(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Estamos de volta. Vamos continuar com o nosso propósito de noticiar, informar e opinar, sempre de forma honesta e respeitosa. É verdade que mudança de ano significa tão apenas seguir um novo calendário, pois, com raríssimas exceções, tudo continua igual. Nosso grande drama continua sendo a pandemia que, infelizmente e até espantosamente é ignorada por milhões, que, sem qualquer preocupação ou mesmo constrangimento, frequentam praias e eventos dos mais variados, como não existisse nenhuma anormalidade. Não acabarão políticas, posturas e conceitos divergentes, enfim, seguiremos a vida com cada um defendendo aquilo que quer ou acha correto. Mas, se o mundo não muda, você pode mudar. Pelo menos fará bem ao se interior. Hoje, Dia de Reis, e, que os magos Melchior, Gaspar e Baltazar posam fazer a diferença no seu dia a dia, lembrando da mira, ouro e incenso oferecidos a Jesus. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“Muita decepção com a política. Aliás, a política partidária é um inferno e por isso defendo candidatura avulsa. Não serei candidata a reeleição como deputada estadual. Se a eleição acontecesse hoje, disputaria uma vaga no Senado”.
Janaina Paschoal/PSL (Eleita Deputada Estadual com dois milhões de votos, professora licenciada de Direito Penal na Faculdade de Direito da USP, atualmente licenciada, em entrevista a Folha de S. Paulo).
OLHO NO OLHO
Não se justifica tanta demora por parte do Governo Federal – ou da Anvisa – no que diz respeito as providências urgentes e indispensáveis para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Se devem partir dos laboratórios o interesse em procurar pela Anvisa, como disse dias atrás o presidente Jair Bolsonaro, cabe unicamente ao seu governo, o mais rápido possível, correr atras de soluções pensando em benefício da tranquilidade, segurança e saúde do povo brasileiro. Discute-se aprovação e compra das vacinas, também de seringas e agulhas, enquanto inexiste de forma detalhada um plano visando a imunização da população. Se esse importantíssimo detalhe preocupa, não menos preocupante é ver milhares de pessoas ignorando um perigo eminente que mata, sem antes impor muitas vezes, sofrimento sem igual, com necessidade de UTIs e intubações. Enfim, sobram erros, falhas, irresponsabilidades dos dois lados. Vivemos a época do salve-se quem puder.
PONTO FINAL
A Câmara Municipal de Piracicaba começou 2021 com treze novos vereadores. Então, perfeitamente natural as mudanças. Também a nova mesa diretora mostra na sua composição a predominância de políticos estreando no legislativo piracicabano, lembrando que essa realidade tem a ver com negociações internas consequência da eleição do presidente da casa. E, nos primeiros dias de uma nova legislatura, já é possível sentir a possibilidade de uma divisão. Quanto a Prefeitura Municipal, os secretários nomeados se ocupam em conhecer a rotina, enfrenando uma dificuldade: as ausências dos comissionados, na sua grande maioria, que assessoravam diretamente os secretários nomeados pelo executivo. Antes de qualquer ação, os novos comandantes das diversas secretarias precisam saber quem é quem, inclusive com o trabalho de remanejar concursados, por ventura, fora da sua base, ou seja, da secretaria de origem. Sem os comissionados e com a máquina administrativa defasada em virtude de muitas aposentadorias, sem a devida e necessária reposição, as dificuldades aumentam. Esta semana, com certeza, os secretários nomeados pelo prefeito Luciano Almeida fazem levantamentos para posteriormente começar a repor as peças consideradas indispensáveis. E, muita gente pergunta: quando será possível sentir diferenças entre o governo municipal anterior e o que agora está começando a escrever a sua história?
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.