(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Ontem (8) foi uma data especial: dia da Imaculada Conceição e dos 65 anos de sacerdócio do Monsenhor Jorge Simão Miguel. Tudo o que poderia ser dito sobre o Padre Jorge, nós e muitos outros, já registraram por merecimento e com enorme carinho, embora jamais cansaremos ou deixaremos de enaltecer sua religiosidade e bondade. Uma vida dedicada a igreja e em particular a Vila Rezende. O eterno e querido Padre Jorge mais disposto e dedicado do que nunca, continua celebrando diariamente (6hs15) a Santa Missa e sempre rezando por nós, numa época muito complicada e difícil. Nosso abraço ao amigo corintiano. Que Deus continue cobrindo-lhe com bençãos. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“TODAS AS VACINAS APROVADAS PELA ANVISA SERÃO DISTRIBUIDAS AO POVO BRASILEIRO GRATUITAMENTE E NÃO SERÃO OBRIGATÓRIAS”.
Jair Bolsonaro (Presidente da República).
OLHO NO OLHO
Autoridades representativas do comércio piracicabano pediram, insistiram, várias vezes, para o governador João Dória e o prefeito Barjas Negri autorizarem as lojas a trabalharem por 12 e não 10 horas, agora, na época das festas de fim de ano. Não obtiveram qualquer resposta. A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba deve publicar nesta quarta-feira (9), um comunicado se posicionando sobre a situação. Bastante aborrecida, a ACIPI pretende esclarecer e lamentar toda a difícil situação que vive o comércio nesse ano da pandemia e ajudar o comerciante a tomar uma decisão com respeito ao horário a ser cumprido. A tendência é as lojas abrirem das 10 às 20 horas, iniciando-se a operação de Natal ainda hoje (9) ou no mais tardar amanhã (10).
ÚLTIMA
Enquanto o Reino Unido iniciava no dia de ontem (9), terça-feira, a histórica vacinação contra a Covid-19, utilizando a vacina Pfizer, no Brasil, governadores dos estados e o Ministério da Saúde discutam no início da tarde desta terça-feira (9), o início da vacinação no Brasil. O governador de São Paulo João Dória, anunciou a vacinação em São Paulo para o dia 25 de janeiro, utilizando a CoronaVac que, ainda não entregou a Anvisa, os documentos da fase 3, indispensáveis para a análise final e o registro oficial. Outros governadores, caso de Flávio Dino/PC do B (Maranhão), ingressou com pedido no STF para que os governadores possam comprar a vacina direto do exterior, utilizando o registro de agências estrangeiras. Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, na reunião (a distância) com os governadores anunciou que hoje (9), às 12 horas, apresentará o Plano Nacional de Vacinação. Posteriormente, no final da tarde, num pronunciamento no Palácio do Planalto, o Ministro da Saúde deixou claro ser impossível a utilização de qualquer vacina no Brasil sem o registro da Anvisa. A previsão para o início da vacinação contra o coronavírus é para a segunda quinzena de fevereiro ou início de março. O Governador Dória, reclama argumentando que o Governo Federal despreza a CoronaVac, segundo ele, privilegiando outras. O ministro Eduardo Pazuello garante não existir preferências: “Vamos usar qualquer vacina, de qualquer origem, desde que oficialmente reconhecida e autorizada pela Anvisa. Por enquanto nenhuma foi aprovada exatamente por falta de documentos que completarão as três fases. O Ministério da Saúde espera pela Anvisa para que possa tomar as providências, principalmente comprando vacinas comprovadamente eficazes”.
PONTO FINAL
Uma disputa rápida. Começou em novembro e antes do Natal termina. A Copa Paulista 2020 se mostra atípica e na fase do mata-mata a competição fica difícil e tensa. Embora saibamos não ser possível qualidade 100% por parte de um time formado do dia para noite, se o XV pretende mesmo o título, tem que passar esta tarde pelo Comercial e ao mesmo tempo mostrar evolução tática e técnica. Moises Egert, pelo que podemos observar, já tem sua equipe titular. Sem tempo para treinar, o mínimo a ase fazer é dar confiança aos jogadores e buscar resultados positivos com jogadas ensaiadas e bolas paradas. Chutar por chutar ou levantar a bola na área pelo simples fato de fazer o óbvio, não resolve. É necessário noção prática. Em Ribeirão Preto, muitos erros de passe e esse detalhe faz parte do fundamento. Em se tratando de atletas profissionais, preferimos imaginar falta de controle emocional ou pelo menos necessidade de mais tranquilidade e atenção. Sem o entrosamento ideal, só existe uma saída: a superação. Considerando que o XV tem alguns bons jogadores e que o técnico é competente, vamos torcer por um futebol determinado. Cabe ao XV, jogando em casa, não deixar o adversário ter liberdade, devendo ditar o ritmo do jogo mesmo que na base da garra. Preocupa ainda a presença de atletas em diferentes estágios preparatórios, não por culpa do XV, mas a falta de uniformidade física. Precisará o XV para eliminar o Comercial, muito do lado emocional, mostrando inteligência futebolística.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.