AUMENTO DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO PREOCUPA PREFEITO QUE PROCUROU PELO COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Começou a penúltima semana de setembro. Para variar, dias quentes e assim serão todos, pelo menos até domingo (26). Pensando bem, difícil agora são dias frios. Mais difícil ainda, a presença da chuva. E, mais do que nunca precisamos da bendita água que cai do céu. Crise hídrica acentuada, falta de água potável, com reservatórios e rios exageradamente baixos. Aliás, basta ver o nosso rio, o Piracicaba, com mato e pedra. Hoje (21), é o dia da árvore e, amanhã (22), oficialmente chega a Primavera, famosa estação das flores. Também nesta terça (22), comemoramos o dia do Contador, da Juventude Brasileira; dia 24, dia do Mototaxista e dia 25, fechando a semana, o Dia Nacional do Trânsito e do Rádio. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

NESSE MOMENTO DIGO QUE NÃO PRETENDO SE FILIAR A PARTIDO POLÍTICO E NEM ME CANDIDATAR”.

Rossieli Soares (Secretário de Educação do Estado de São Paulo).

OLHO NO OLHO

Hoje, terça-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro abre a 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O Brasil sempre é o primeiro a se apresentar e, a expectativa, é que o presidente brasileiro fale sobre vacinação e sobre o meio ambiente. Bolsonaro deixou o Brasil domingo afirmando que promete dizer toda a verdade. Sem surpresa, duas coisas certas e esperadas: Globo, Folha, Estadão e oposição condenarão a fala (seja qual e como for), e seus apoiadores aplaudirão. Simples assim.

OPINIÃO

O XV de Piracicaba terá na tarde de hoje (21), a partir das 15 horas, o seu segundo compromisso pela Copa Paulista. O São Bento, a princípio, deverá oferecer bem mais resistência em comparação com o Rio Claro, jogo da estreia na semana passada. Poderemos começar a ter uma noção real da capacidade técnica e tática da equipe piracicabana. É evidente ser ainda muito prematuro qualquer análise definitiva, pois o campeonato está apenas no começo. Por outro lado, vale a pena lembrar ser a Copa Paulista uma disputa curta, não existindo tempo disponível para acertos demorados. Quem quiser chegar lá no topo, precisa o mais rápido possível provar ter condições.

NOTÍCIA/INFORMAÇÃO/PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

A energia elétrica está mais cara. Vivemos nova crise hídrica e, a ordem é economizar além da energia, também, a água. Como economizar? Existem muitas dicas e tudo depende do bom senso do consumidor. Afinal, sabemos do perigo de um banho quente longo, torneira aberta para lavar carro ou calçada e outros detalhes mais. Fique sabendo ainda que o ar condicionado gasta tanto quanto o chuveiro elétrico; geladeira duplex ou freezer é uma armadilha. O que menos gasta é carregador de celular, depois lâmpada LEED. Ao passar roupa, também fique atento ao ferro ligado e, quando usar a máquina para lavar a roupa, junte quantidade que compense o uso tanto da água como da energia elétrica.

PONTO FINAL

O avanço nos registros de queimadas em vegetação neste ano, em Piracicaba, em meio à crise hídrica, requer atenção. De acordo com o Corpo de Bombeiros, durante a fase vermelha da operação Corta-Fogo, que ocorre de junho a outubro, meses com menos chuva, já houve aumento de 46% no registro de queimadas. Nesse período em 2020 foram registradas 339 ocorrências. Em 2021, até setembro, já são 495. A Prefeitura, por meio Defesa Civil e Pelotão Ambiental, presta apoio no combate aos incêndios. A operação Corta-Fogo é o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Governo do Estado de São Paulo, que integra diversos órgãos estaduais, com objetivo de, dentre outros, diminuir os focos de incêndio no Estado. Durante a fase vermelha, as ações de combate ao fogo e fiscalização são intensificadas. Durante todo o ano de 2021 (janeiro a setembro) já foram registradas 795 ocorrências de fogo em vegetação, enquanto que em todo ano de 2020 (janeiro a dezembro) foram registradas 611 ocorrências. O prefeito Luciano Almeida se encontrou, na última quarta-feira (15), com o comandante do Corpo de Bombeiros, Harley Washington Almeida Ferreira, e manifestou preocupação com o aumento dos incêndios na cidade. O foco de incêndio em vegetação mais recente ocorre na Serra do Monte Branco, desde a noite da última quinta-feira (16), onde a Defesa Civil atua na área dando apoio ao Corpo de Bombeiros. “Estamos em um momento bastante crítico de estiagem. Consequentemente nossa vegetação fica mais seca e propensa a focos de incêndio. Por isso nossa preocupação, uma vez que sabemos o impacto nocivo que eles têm no nosso ambiente. Pedimos que a população fique alerta e nos ajude a coibir ao máximo esses incêndios. Ao verificar algum foco de incêndio, já acionar os Bombeiros pelo 193”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

O diretor da Defesa Civil, Odair Luiz de Melo, pede também a colaboração da população para evitar focos de incêndio e lembra dos impactos à saúde. “Esse ano aumentaram muito as queimadas. Queimadas em áreas verdes, áreas de preservação permanente, áreas particulares, em volta de nascentes, em ecoponto. A população tem que ter uma conscientização maior. No sentido de preservação dessas áreas, tomar mais cuidado com bitucas de cigarros, velas, isso tudo pode agravar”. O Pelotão Ambiental, da Prefeitura, atua na parte administrativa para coibir os incêndios propositais, por meio de notificações e autos de infrações. Neste ano, de janeiro a agosto, o órgão registrou 436 ocorrências, com 23 notificações preliminares e 146 autos de infrações. Geralmente, o Corpo de Bombeiros, quando atende uma ocorrência, entra em contato com o Pelotão Ambiental. A multa para fogo de pequena monta, como em quintal ou em resíduo localizado, é de R$ 460,44. No caso de incêndio de grande proporção, como em terrenos e outras áreas, a multa é de R$ 2,24 por metro quadrado. Quando o munícipe flagrar alguém ateando fogo em alguma área deve ligar para o Pelotão Ambiental pelos telefones (19) 3426-1996 e 3426-4307.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.