(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
O mundo acompanha o ritmo das eleições nos Estados Unidos. Uns por curiosidade, outros de olho nas consequências. Tem também quem ignore. Lá, o processo eleitoral é completamente diferente do brasileiro, tornando-se estranho, ou talvez complexo. Antes de mais nada, é preciso lembrar que para os americanos, o voto não é obrigatório. Embora o dia da eleição esteja marcado para o dia 3 de novembro, quase quatro (4) milhões já votaram pelo correio. Pela frente, de acordo com o calendário eleitoral, estão programados mais dois debates entre Donald Trump e Joe Biden, que podem não acontecer devido ao fato do presidente Trump estar se recuperando da Covid-19. Resultado das eleições, podem demorar até três semanas. Por tudo isso muitos não conseguem entender lá não existir (e em outros países) a urna eletrônica que apresenta os eleitos em questão de horas. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“TODOS QUE ME JULGAM E CONDENAM, SÓ FALAM EM INDÍCIOS. NÃO EXISTE UMA PROVA SEQUER, NÃO APARECE DINHEIRO, NADA QUE ME CONDENE. NÃO TENHO MEDO DE SER PRESO, POIS NADA DEVO”.
Wilson Witzel (Governador afastado do Rio de Janeiro).
CURTAS&MISTURADAS
● VACINA contra a pólio disponível nas unidades de saúde: não esqueça do sarampo. ● GLOBO (TV) confirmou para 2021 o programa The Voice+60 com André Marques no comando. ● NINGUÉM tem dúvida: semana decisiva para Fernando Diniz no São Paulo que enfrenta Atlético (7) Goianiense e Palmeiras (10). ● BANCO Itaú se prepara para anunciar o seu novo presidente: deixa o cargo dentro de dois meses, Cândido Bracher que chega aos 62 anos, idade limite segundo estatuto da instituição. ● COMÉRCIO piracicabano abre segunda-feira, feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida, das 10 às 16 horas (Shopping Piracicaba das 12 às 20 horas). sábado (10) com horário normal, não abrindo no domingo, com exceção do Shopping Piracicaba. ● PESQUISAS mostram: quem mais sofre com o desemprego, consequência da pandemia, é o jovem. ● DEPOIS de muitas idas e vindas, Ana Maria Braga voltou com o seu programa na Globo (Mais Você): prevaleceu os bastidores. ● INSTAGRAM está completando 10 anos: há 8 anos atrás, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, pagou US$ 1 bi pelo mesmo. ● BRASILEIRÃO (Série A) nesta quarta (7): Corinthians x Santos (19 horas), Flamengo x Sport (19hs15), Bahia x Vasco da Gama (19hs15), Grêmio x Coritiba (19hs15), São Paulo x Atlético-GO (20hs30), Goiás x Fluminense (20hs30), Botafogo x Palmeiras (21hs30) e Fortaleza x Atlético-MG (21hs30), fechando a rodada na quinta (8) com mais dois jogos: Atlético-PR x Ceará (19 horas) e Bragantino x Internacional (21 horas). ● AMPLIADA e moderna, a nova unidade de saúde da Vila Cristina, reinaugurada em maio, atendeu até setembro último, 41.235 pessoas. ● FUTEBOL na Globo fica mais caro para a anunciantes (seis no total) mesmo após a emissora perder direitos da Libertadores da América: de 307 milhões de reais passou para 311 milhões (ano) com um total de 63 jogos ao vivo, 22 menos que em 2020. ● COVID-19, ontem (6) em Piracicaba, causou uma (1) morte, mulher com 90 anos (total de 351 óbitos), mais 64 novos casos (40 mulheres e 24 homens), totalizando 15.554 positivados e total de 14.248 pessoas recuperadas.
ÚLTIMA
Apresentação do programa social Renda Cidadã não mais acontecerá nesta quarta-feira (7). O relator do orçamento, senador Márcio Bittar (MDB/AC), comunicou a mudança dos planos e a explicação seria o jantar (de reconciliação) entre Paulo Guedes (Ministro da Economia) Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados), que aconteceu na noite de segunda-feira (5), oportunidade em que conversaram sobre a origem dos recursos para o novo programa social do governo, sem risco para o teto de gastos.
PONTO FINAL
Os candidatos estão nas ruas e nas redes sociais. Esse é o caminho na busca pelo voto. Reservam um período do dia para reuniões internas e gravações. Preocupação com os materiais da campanha, e contatos visando somar e multiplicar votos. Perguntas não cessam: quem tem mais chance? Teremos segundo turno? Existe um consenso quanto ao segundo turno (dia 29 de novembro) e sobre chances, ainda muito prematuro qualquer previsão consistente. O atual prefeito, Barjas Negri (PSDB), buscando a reeleição, ainda pode ser considerado favorito, embora tenha que conviver com problemas na justiça eleitoral, convencendo a população que não se tornará inelegível, combatendo a rejeição. Chances para Luciano de Almeida (Democratas), que já tem o seu nome na memória dos eleitores e trás consigo Gabriel Ferrato (PSB), como vice, ele que já foi prefeito. Nancy Thame (PV) e Coronel Adriana (PSL), duas vereadoras atuantes, cada uma com seu estilo, convictas sobre a necessidade de novos rumos. Não se pode ignorar a força do nome Thame, prefeito, deputado e secretário com uma história real na politica de Piracicaba. José Pedro Leite (PL), várias vezes vereador, secretário, economista e professor, confia na sua experiência. Surpresa? Tudo é possível. Erica Gorga (Patriotas), é uma candidata que sonha com essa possibilidade. Errado descartar nomes faltando um bom tempo para 15 de novembro. Carolina Angeleli (PDT), José Carlos Lopes da Silva (PTC), Mário Medeiros Neto, Adelino de Oliveira (PT), Edvaldo Brito (Avante) e Francys Almeida (PC do B), entram na disputa com o discurso de que é preciso mudar. Talvez mais trinta dias e seja possível uma avaliação real. É evidente que para críticos vários nomes aparecem sem qualquer possibilidade de sucesso. Talvez preparando o nome visando o futuro ou contribuir para a difusão do partido.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.