(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Caminhamos para o fim de outubro suportando o calor e preocupados com a falta de chuva. Previsão de chuvas localizadas hoje (29) e amanhã (30), com o sábado (31), mais domingo (1) e segunda (feriado, dia 2 de novembro), sem chuva. Sinalização da queda da temperatura , embora lenta a partir de amanhã (sexta). Cemitérios estarão abertos ao público em razão da data de Finados, e a ordem é se manter alerta de olho na pandemia. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“Acredito que o correto é o Executivo e o Legislativo buscarem um entendimento sobre a vacina, evitando a participação do Poder Judiciário”.
Rodrigo Maia/DEM (Presidente da Câmara dos Deputados).
OLHO NO OLHO
O presidente Jair Bolsonaro não gostou da exposição da desavença entre os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) na mídia, principalmente nas redes sociais. Deu o recado na reunião ministerial. Certíssimo o presidente. O ideal porém, seria o pedido ou conselho servir para todos, sem distinção. Filhos do presidente Bolsonaro se especializaram em repercutir opiniões nas redes sociais e muitas não pertinentes. Rede social não é aconselhável para assuntos governamentais internos e também para o nosso dia-a-dia, expondo a família. Para terminar: condenável essa disputa pessoal pública entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Dória. Não interessa a população. Nada acrescenta. Pelo contrário.
FIQUE SABENDO
● FOI PRECISO uma tragédia no Hospital Federal de Bonsucesso (Rio de Janeiro) para a sua interdição: o local já apontava inúmeras irregularidades, mas tudo era ignorado. ● RETORNO AS AULAS: parece que aos poucos, as autoridades vão se convencendo de que 2020 é um ano perdido e o certo é pensar em 2021. ● O QUE FAZER?: com o aumento do coronavírus na Europa, o Reio Unido discute providências dividindo opiniões sobre quarentena com fechamento do comércio. ● DEPUTADO FEDERAL Ricardo Barros (PP), líder do Governo, diz que vai insistir na necessidade de uma nova Constituição: avisa que é iniciativa dele e não do Governo federal. ● OBA HORTIFRUTI anuncia inauguração da sua loja, dia 5 de novembro (quinta-feira), no Piso 1 do Shopping Piracicaba com uma promoção: estacionamento livre por duas (2) horas para compra acima de 30 reais. ● PAPA BENTO XVI acamado, já não podendo mais andar, recebe orações do mundo inteiro. ● REPERCUTE ENTREVISTA do candidato Luciano de Almeida (DFEM) no programa Jornal da Manhã (Jovem Pan News Piracicaba): respondendo perguntas da jornalista Adriana Passari, demonstrou absoluta oposição ao prefeito Barjas Negri com críticas contundentes. ● GOVERNADOR DÓRIA incluiu na reforma administrativa corte de 21% no Programa Vivaleite, mas diante das reações contrárias, desistiu: seria 39 milhões de reais a menos (2 milhões de leite), lembrando que o investimento de 2020 é de 182 milhões de reais. ● ÁGUA DE ALAGOINHAS (BA), é motivo de disputa pelo mercado cervejeiro: Império entrou na justiça por causa de área que fica próxima a fábrica da Heineken. ● O CADE (Conselho Administrativo de Defesa da Economia) resolveu contratar um consultor técnico para estudos sobre o já conturbado mercado digital.
ÚLTIMA
A melhor notícia ontem (28), para os piracicabanos, foi a expressiva queda de infectados pela Covid-19: 21 pessoas, 11 mulheres e 10 homens. Voltamos aos números da primeira quinzena de junho, e melhor ainda, a não constatação de morte nesta quarta-feira. Números atualizados: 367 óbitos, 16.966 casos confirmados, 15.911 pessoas recuperadas, 688 permanecem em tratamento. Sempre é bom lembrar: a pandemia não acabou, por isso, todo cuidado é pouco. Continuemos usando máscara, evitando aglomerações, não esquecendo da higiene das mãos.
PONTO FINAL
Até aqui, tranquilidade envolvendo as eleições municipais em Piracicaba. A rigor, tem sido assim nos últimos tempos, sem causar grandes preocupações. Por outro lado, Brasil afora, a situação é diferente, até com assassinatos. Por essas razões, o Governo Federal anuncia presença das Forças Armadas em sete estados, 345 municípios, com atenção maior para o Maranhão, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, lembrando que surgem sérias apreensões no sul do país. Uma outra inquietação está relacionada com a Covid-19: em época de pandemia, com a necessidade de máscara e de se evitar aglomerações, campanhas eleitorais estão sob sinal vermelho. São vários os casos de infecção, inclusive com registro de mortes. Voltando a Piracicaba, com doze candidatos ao Poder Executivo, permanece um nível elogiável de discussões, com visível intenção de respeito. É possível que esse quadro mude na reta final, em novembro, com a aproximação do dia “D” (15), contudo, a expectativa é da permanência da ética. No caso de um segundo turno, provavelmente com debates, as coisas podem até ser diferentes.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.