BOM DIA.
Uma fase bonita da nossa vida, é a procura pelo nosso amor, a companheira (o) que caminhará lado a lado, disposta (o) a enfrentar tudo pela construção de uma vida voltada para Deus e na constituição de uma Família abençoada. A data de hoje rende homenagens a cumplicidade. E, amanhã, 13 de junho, pediremos proteção a Santo Antonio, padroeiro da nossa cidade. Nesta sexta (12), o comércio de rua atende durante as quatro horas previstas (das 13 às 17 horas), com o shopping abrindo das 16 às 20 horas, bem como amanhã (no mesmo horário). Tudo seria perfeitamente normal, com a alegria pelo passeio e entusiasmo pelas compras, se não fosse o difícil momento que todos nós, sem distinção, enfrentamos, ou seja, a surpreendente e incrível pandemia. Não pense que você está imune ou que a doença foi embora. Se cuide. Não é hora de passear em grupos, com toda a família, principalmente em lojas, supermercados, shoppings, enfim, em locais de grande concentração. Se necessário sai, vai, com máscara, acompanhado no máximo por uma pessoa. Momento de perigo, hora de demonstrar inteligência e juízo. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“REZEMOS PARA QUE SANTO ANTONIO ABENÇOE PIRACICABA E PROTEJA O SEU POVO”.
Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli (Pároco da Catedral de Santo Antonio)
OLHO NO OLHO
Em Nova York, consequência das manifestações e consequente aglomerações, o vírus (Covid-19) infectou até mesmo policiais. No interior paulista, cidades que reabriram seus negócios, provocando aglomerações, observaram de 8 a 12 dias depois, o crescimento da doença. Aconteceu até mesmo em capitais, caso de Goiás, que imaginando estar tudo sob controle, baixou a guarda e a pandemia voltou. Não tem mistério: a Covid-19 é um perigo e dois coisas estão proibidas: você pensar que ela não te pega ou que foi embora. Vamos usar máscara por longo tempo, enfrentaremos situações sociais ou de convívio inesperadas, até inusitadas, e não sabemos quando o normal será restabelecido. Pode ser em agosto, novembro, no ano que vem, ou só quando da chegada de uma vacina salvadora. Do contrário, esqueça a tranquilidade total e segurança absoluta por longo tempo. Por isso, se cuide, cuide da sua família e ajude os outros a se cuidarem.
FOTO
DO DIA
Já está nas ruas da cidade a Campanha do Agasalho 2020 liderada pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba que tem como presidente a professora Sandra Negri. Você pode doar além de agasalhos, cobertores e calçados, lavando até p prédio da Prefeitura Municipal (Centro Cívico/Central de Projetos), a Estação da Paulista e Secretaria de Assistência e desenvolvimento Social. Todas as doações passarão pelo processo de desinfecção, porém, colabore entregue tudo em bom estado de conservação e higienizado. A Campanha do Agasalho terá a duração de dois meses: junho/julho.
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
QUANDO A POLITICA BRASILEIRA VAI SE ACALMAR E O PAÍS PODERÁ PENSAR UNICAMENTE EM SE RECUPERAR E CRESCER?
PONTO FINAL
Fernando Antônio de Bulhões (seu nome de nascença, depois Santo Antonio), nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exército de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido. Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai, onde ficou por dois anos. Com uma grande biblioteca em mãos, avançava na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por dez anos. Em Coimbra foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.
Em Coimbra, o Padre Antônio conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis. Santo Antonio faz o pedido de ir para o Marrocos pregar o evangelho e os Franciscanos permitem. No meio do caminho, porém, fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para Itália, terminando por parar na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil frades franciscanos chamado Capítulo das Esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes. Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa quinze meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio. Do capítulo geral da ordem dos franciscanos ele é enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento. Tinha uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Em seguida, mandou-o estudar teologia para ensinar seus alunos e pregar ainda melhor. Juntavam-se as vezes mais de 30 mil pessoas para ouvi-lo pregar, e muitos milagres aconteciam. Após a morte de São Francisco, ele foi enviado a Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco. Protetor dos casamentos, dos pobres e das causas perdidas. Assim ficou conhecido: o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Santo Antônio morreu em Lisboa, onde os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Também é chamado de Santo Antônio de Lisboa por ser sua cidade de origem. Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja. Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal. Em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI.
VOLTO SEGUNDA.
BOM FINAL DE SEMANA.