(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Começamos uma semana que mostrará no decorrer dos dias, a elevação da temperatura. Ontem (30), 26 graus, hoje (31), 28 e chegaremos a 34 e 36 graus até o final da semana. Nuvens todos os dias, vento, mas infelizmente, nada de chuva. E, é a ausência da chuva preocupa cada vez mais. Com a crise mais forte dos últimos 90 anos, faltando água para a lavoura e gerar energia elétrica, o valor da tarifa mais uma vez terá aumento em setembro. Consequências sérias para a inflação que sofre desde a retomada das atividades após a parada no ano passado devido a pandemia. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“APRENDEMOS QUE PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO TEM ACESSO AO BÁSICO”.
Noël Priox (Administrador de nacionalidade francesa, 62 anos, desde os 25 na empresa, atual presidente do Carrefour, deixando o Brasil depois de quatro anos, após a consolidação da mesma na liderança do varejo alimentar brasileiro com a aquisição dos atacadistas Makro e Big).
OLHO NO OLHO
Continuam os comentários de bastidores em Brasília, sobre a necessidade de paz entre os poderes executivo e judiciário. O problema é que nenhuma das partes, mais precisamente o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do STF Alexandre de Moraes, querem recuar. Teria surgido por parte do ex-presidente Michel Temer, que se dá bem com as duas autoridades, a ideia de convidá-los para uma boa conversa. Muitos gostariam de ver essa paz selada antes do dia 7 de setembro, contudo parece uma missão quase impossível. Tanto o encontro como o entendimento.
OPINIÃO
A mudança da Pinacoteca virou uma disputa política: de um lado o prefeito Luciano Almeida, e do outro, PSDB e PT. Afinal, a Pinacoteca não vai desaparecer, pelo contrário, e segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o objetivo maior, é aproximá-la definitivamente da população, considerando que a mesma é ignorada pela maioria esmagadora do público. Como políticos nem sempre conseguem (ou não tem interesse) se entender, temos que esperar para ver o que vai acontecer. Talvez com direito a vários capítulos, poderemos verificar o peso da vontade política do prefeito e a força dos opositores.
PONTO FINAL
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, informa que Piracicaba registrou a primeira morte decorrente da variante Delta (AY.4) da Covid-19. O óbito é de uma mulher de 74 anos, com comorbidade, já vacinada com duas doses do imunizante Coronavac/Butantan. Além dela, outros cinco casos da variante foram confirmados pela VE na última segunda-feira (23/08), sendo dois homens e três mulheres, das idades de 10, 16, 41, 51 e 52 anos. Todos seguem sendo monitorados pela VE. A Pasta reforça que fez a verificação dos históricos destes pacientes para monitorar os casos e atuar de forma preventiva e evitar a transmissão da doença. Até o momento, não houve mais nenhuma confirmação da variente Delta (AY.4) em Piracicaba. A Secretaria lembra que a variante Delta (AY.4) tem maior perfil de transmissibilidade, porém, não tem apresentado aumento na letalidade ou gravidade dos casos. Mesmo assim, a Pasta pede que a população siga tomando os cuidados necessários como o uso de máscara, álcool em gel, bem como evitar aglomerações.
RESTAURANTES E BARES INISTEM COM AGLOMERAÇÕES E MÚSICA AO VIVO IRREGULAR
Na blitz noturna realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, a força-tarefa municipal realizou 59 inspeções, promovendo sete interdições, cinco notificações e dois autos de infração. A maioria dos casos de interdição/notificação de bares e restaurantes foi ocasionada por estabelecimentos que promoviam música ao vivo sem a devida autorização, assim como aqueles que não respeitavam o distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas e o número máximo de seis clientes permitidos por mesa. Clarice Bragantini, responsável pela força-tarefa, disse ser importante lembrar que nem tudo foi liberado, conforme o Decreto Municipal 18.847, com validade até 31/10. Os bares e restaurantes podem continuar com música ao vivo, desde que executadas por estabelecimentos credenciados pela Prefeitura para esta finalidade, atendendo ao protocolo especial que, entre outras determinações, inclui a instalação de barreira física de vidro, acrílico ou outro material eficiente, para separação entre o palco/músico e o público. A música ao vivo poderá contar com até três músicos com seus instrumentos, podendo a máscara facial ser retirada apenas no momento da apresentação. “Além disso, os estabelecimentos devem disponibilizar as suas mesas com o distanciamento de 1,5 a 2 m, com no máximo seis pessoas por mesa”. Ainda permanecem proibidos eventos em chácaras, edículas, barracões e similares que promovam aglomerações ou em locais que não possuem estrutura para eventos. As denúncias sobre festas clandestinas e aglomerações podem ser feitas pelos telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil) e 3426-1996 (Pelotão Ambiental).
VOLTO ANANHÃ.
ATÉ LÁ.