(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Chega mais um final de semana e, com muito sol e calor, existe a preocupação com as famílias que vão para as ruas. Caminhadas, bares, restaurantes, enfim, lugares propícios a aglomerações, atrapalham os planos visando o combate a Covid-19 em Piracicaba, lembrando que as autoridades já noticiam a queda (38,2% em relação a julho) de infectados na tenda do Piracicamirim. Os números vistos durante esta semana que está terminando, ainda não são animadores, pois mantiveram a média de 100 pessoas doentes por dia. Para recuo real da pandemia, torna-se indispensável a responsabilidade e os cuidados da população. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“NUNCA SEREI POLITICAMENTE CORRETA. TAMBÉM NÃO ME IMPORTO COM A OPINIÃO DOS OUTROS. SEMPRE FUI FELIZ E RESPEITADA COMO SOU”.
Gloria Maria (Jornalista e apresentadora de TV).
OLHO NO OLHO
Oposição ao presidente Jair Bolsonaro continua: postura radical da oposição que envolve vários segmentos. A meta é não permitir chance de reeleição. Está longe? Longe, mas um dia chega. Antes, teremos uma eleição importante (em novembro) e ela pode ter influência. A boa avaliação do atual governo federal incomoda e a ordem é combater, não necessariamente o presidente: vale bater no amigo, no filho, na família da esposa, na ex-mulher, no advogado, aliado, vizinho, no ministro, enfim, em qualquer um que esteja ao seu lado. É preciso criticar, não interessando o tema. Crédito para quem descobrir, inventar ou criar algo que gere desgaste. Aprovar algo de destaque no Congresso Nacional é missão impossível, pelo menos este ano ou antes das eleições municipais. Popularidade do Presidente da República atrapalha situações e planos de muitos. Enfim, uma queda de braço que ninguém sabe no que vai dar.
ÚLTIMA
Quem vencerá a eleição em Piracicaba? Interessa e muito. E, na capital paulista? Como ficará o quadro político depois do pleito, envolvendo principalmente bolsonarismo e petismo? Sobram indagações. Mas, também a eleição nos Estados Unidos chama a atenção e ela que já se desenhava como histórica, faltando 32 dias (e dois debates) entre Donald Trump e Joe Biden, agora ganha um novo capítulo: o teste positivo da Covid-19 para o atual presidente norte-americano mexe com a bolsa, planos, ânimos e outras coisas mais. Um outubro quente literalmente. Para todos. Lá e cá.
PONTO FINAL
A Prefeitura do município de Piracicaba publicou decreto (18.458) estabelecendo regras para a retomada das aulas presenciais na rede municipal a partir de 3 de novembro. As atividades serão permitidas apenas para estudantes do 5.o ano do ensino fundamental I, especificado como colhimento e orientação. Segundo as autoridades, a medida visa preparar os estudantes que deixarão a rede municipal para em 2021 ingressar na rede estadual. Alunos e pais serão consultados, o retorno será opcional e as classes de aula terão que ser ocupadas por até 35% da sua capacidade, com presença entre um ou dois dias na semana. Diz o decreto assinado pelo prefeito Barjas Negri, que os protocolos a serem seguidos são baseados no Plano São Paulo. Piracicaba permanece na fase amarela e, a avaliação é que a primeira experiência da volta às aulas deve envolver alunos entre 10 e 11 alunos, em razão das dificuldades para crianças pequenas atenderem e obedecerem os protocolos rígidos e necessários.
VOLTO SEGUNDA.
ATÉ LÁ.