BOM DIA.
Final e começo de semana com muito futebol. Apesar da pandemia ainda se fazer presente, o futebol tenta voltar a sua normalidade. A bola já está rolando, mas os estádios continuam vazios. Os estaduais estão terminando e, entre eles, o paulista, que terá decisão entre Palmeiras e Corinthians. Já tivemos o primeiro jogo (na última quarta) e o que se viu foi um confronto tecnicamente decepcionante. Espera-se para este próximo domingo (9), um futebol bem diferente, com muito mais qualidade. E, com muito atraso, começará o Campeonato Brasileiro e, por causa dos imprevistos, vamos viver um calendário europeu. E, hoje, um domingo especial: Dia dos Pais. Um privilégio divino. Constituir uma família é uma missão sagrada e ser pai, uma benção. A todos os papais, inclusive a aqueles que já nos ajudam lá do céu, nosso abraço e lembrança eterna. Um bom dia para você.
O QUE ELES DIZEM
“Imaginem o que diria a imprensa de Portugal se eu tentasse tirar um craque do Benfica na véspera de uma decisão. Foi o que fez o Jorge Jesus com o Everton e o Grêmio. Não achei ético”.
Renato Gaúcho (Técnico do Grêmio/Porto Alegre).
OLHO NO OLHO
Por que tanta preocupação e perseguição a lava jato? A todo instante surge alguém interessado em questioná-la. Já se falou (e pensou) em ciúmes, inveja e medo. Para a população, pelo menos para a grande maioria, não existe a menor dúvida quanto a mais oportuna e corajosa operação. Logicamente não existe perfeição em nada neste planeta e, também não resolveu e nem vai resolver todos os problemas, contudo, sem dúvida, incomodou (e muito) os bandidos. Por ironia, a preocupação maior dos implicados, não se trata de contestar o crime, até porque é impossível, mas como foi descoberto ou se chegou a ele. Busca-se a todo instante e custo, pelo no ovo, ou seja, o crime é um detalhe e o incorreto não é o delito, mas não ter obedecido os ritos de leis repletas de subterfúgios. Então, graças a mil e uma utilidades das nossas benevolentes regras jurídicas interpretativas, busca-se uma saída. Não importa o custo. No Brasil, o importante é não ser órfão ou pagão, valendo uma amizade bem construída não importando como. Valores não significam mais base, espelho ou exemplo de um lar. A realidade está mostrando que, aos poucos, esse orgulho ou qualidade, está se perdendo na poeira da estrada. Vergonhoso para nós, um desastre para futuras gerações. Se salvar ou salvar sua família, passará a ser uma dura e cruel missão.
PONTO FINAL
Piracicaba sempre foi uma cidade privilegiada. Desde o bonito início da sua história. Linda por conta da natureza, feliz em razão do seu povo, e saudável (em todos os sentidos) por uma sorte merecida que o destino lhe concedeu. Um dos segmentos dignos de orgulho, é a comunicação. Uma mídia presente, realmente forte. Basta lembrar que temos um aniversariante com 120 anos: o Jornal de Piracicaba, da família Losso Pedroso (hoje nas mãos de Marcelo Batuíra Losso Pedroso), completou um século e mais vinte anos no último dia 4 de agosto. Não é pouco. É muito, motivo de sobra para orgulhar quem gosta de notícia, informação e orientação. Também em agosto, aniversário da Tribuna Piracicabana, do corajoso e idealista Evaldo Vicente, que ao lado da Astir e dos filhos, nunca nada temeu e, enfrentando crises, completou 47 anos dia 1 de agosto. Dia 24 de agosto, a Gazeta de Piracicaba, com os ótimos jornalistas Joacir Cury e Angela M. Furlan na editoria, brilhantemente alavancada no passado por Lourenço Jorge Tayar, agora com Wilson Tietz (um dos diretores) representando a diretoria piracicabana, completará 17 anos. O caçula na mídia imprensa é o jornal Piracicaba Hoje (comandado por André Thieful e Marcelo Germano) dois anos, ainda nascendo, com muito a caminhar, porém, com todo o direito de imensos desejos de boa sorte. Mas, Piracicaba, também é forte, e gigante quando se trata da mídia representada pelo mágico microfone. Na terra da consagrada Difusora, famosa PRD-6, uma das mais antigas emissoras de rádio do país (aniversariante de outubro/87 anos nas mãos de Andréia Soave), vemos a moderna rádio Educadora, da família do saudoso Jairo (Ana Meirelles) Ribeiro de Mattos festejando seus gloriosos 53 anos, com Jairinho Mattos dando aula de ousadia. Parabéns a todos. Vida longa. Para nós, leitores e ouvintes, um gostoso privilégio de se informar, entreter e aprender, com tanta gente cheia de vontade e capacidade, espalhando o saber. E, Piracicaba merece. Como merece!
VOLTO SEGUNDA.
ATÉ LÁ.