Eleições municipais com novas datas e novidades

BOM DIA.

Mesmo com a pandemia ainda nos castigando, a ordem é, aos poucos, salvar a economia. A sobrevivência de empresas e a preocupação com empregos, estão na ordem do dia. Embora com dificuldades, a retomada da vida comercial e industrial não é um bicho de sete cabeças, contudo, o mesmo não acontece com outros segmentos. Na lista que tira o sono, estão os eventos com público, o esporte e o mais crítico, o ensino.  Enquanto médicos, educadores, psicólogos e pedagogos estudam o retorno das aulas presenciais, o futebol parece disposto a encarar o recomeço. Em julho, os treinos e, em agosto, os jogos sem público. Já a CBF pensa em setembro para o calendário nacional, seguindo a Conmebol, mesmo data, para a Libertadores da América. Eliminatórias da Copa do Mundo é mais complicado. A torcida fora dos estádios reza para dar tudo certo. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“PRECISAMOS DEFINIR E OFICIALIZAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL AS DATAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PARA A TRANQUILIDADE DE TODOS”.

Rodrigo Maia (Presidente da Câmara dos Deputados).

DESTAQUES

VAREJÃO

O varejão Drive Thru terá um novo horário na Nova Piracicaba a partir desta sexta, amanhã, dia 19: antes das 15 às 19hs30, passa agora para `as 14 horas até 19 horas. Observou a Prefeitura Municipal (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), grande movimento de carros até às 18h30, com o movimento diminuindo em seguida.

SAINDO

A apresentadora e comentarista política Rachel Sheherazade terá seu contrato encerrado em setembro com o SBT. Estudando convites da Bandeirante e CNN, deve deixar seu emprego atual, onde não tem liberdade para opinar.

ÁGUA

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) quer acelerar a obra iniciada esta semana, providenciando uma nova adutora na região da Paulicéia. Em duas etapas, começa nas imediações da rua Fernando Lopes, garantindo aumento da evasão de água na região.

DÚVIDA

Cresce no país as acusações sobre diagnósticos equivocados sobre a Covid-19. Isso estaria acontecendo tanto quando dos óbitos, como dos testes. Num Brasil onde existe corrupção para compra de equipamentos médicos, tudo é possível imaginar.

FRIO

Em desenvolvimento este mês, até o final de julho, a Campanha do Agasalho em Piracicaba. Você pode doar também cobertores, desde que em bom estado de conservação. A Prefeitura Municipal (Centro Cívico) é dos postos de entrega, assim como a Estação da Paulista.

TENSÃO

Abraham Wentraub tem o apoio de Jair Bolsonaro, contudo, sua saída do Ministério da Educação deve acontecer para aliviar a tensão entre governo e STF. Para o Presidente da República, o ministro mexe com interesses de muitos, daí a resistência ao seu nome.

ANULADO

A Justiça de Piracicaba cancelou contrato (lixo) da Ambiental com a Prefeitura Municipal.  A acusação é de direcionamento de licitação, falta de plano de resíduos e falta de licença ambiental. A sentença do juiz Wander Pereira Rossete Junior também suspende os direitos políticos do atual prefeito Barjas Negri e determina ressarcimento de verba pública. O detalhe: cabe recurso.

MISSÃO

Fábio Faria (PSD/RN), Deputado Federal no seu quarto mandato, tomou posse ontem (17) como ministro da Comunicações. Recriado, o novo ministério terá a função de aperfeiçoar as muitas variantes da comunicação no país, e também melhorar o relacionamento do executivo com os poderes judiciário e legislativo. Posse bastante concorrida com presenças da primeira dama Michele Bolsonaro, do presidente do SFT, Dias Toffoli; presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; presidente do Flamengo, Rodolfo Landim; e dos jogadores Felipe Mello (Palmeiras) e Alexandre Pato (São Paulo) entre outros. Casa cheia.

JULHO

O comércio piracicabano vive a expectativa de, em julho, a cidade estar inserida na fase três (cor amarela), monitorada pelo Gabinete de Saúde do governo paulista, no combate a Covid-19. Uma solicitação pronta: as lojas poderem atender no período da manhã.

PEDIDO

No pronunciamento de ontem (17), que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras, o governador João Dória fez um apelo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Paulo Guedes (Economia), no sentido de avaliar um aumento no crédito direcionado as micro, pequenas e médias empresas.

CARTÃO

A Semuttran tem novo horário para atender idosos que buscam o cartão que garante a gratuidade no transporte público de Piracicaba: das 12 às 16 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 13 horas aos sábados.

FUTEBOL

Num acordo envolvendo a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol, ficou acertado que os clubes da Série A-1 retornam aos treinamentos a partir de 1 de julho. Jogos, somente um mês depois. O acerto exclui cidades que estejam na fase 1  (vermelha).

REALIDADE

Avaliando a volta do comércio em São Paulo, os lojistas não escondem o conformismo. Dizem que o consumidor está com medo e sem dinheiro. Esperam vender perto de 40% do que seria o normal (antes da pandemia), mas com grandes esperanças com a chegada do final do ano, época da Black Friday e Natal.  

DOR

Mais cinco óbitos registrados ontem (17) em Piracicaba por conta da Covid-19: 01 homem (81 anos) e 03 mulheres (92, 85 e 62 anos) somando agora 63 mortes. Casos confirmados: 44 (21 homens e 23 mulheres). Chega-se a 1.488 casos positivos, 2.148 descartados e 916 recuperados.

FOTO
DO DIA

Foto: Roberta Aline

A Associação Comercial de Piracicaba realiza coletiva nesta tarde de quinta-feira (18), às 14hs30, oportunidade da doação de 50 mil máscaras para distribuição no comércio. Elas foram confeccionadas a partir de uma doação da ACIPI ao projeto “Máscaras Amigas”, idealizado pelo Rotary Club Piracicaba “Luiz de Queiroz”. O ato terá as presenças dos presidentes Luiz Carlos Furtuoso (ACIPI) e Eduardo Campanha (Rotary Club).

PONTO FINAL

O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu de uma vez por todas, resolver questões pendentes sobre as eleições municipais de 2020. Chamou representantes do Congresso Nacional, mais cientistas e médicos, visando discutir as consequências da pandemia. Consenso: chance zero de adiar as eleições para 2021, ou seja, terá que acontecer este ano. Datas preferidas: 15 de novembro (primeiro turno) e 6 de dezembro (segundo turno). Essa alteração pode provocar outras medidas como mais tempo para propaganda gratuita no rádio e na televisão e até um tempo maior para a votação, podendo se estender até as 18 ou 19 horas, com intuito de evitar aglomerações. Preocupação também com todos os convocados (voluntários) pela justiça eleitoral para trabalhar na votação e apuração.  O Congresso Nacional, segundo o presidente Rodrigo Maia (Câmara dos Deputados), quer votar todas as alterações até o final de junho e para tanto já conversa com as lideranças dos partidos.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.