Corpus Christi: um dos princípios mais importantes do Catolicismo

BOM DIA.

A festa do Corpo de Deus nos leva de volta ao passado. Tempos de criança, quando ao lado da família e de amigos, tivemos momentos que vale a pena recordar. Dias como o de  hoje, naturalmente sempre quinta-feira, quando acordávamos cedinho, ainda com o dia escuro para a missão de enfeitar as ruas. As catequistas ensinavam: vamos preparar o tapete onde Jesus vai passar. As horas passavam rápido e tudo acontecia misturando alegria e Fé. Na nossa memória, muitos rostos, de muita gente, que nos ensinavam muita coisa. Existe uma frase que não se perde no tempo e pode definir uma realidade: a gente era feliz e não sabia. Um bom dia para você.

O QUE
ELE DISSE

“EU SOU O PÃO VIVO. QUEM COME DESSE PÃO VIVERÁ ETERNAMEMNTE”.

(Jesus Cristo)

OLHO NO OLHO

O governo de São Paulo divulgou ontem (10), a quinta e nova etapa do Plano São Paulo. Ela será obedecida de 15 a 28 de junho. Piracicaba permanece na faixa 2 (laranja) e nada muda. Segundo a equipe do Programa de Enfrentamento a Covid-19, observou-se melhoria na região metropolitana de São Paulo, mais Vale da Ribeira e litoral. No momento, nenhum município ocupa a faixa 3 (para onde Piracicaba esperava avançar), pois  retrocederam para a faixa 1 (vermelha), Ribeirão Preto, que estava na faixa 2 (laranja), mais Presidente Prudente e Barretos, que chegaram a ocupar a faixa 3 (amarela). Em Piracicaba, o comércio foi reaberto de forma restrita (apenas quatro horas de atendimento), e, nos dias de hoje, não tem como não se preocupar com muita gente junta, caminhando pelas ruas centrais da cidade. Sabem do perigo? É evidente que sim. Não é possível entender nossas autoridades ao limitarem a abertura das lojas em apenas meio período. Quem quer ou pode ir as compras pela manhã, fica impedido. Hoje, feriado, o comércio de rua não atenderá (volta amanhã e sábado também abrirá), e a movimentação pode (ou deve) se transferir (tarde/noite) para o shopping. E, nos bairros, os barzinhos movimentados com churrasco e cerveja? Se a Prefeitura Municipal não consegue fiscalizar a cidade toda, poderia contratar veículos com som para rodar, no mínimo, espantando ou constrangendo os que se consideram super-homens. Todo esse quadro reflete na ocupação de leitos hospitalares e UTIs, impedindo um novo decreto, possibilitando seu funcionamento em tempo integral, incluindo bares e restaurantes.

FOTOS
DO DIA

Fotos: Rosiley Lourenço e Araripe Castilho/G1/Arquivo

Uma tradição brasileira, procedente de Portugal: tapetes coloridos enfeitando as ruas na festa de Corpus Christi. São vários os produtos utilizados para a confecção do cenário, como areia, serragem, borra de café, terras de todas as cores, farinha de trigo, folhas, etc. No passado, os desenhos geralmente eram feitos a mão livre por artistas. Hoje são usados desenhos prontos.

PERGUNTAR

NÃO OFENDE

QUAL A DIFICULDADE EM USAR MÁSCARA E EVITAR AGLOMERAÇÃO?

PONTO FINAL

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. Corpus Christi é uma expressão originária do latim, e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo. A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Na comemoração de Corpus Christi, os tapetes são uma tradição em muitas partes do Brasil, simbolizando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A festa religiosa faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193. Os relatos indicaram que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da eucaristia. Esse suposto milagre ficou conhecido como o Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois oficializou a criação de Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa, pela América e  chegou ao Brasil. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o passar do tempo.

VOLTO AMANHÃ.

UM BOM FERIADO.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.