Depois da pandemia a falta do dinheiro provocará muitas discussões e sérios problemas

BOM DIA.

Vivendo uma vida atípica, não podemos perder a esperança e a Fé. Impossível ter tranquilidade e paz nos dias de hoje, sem concentração e meditação. Estar ocupado, com coisas boas, é o ideal, pois do contrário o sofrimento só aumenta. Angustia com a doença e mortes, procuramos vislumbrar o futuro a curto e médio prazo. Sorte daqueles que conservarão seus empregos e, precisamos lembrar das aulas que nossos filhos e netos estão perdendo. Quando voltaremos a planejar viagens e diversão? Como será estar juntos, próximos, num evento, na festa, numa reunião ou encontro com parentes e amigos? E, o tão comemorado futebol?  Se o final do ano, vinte dias sem a bola rolando já incomodava, imagine agora completando dois meses sem aquela inexplicável, mas mágica e gostosa sensação. Muitas dúvidas, compromissos e desafios pela frente. Tem quem diga, que tudo voltará a ser como antes e outros garantem que nada mais será igual e teremos que reaprender a viver. Será? Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Sérgio Lima/Poder360

“A violência dentro das casas, envolvendo famílias, só crescem, fazendo vítimas mulheres e crianças. Aqui, no Brasil e em muitos lugares, vivemos uma realidade triste e revoltante. Precisamos, todos, denunciar”.

Damares Regina Alves (Evangélica e Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).

DESTAQUES

A morte do antigo centro avante Oriel foi bastante lamentada. O jogador quinzista sofreu muito após o término da sua carreira e foi amparado pelo lateral, também ex-jogador Ademir, proprietário da Mika Presentes.

O estado de São Paulo, inclusive a capital paulista, só consegue chegar aos necessários 55% de isolamento social, nos fins de semana. Daí, a iniciativa analisada e discutida ontem (17), de antecipar vários feriados.

Piracicaba, com mortes e dezenas de casos confirmados de coronavírus, também convive com vários profissionais (médicos, enfermeiros e enfermeiras) internados. Muita oração pela saúde dessa gente querida e corajosa.

Assumindo o Mistério da Saúde, todos ficam na expectativa das ações do general Eduardo Pazuello. Ele já antecipou que irá de encontro aos governadores e quer conversar na base do olho no olho. É bom lembrar que Pazuello pensa igual ao presidente Bolsonaro: é contra o isolamento radical e a favor da cloroquina.

O futebol voltou na Alemanha. Jogos aconteceram sábado (16), domingo (17) e ontem (18). O mundo fica atento a tudo o que lá está e vai acontecer servindo como possível modelo para todos os continentes e países que ensaiam a volta.

Clima agradável para os piracicabanos esta semana. Pelo menos é o que apontam as previsões, embora também possa falhar. Máxima chegando a 30 graus e a mínima variando bastante, entre 11 e 18 graus na madrugada. Chances de chuva (pancadas) no final da semana, quando o frio pode reaparecer.

Militares com cargos no governo Bolsonaro podem subir o tom da palavra para defender o atual Presidente da República. Braga Neto, Augusto Heleno e Eduardo Pazuello, entre outros, entendem que é hora de mostrar a disposição de parte da imprensa em derrubar Bolsonaro com um jornalismo tendencioso.

Lembram de João Paulo II? O papa mais festejado pelos católicos, foi lembrado ontem (18) pela igreja, na data que completaria 100 anos. Nascido na Polônia em 1920, Karol Wojtila tornou-se Santo e a data é festejada em 22 de outubro por decisão do Papa Francisco, dia em que João Paulo II rezou a sua primeira missa em 1978. Querido por todos, sua passagem pelo Brasil foi inesquecível e emocionante.

Com queda acentuada das vendas no comércio de Piracicaba, planos são traçados visando uma  recuperação a partir de junho. Para se ter uma ideia, a retração no comércio de veículos superou a marca dos 80%. Demissões se tornam inevitáveis, contudo, com a promessa de logo acontecer recontratações, pois o setor sempre empregou

Centrais sindicais no Brasil pensam em manifestações populares. Elas querem a saída de Bolsonaro e acreditam que, sem a pressão das ruas, isso jamais acontecerá.

França e Alemanha propuseram ontem (18), a criação de um fundo de recuperação de 500 bilhões de euros, cerca de R$ 3,1 trilhão de reais, para socorrer as economias dos países membros da União Europeia.

A solidariedade piracicabana se faz marcante na fase da pandemia. Muitas campanhas foram e são realizadas pelas mais diferentes entidades e grupos visando ajudar a classe socialmente vulnerável. Empresas também se apresentaram doando milhares de cestas básicas, casos da Arcelor, Danpower, Mirante, Dedini, CVJ Brasil, Sicredi e Mérieux.  A Klabin anunciou a doação de 60 mil itens, como luvas cirúrgicas, toucas, aventáveis descartáveis, óculos de proteção, máscaras e álcool em gel.

Faleceu ontem (18), aos 99 anos, o empresário, político e ex-governador de São Paulo, Laudo Natel. Também ex-presidente do São Paulo Futebol Clube, Laudo Natel se consagrou pela sua competência, inteligência e carisma. Foi uma personalidade importante numa fase de ouro do futebol paulista e brasileiro. Ao lado de outros notáveis, como Paulo Machado de Carvalho e Roberto Gomes Pedrosa, tornou-se um dos mais conceituados cardeais na vida do seu cube de coração, o São Paulo, participando ativamente, por exemplo, da construção do estádio “Cicero Pompeu de Toledo”, o Morumbi.

Na pauta do Senado Federal para esta semana, discussão sobre limite dos juros do cheque especial e também do cartão de crédito.

Nos últimos dias, Piracicaba não apresenta registro de morte por conta da Covid-19. Porém, os casos confirmados aumentam e ontem (18), foram mais 24: 7 homens (58, 78, 48, 26, 20, 51 e 51 anos) e 17 mulheres (81, 25, 49, 68, 85, 47, 31, 80, 41, 51, 38, 42, 33, 55, 28, 30 e 24 anos). Resumo: 297 casos confirmados, 119 suspeitos, 815 descartados, 183 recuperados, 98 pessoas permanecem em tratamento. Quanto a óbitos, são 17.

Trinta anos depois, ocupando a tribuna no Senado Federal, o ex-presidente Fernando Collor de Mello pediu desculpas pelo confisco da poupança. Disse que, na oportunidade, tinha certeza que a medida radical estava correta, porém, confessa que infelizmente errou.

Continua acontecendo em São Paulo as carretas como manifestações contra o isolamento social. Comerciantes alegam que querem e precisam voltar ao trabalho. Domingo (17) e ontem (18), mais protestos, virando rotina na capital paulista.

A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Saúde anunciou o aumento significativo do número da Covid-19 na cidade: 773% no espaço de apenas um mês. Uma estatística que preocupa e, o pior, não se pode ignorar que a doença continua se mostrando crescente. O prefeito Barjas Negri falou da intenção de intensificar campanhas educativas através dos meios de comunicação.

O ex-presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, foi condenado pelo crime de cambismo. Como pena, o dirigente terá que pagar 25 salários por participar de esquema de desvio de ingressos. Como a lei permite, advogados já anunciaram que vão recorrer.

Vetando parte das decisões do legislativo por conta do socorro emergencial aos municípios, o presidente Bolsonaro manifestou vontade de um vídeo conferência com os governadores. Ele quer um acordo para salvaguardar a economia do país.

A UBER anunciou ontem (18), a intenção de cortar 3000 funcionários e fechar 45 escritórios.

A morte de Luiz Mauro Filho (foi vereador e deputado), surpreendeu e entristeceu ontem (18), Campinas e seus amigos. Num procedimento de cateterismo, o legislador do PSDB teve uma parada cardíaca e faleceu aos 41 anos de idade. Era filho do radialista Luiz Mauro e sobrinho do atual prefeito Jonas Donizette.

A partir de julho, o XV terá que aplicar novo formato administrativo financeiro para encarar não só o segundo semestre de 2020, como a próxima temporada. No entanto, o rumo certo, dependerá dos planos futuros da FPF para o futebol paulista. A Série A-2 será concluída ou anulada? E, a Copa Paulista?   

FIQUE
SABENDO

Artistas, envolvendo diretores, atores e atrizes, se unem e vão leiloar peças de seus acervos pessoais para uma campanha que foi batizada como “Leilão Belas Artes Meu Amor”. A preocupação são dezenas de colaboradores do cinema que precisam de recursos para se manter. São medalhas, troféus, e outros prêmios, inclusive internacionais, conquistados ao longo da carreira. Aliás, essa é também a preocupação de cantores (as), com seus colaboradores e equipes de apoio, que vivem das rendas dos shows, agora todos suspensos em razão da pandemia.

PONTO FINAL

A pandemia ainda tem um razoável espaço para caminhar no Brasil. Por enquanto, existe mais indecisão ou indefinição do que qualquer outra coisa, contudo, querendo ser otimista, entende-se que, a partir de julho começaremos a respirar melhor, com possibilidade de, em agosto, ser possível, mesmo que lentamente, buscar a normalidade. Então, pela frente, se apresentará a dura, triste e previsível realidade, ou seja, a drástica recessão econômica. A falta do dinheiro motivará as mais diferentes reações, desde críticas até desespero. De um lado, o quadro mostrará empresários, comerciantes e industriais, consolidando os processos de fechamento e falência e, do outro, muita gente punida com a falta de trabalho. E, os governos estaduais e municipais, notadamente o federal, em Brasília? Não esperem por um outro cenário a não ser o de cortes e mais cortes e a adoção do polemico   contingenciamento. Vai sobrar para a cultura, educação, pesquisa, segurança, planejamento e outras pastas, provavelmente só poupando a saúde, mais do que nunca mostrando que precisa porque precisa de muita atenção e cuidados. Gritaria será geral e, enquanto a uma parte, novamente, pela milésima vez culpará o presidente Jair Bolsonaro, com certeza, ele estará com o discurso pronto para se defender: “Eu avisei. Cansei de avisar. Apanhei e muito por avisar. Não ouviram ou não quiseram ouvir”.   

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.