(Leia NO PONTO FINAL).
BOM DIA.
Começa a segunda quinzena de maio sem perspectiva de chuva para os próximos dias. Talvez domingo (23), a tarde, com pancadas isoladas. Noites e madrugadas frias (mínimas de 14 e 15 graus), e dia com sol, máxima entre 27 e 28 graus. Indicadores apontam para 35 graus no próximo final de semana: sábado (22) e domingo (23), sem mudanças nas madrugadas. A Igreja Católica comemora nesta semana, a Ascenção do Senhor. A importante data acontece no quadragésimo dia após a ressurreição: Jesus ressuscitado foi elevado a céu com seu corpo físico na presença dos onze discípulos. Para você um bom dia e ótima semana.
O QUE
ELES DIZEM
“O BRASIL TEM RESPONSABILIDADE DE LIDERAR SOLUÇÃO PARA A CRISE CLIMÁTICA”.
John Kerry (Advogado, ex-oficial da Marinha dos EUA, foi Secretário de Estado do governo Barak Obama. Também foi senador. Entrevista especial para a Folha de S. Paulo).
OLHO NO OLHO
Nos Estados Unidos, a orientação é para deixar a máscara em casa. Não é mais necessária. Exatamente o oposto do que acontece no resto do mundo, inclusive no Brasil. O presidente Joe Biden e a vice Kamala Harris, já apareceram caminhando em frente a Casa Branca, deixando se fotografar sem máscaras. Ambos alegres, sorrindo bastante. Lá, a ordem é usar a máscara apenas nos aviões, metrô e hospitais. As autoridades médicas esclarecem não haverá mais necessidade desses cuidados caso a pessoa esteja completamente vacinadas contra a Covid-19. Os Estados Unidos já aplicaram 264,7 milhões de doses. O presidente Biden, no entanto, pede que se alguém morar num estado em que as regras exigem a máscara, elas devem ser obedecidas. Também continua a luta para convencer muitos a se vacinar. A médica Rochele Walensky, diretoria do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, diz que o povo americano pode voltar a fazer o que ficou para trás. Sem a máscara.
OPINIÃO
Duas mortes que o país lamentou neste domingo (16): do jovem político Bruno Covas (41 anos) e da ótima atriz Eva Vilma (87 anos). Uma mesma doença (câncer) matou ambos depois de muita luta e complicações. Também Mário Covas (faleceu aos 70 anos) foi vítima do mesmo problema e o médico David Uip chefiou equipe média de ambos (do avô e agora do neto). Eva Vilma teve uma carreira brilhante: no teatro e na televisão. Atriz e bailarina, encantou com seu talento. Personagens marcantes marcaram sua trajetória e elas naturalmente serão revividas para a sorte de um público que vê uma geração extraordinária encerrando seu ciclo. Bruno tinha muitos planos e sonhos na política, lembrando que foi reeleito em novembro (2020) para comandar a Prefeitura de São Paulo. Apaixonado pelo Santos Futebol Clube, assim como o avô, lutou de cabeça erguida contra uma moléstia praticamente letal. Triste.
PONTO FINAL
Não era preciso ser nenhum especialista em futebol para saber que dificilmente o XV derrotaria o Atibaia. O nosso alvinegro teve alguns bons momentos, o Atibaia também, mas, o duelo de dois times fracos, acabou como começou: zero a zero. Enquanto o Atibaia mesmo perdendo garantiria a classificação, o XV, desesperadamente necessitava da vitória para não depender de ninguém. Empatou e classificou graças a um gol do São Bernardo aos 47 minutos do segundo tempo em Campinas, contra o Velo, que fez 1×0 aos 45 minutos da etapa final, estava classificado, tirando o XV, mas tomou o empate 2 minutos depois. Sorte do XV. O Atibaia teve chances contra uma defesa improvisada, pois Maurício Ramos saiu ainda no primeiro tempo por contusão, sendo improvisado o Savedra. Meio campo inconsistente atrás e na frente, e ataque sem qualidade. Já para o início da segunda etapa, o técnico Moises Egter poderia ter voltado com Juninho Potiguar, Marlyson e Tito, mas preferiu deixar Mazinho, Matheus Lagoa e Erison em campo, mesmo sem a mínima possibilidade de sucesso. Não muitas as preocupações para a segunda fase da competição no mata-mata. Primeiro jogo do XV contra om Oeste será em Piracicaba. A se basear pelo XV atual, chance zero. Porém, compete a diretoria quinzista, urgentemente, tomar providências para ter chance. Aliás, medidas esperadas e reclamadas que já poderiam ter sido anunciadas. A demora por pouco não causou a desclassificação.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.