(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Começou novembro e aceleremos o passo rumo ao Natal e o fim de um ano muito triste. A atual geração jamais esquecerá: a princípio, mais parecia um pesadelo ou filme de ficção. A pandemia da Covid-19 pegou o planeta de surpresa e a preocupação ainda é grande, com a Europa revivendo um drama que mira a saúde e a economia. Os países europeus se dividem quanto as providências numa segunda onda, e os Estados Unidos ainda sofrem. Que o Brasil se mantenha alerta: menos discussão política, mais responsabilidade e fraternidade. Tem quem tema o próximo inverno, embora, os brasileiros, com certeza, estarão mais atentos e preparados. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“ESCOLHA PARA 5G VAI EXIGIR PLENA TRANSPARÊNCIA”.
Carlos Baigorri (Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações/Anatel).
OLHO NO OLHO
Hoje (3 de novembro), é o dia oficial das eleições nos Estados Unidos. Só que lá, é diferente, até confundindo eleitores estrangeiros, caso do Brasil. Através do correio, milhões já votaram, milhões votarão hoje (3), mas, na verdade, quem decidirá será o Colégio Eleitoral (delegados de distritos) podendo acontecer de se ganhar no voto popular, mas não levar, como já aconteceu em outras oportunidades, mais recentemente, quatro anos atrás, com Hilary Clinton. Até aqui, em todas as pesquisas, o atual presidente Donald Trump se vê em desvantagem, o que, mesmo se confirmando na urna, não garantirá a vitória do democrata Joe Biden que precisará vê-la confirmada no Colégio Eleitoral. O mesmo é composto de acordo com número de habitantes de cada estado norte-americano. A California, por exemplo, com 40 milhões de pessoas, tem 55 distritos, ou seja, quanto mais distritos, mais delegados e eles podem contrariar a vontade popular. Na verdade, o candidato para se eleger presidente dos Estados Unidos precisa simplesmente conquistar a maioria dos votos dos delegados, por isso, a confirmação do presidente norte-americano para o período 2021/24 demorará. São 538 integrantes do Colégio Eleitoral. Em 216, Hillary conseguiu nas urnas, 3 milhões de votos a mais que Trump, porém, obtendo 270 votos dos delegados distritais, o atual presidente assumiu, buscando agora a reeleição. Com a existência do Colégio Eleitoral pode se dizer que a eleição é indireta, com o eleitor votando em quem serão os delegados de seu estado, que escolherão o presidente. Os norte-americanos, este ano (2020), além de eleger presidente e vice presidente, renovarão todas as 435 vagas das Câmara dos Representantes, 35 das 100 cadeiras do Senado, 11 governos estaduais e parte das Assembleias Legislativas.
FOTO
DO DIA
Em mais um evento on-line, com o objetivo de difundir e debater temas atuais que possam auxiliar as empreendedoras (es), o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba realiza amanhã (4), quarta-feira, a partir das 8 horas, live sobre o tema “Propósito Criativo”. O especialista em marketing e pós-graduado em Design Estratégico, Rodrigo Cardoso, abordará o assunto. Para participar, é necessário acessar o Facebook ou Instagram da ACIPI: @acipipiracicaba.
PONTO FINAL
Como era de se esperar, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada. No estado de São Paulo irá até 13 de novembro, enquanto em outros estados terminará dia 23 e até mesmo dia 30. O objetivo é vacinar 95% das crianças até 5 anos e essa meta a maioria dos municípios brasileiros não alcançaram. Sequer a metade. Impressiona e ao mesmo tempo preocupa a falta de maior responsabilidade de pais e responsáveis, colocando em risco saúde de crianças, embora muitos digam que a pólio foi erradicada no Brasil. Juntamente com a vacina contra a doença que causa da paralisia infantil, autoridades da saúde incentivam a multivacinação, ou seja, é oferecida a oportunidade para que seja colocada em ordem todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional. É possível, no sentido de chamar a atenção e incentivar, um segundo dia “D” para a pólio. Em todo o país e, naturalmente em Piracicaba, a vacina continua a disposição nas unidades de saúde. Resta saber, se, com mais dias, o número de comparecimento será satisfatório. Obrigatoriedade de uma vacina: naturalmente, o adulto responde pelos seus atos e consequências, mas, em se tratando de crianças e abaixo de 5 anos, o sentido das coisas muda. Nesse caso justificaria uma providência mais radical das autoridades.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.