BOM DIA.
Todos que tiveram o privilégio de conviveu com Vadão, enaltecem seu caráter, marcado pela humildade e educação. Tudo o que conquistou no esporte, inclusive reconhecimento nacional, foi com absoluta dignidade, jamais precisando de bajulação, ou seja, elogio sem mérito. Foi competência que venceu em Piracicaba, conquistando em 1995 um título nacional com o XV, colocando o nosso alvinegro na Série B do Campeonato Nacional de Futebol. Vadão foi embora muito cedo, com 63 anos de idade, deixando também seu nome na história do São Paulo e Corinthians e da Seleção Brasileira Feminina, numa época de ouro, com Marta vestindo a camisa 10. Nosso XV perde em pouco espaço de tempo, o valente Oriel e o bom Amaury, ponta de um time que encantou o futebol paulista, notadamente o interior, no final dos anos 60. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“Como todos, lamento a pandemia, mas digo que a indústria nacional e muito criativa e que é possível reagir”.
Euclides Libardi (Presidente do Simespi).
DESTAQUES
A atriz Aracy Balabanian (80 anos), foi internada ontem (26) no Rio de Janeiro, no Centro de Tratamento Intensivo da Clínica São José (Zona Sul), com insuficiência respiratória.
Piracicaba registrou ontem (26), a décima terceira morte por conta do coronavírus. A vítima, uma senhora de 67 anos, residia num asilo e estava internada no Hospital Regional. A terça-feira registrou doze casos positivos, sendo onze mulheres e um homem.
A nova empresa de transporte coletivo em operação na cidade de Piracicaba, a TUPI, iniciou seu trabalho contratando 300 funcionários da Via Ágil. Assumiu compromisso com a Prefeitura Municipal de chamar outros da mesma viação na medida que o número de ônibus em circulação for aumentando, o que acontecerá com a queda da Covid-19.
Coincidência ou não, após a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança, a Polícia Federal voltou a ativa com suas operações visando combater a corrupção.
Aos poucos, clubes brasileiros estão voltando a ativa. Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro são os primeiros. Mas, por enquanto, movimentações tímidas, com foco na preparação física e com os atletas divididos em grupos.
Folha de São Paulo, O Globo e Band anunciaram que não mais participarão das entrevistas diárias no Palácio da Alvorada, em Brasília, quando das falas do presidente Jair Bolsonaro. Alegam falta de segurança.
Configurando vazamento, o que não é incomum, a deputada Carla Zambelli (PSL/SP) antecipou a operação Placebo, que foi até a sede do go verno carioca e também na residência do casal Wilson Witzel (Helena), governador do Rio de Janeiro. A operação mudou de nome (Covidão) diante de indícios de irregularidades na conta da saúde do município. A deputada federal se defende dizendo que não antecipou, apenas comentou aquilo que muitos sabem, ou seja, a PF se preparando para inúmeras operações, em vários estados, por conta de gastos suspeitos em época de pandemia, quando não é necessário licitação em razão do decreto de calamidade.
Determinados acontecimentos são difíceis de entender. Numa festa de confraternização, na noite de segunda-feira (25), na cidade de Araras, após um desentendimento, um sargento da PM disparou e matou o PM Paulo Henrique Lais, 26 anos, com funções no 10.o Baep/Piracicaba (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).
Jair Bolsonaro tem sua segurança reforçada. Responsáveis pela proteção do presidente estão utilizando drones.
De 9 a 13 de setembro teremos em Piracicaba (Engenho Central) a Festa das Nações, que tradicionalmente acontece em maio. Adiada por conta da pandemia, o evento pela primeira vez se dará num período de calor, fator que pode determinar o aumento de participantes e consumidores.
O cantor Zezé Di Camargo (dupla sertaneja com Luciano) disse não ver nada de errado no fato de Jair Bolsonaro sair em defesa do senador Eduardo Bolsonaro. Explica: “Que pai não defenderia seu filho?”.
A exemplo do que aconteceu nas eleições de 2016, as comunidades dos bairros de Santana e Santa Olímpia escolheram através do voto direto, o seu candidato a vereador nas eleições municipais deste ano (2020). Foi providenciada uma urna para cada comunidade e Valdemar Correr (PT) levou a melhor. Nesse caso, se eleito vereador, Valdemar Correr teria que assumir a condição de um mandato coletivo.
O jornal O Estado de S. Paulo voltou a acionar o STF por causa de exames de Jair Bolsonaro relativos a Covid-19. Desta feita, o ministro Lewandowski rejeitou o pedido.
Mesmo em tempos de pandemia, as atividades não param. A partir de hoje (27), você pode conferir a exposição virtual de humor gráfico, organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Piracicaba. São 86 charges de artistas de diversos países. “Antes charge do que nunca” poderá ser visto até 27 de junho acessando https://issuu.com/salaodehumor.piracicaba/docs/mostra-virtual-2020-issuu. O link está disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.govv.br.
Desemprego não escolhe país ou empresa. Com os GPs paralisados por conta da crise sanitária mundial, a MacLaren demitiu 1.200 funcionários.
Aneel afirmou necessitar no momento de um reajuste de 12% (conta de luz) para compensar prejuízos com a crise da pandemia. Como o governo não autoriza, ela pede um empréstimo junto ao BNDES de R$ 15,4 bilhões.
A Rede de Supermercados Pague Menos fez a doação de 800 cestas básicas.
FIQUE SABENDO
Marcado para novembro 2020, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) admite que o leilão do aguardado 5G pode sofrer atraso. Em abril, as autoridades disseram que era cedo para qualquer providência, mas agora, por causa da pandemia e suas consequências, já se admite mudanças e a Claro é a primeira empresa a pedir (ao governo federal) a definição de um calendário. A expansão da tecnologia, da fibra e da infraestrutura de telecomunicações, é reclamada e ao mesmo tempo uma necessidade por conta da modernidade cada vez mais acelerada.
PONTO FINAL
Quando se propõe a analisar, com isenção, os últimos acontecimentos políticos que se registram em Brasília, é possível chegar a uma conclusão: muita coisa poderia ser evitada. E, os principais protagonistas são justamente os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, três pilares para a garantia da democracia, paz, tranquilidade e da estabilidade do país. Por incrível que pareça, se dá exatamente o contrário. Se lê na Constituição Brasileira (Constituição Cidadã de 1988), o que aprendemos ainda criança: trata-se de poderes independentes, um não podendo interferir nas ações do outro. Texto da Constituição Federal assegura a nível de cláusula pétrea, a necessidade de harmonia, configura a separação (independência) e é claro quanto a soberania. Para a estranheza de todos, hoje, é possível observar com facilidade um entrando na área do outro e nessa “guerra”, o executivo é o mais prejudicado, colocando mesmo sob suspeita a autenticidade do sistema presidencialista. Engana-se quem imagina ser Jair Bolsonaro o atingido: é a instituição Presidência da República que se torna desprezada. Igualmente seria condenável caso o Judiciário ou o Legislativo viesse a ter sua liberdade violada. Ações do executivo são “esquecidas” na “gaveta” da Câmara Federal, com MPs chegando a perder sua validade (caducando). Já no STF, as decisões nos últimos tempos são confusas e polêmicas, provocando um excesso de controvérsias e contestações. Com urgência, a normalidade precisaria ser restabelecida, com riscos de tensões e consequências inimagináveis. Futilidades podem levar o Brasil a complicações (instabilidades) institucionais.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.