(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Com extremo cuidado, lentamente, as aulas buscam a retomada. Nada fácil. Existe um consenso: o ano 2020 está perdido. Uma saída para evitar consequências piores, como evasão, está sendo preparada, necessitando da aprovação do MEC: unificação dos anos 2020/21, ou seja, dois anos em um, com 2021 se apresentando como importantíssimo para a recuperação. Aliás, tudo ficará para o próximo ano, com a necessidade do país e do mundo voltar a produzir em todos os segmentos. Voltando as aulas, cada cidade planeja a volta as aulas, ficando a incumbência a cargo dos prefeitos. Uma missão nada confortável, pois envolve enorme estrutura para atender creches, escolas com crianças, ensino fundamental, médio, universidades, enfim, movimentando milhares e milhares de pessoas que cuidam desde o transporte até as várias atividades internas. É preciso ainda romper a resistência de pais e alunos, muitos não se sentindo seguros sem a chegada da vacina. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“O PROGRAMA RENDA CIDADÃ VAI SAIR. NÃO TEM VOLTA. DO CONTRÁRIO TEREMOS UM CAOS SOCIAL EM 2021. O TETO SERÁ RESPEITADO E AGORA GOVERNO E CONGRESSO NACIONAL ANALISAM JUNTOS A ORIGEM DA RECEITA”.
Paulo Guedes (Ministro da Economia).
CURTAS&MISTURADAS
● CAMPANHA de combate ao álcool em outras drogas foi lançado pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Saúde, Fundo Social, outras várias secretarias e entidades, em parceria com empresa TUPi, responsável pelo transporte público. ● DOIS jogos completarão hoje (8), a 14.a rodada do Campeonato Brasileiro (Série A): Atlético-PR x Ceará (19 horas) e Bragantino x Internacional (21 horas). ● ESTUDOS mostram que mais da metade dos entrevistados dizem que sonhos viraram pesadelos e a Covid-19 é a causa. ● MALHAÇÃO, atração global, teve sua nova temporada cancelada: sem maiores explicações, a emissora começou a dispensar o elenco. ● LEMBRANDO o consumidor piracicabano: comércio abre na segunda-feira, feriado nacional das 10 às 16 horas, e o Shopping Piracicaba das 12 às 20 horas. ● SELEÇÃO Brasileira de Futebol, sob comando de Tite, inicia as eliminatórias da Copa do Mundo: amanhã (sexta, dia 8), joga contra a Bolívia (21hs30 na Arena Corinthians) e terça (15) jogará em Lima, contra o Peru (21 horas). ● PREFEITURA de São Paulo libera mesas em calçadas: objetivo é evitar aglomeração nas ruas em frente aos bares, com o decreto exigindo distanciamento o que motivou comerciantes a contratar urbanistas para cuidar do ambiente, por exemplo, colocando vasos entre as mesas. ● INVASÃO de políticos, na periferia, inclusive em Piracicaba, deixa muitos desconfiados: por que só agora? ● NETO, apresentador e comentarista esportivo da TV e rádio Bandeirantes, está afastado por causa da Covid-19: sua esposa, Sandra, informou que ela e também os dois filhos apresentaram testes positivos: todos se recuperam bem. ● SURGIRAM desencontros envolvendo o currículo de Kássio Marques, indicado por Jair Bolsonaro para o STF: a princípio, as dúvidas estão sendo rapidamente esclarecidas e não deve atrapalhar sua nomeação, o que não aconteceu em junho com Carlos Alberto Decotteli, então escolhido para o Ministério da Educação. ● PRESIDENTE Jair Bolsonaro deve apoiar Celso Russomano nas eleições municipais em São Paulo: resta saber como se dará a ajuda ao candidato republicano. ● GENERAL Otávio Rêgo Barros (porta voz da Presidência da República) foi destituído do cargo, com a área da Comunicação passando por uma reformulação. ● CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol anuncia que vai investir no futebol feminino, com apoio financeiro aos clubes que disputam ao Campeonato Nacional: objetivo é atender a técnica sueca Pia Sundhage que trabalha pela reformulação do selecionado. ● COVID-19 em Piracicaba, ontem (7): um (1) óbito (mulher com 54 anos), 61 novos casos (34 homens e 27 mulheres), totalizando 352 mortes, 15.615 positivados e 14.409 recuperados.
ÚLTIMA
O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rosieli Soares da Silva, estará em Piracicaba nesta sexta-feira (9), quando fará visitas a escolas da rede estadual, entre elas, a Escola Estadual Honorato Faustino, (bairro São Dimas), destaque nacional, conquistando a nota máxima no ensino brasileiro (8,8), pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) do MEC. O secretário (gaúcho de Santiago), já ocupou cargos na área de educação em outros estados, integrou o Conselho Nacional de Educação em 2016 e foi Ministro da Educação em 2018. Será recepcionado pelo prefeito Barjas Negri, pelo deputado estadual Roberto Morais, pelo diretor de ensino regional Fábio Negreiros e pelo diretor da EE Honorato Faustino, João Marcos Tomaziello, entre outras autoridades e convidados.
PONTO FINAL
Ainda em 2020, o XV tem mais um compromisso dentro do campo: a Copa Paulista que será disputada em tempo recorde (novembro e dezembro), num espaço de 45 dias. Na primeira quinzena de novembro, o XV realiza suas eleições, de acordo com o estatuto do clube. Serão empossados novos conselheiros: 15 titulares e 20 suplentes. Existe um calendário a ser cumprido, aliás, já inaugurado com a publicação do regimento e da comissão eleitoral. Regras devem ser obedecidas, caso do prazo para pagamento das mensalidades (para ter direito a voto) e o período (23 a 28 de outubro) estará reservado para a inscrição dos interessados em disputar vaga no Conselho Deliberativo, cuja votação acontecerá em 7 de novembro. No dia 10 de novembro, os conselheiros escolherão o novo presidente, já sabendo que Arnaldo Bortoletto não disputará a reeleição. Pela frente, muito trabalho e desafio. O novo técnico chegará com a missão de planejar o final desta temporada e toda a de 2021, com o XV de olho, outra vez, no acesso e sonhando com um calendário nacional.