Citou Bradesco, Santander, Alpargatas e Cosan. Ainda sobre a quarentena paulista, explicou que a Policia Militar está autorizada a ajudar os prefeitos no cumprimento do decreto, devendo a princípio orientar, em seguida exigir, e somente depois passar para decisões mais drásticas. Na capital paulista, a ordem é também orientar o comércio, depois lacrar a loja e posteriormente, se necessário, cassar a licença de funcionamento.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.