(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Na medida que vemos a queda dos casos da Covid-19, também temos notícias sobre o fim da obrigatoriedade do uso da máscara. Governo de São Paulo já anunciou sua disposição no sentido de desobrigar o uso da referida proteção a partir de dezembro em lugares abertos. Porém, já com muita facilidade, se vê gente sem máscara pelas ruas. Estádios de futebol já estão com lotação máxima e a máscara, cada vez mais está desaparecendo. Deve acontecer o mesmo com eventos em geral. Também restaurantes e bares se preparam para o fim dessa obrigatoriedade. Réveillon está se aproximando, carnaval chega rápido e, a tendência são as fastas acontecerem. Por outro lado, convidamos a todos a verificarem as consequências em várias cidades no exterior, onde o coronavírus está de volta. Parte da Europa já fala em quarta dose e, os chineses mais russos, voltaram a sofrer com a fatal doença. Por isso, precisamos de cautela e o máximo de responsabilidade. Não dá para brincar com coisa séria. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“A VITAMINA D É INDISPENSÁVEL E TEM INFLUENCIA DECISIVA NA SUA SAÚDE. O SOL, A ALIMENTAÇÃO, OS EXERCÍCIOS, TUDO P0DE FAZER A DIFERTENÇA. DAÍ PARA DORES NO CORPO E CANSAÇO, É UM PASSO”.
DURVAL RIBAS FILHO (Nutrólogo e presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia).
OLHO NO OLHO
A TV Jovem Pan entrou em atividade no último dia 27 de outubro. Portanto, completa hoje (5), tão apenas nove (9 dias). Pouco mais de uma semana, e já faz grande sucesso. Nesse ritmo, com facilidade vai dominar, com todos já percebendo que a concorrência começou a perder o sono. Surpresa? Nenhuma. Quem vive ou pelo menos acompanha o dia-a-dia do jornalismo, conhece os segredos da mídia, sabe que isso poderia acontecer. Qual o mistério? Simplesmente a transparência. De uns tempos para cá, a imprensa fala somente em liberdade numa ligação direta com democracia, no que não está totalmente equivocada, no entanto, impossível a consolidação dessa vida equalitária, sem a imparcialidade. A Jovem Pan deixa seus profissionais opinarem a vontade, sempre com posturas (ou opiniões) contra ou a favor, o que não acontece nas demais emissoras e redações de jornais. Com um jornalismo dinâmico, ágil, transparente e principalmente imparcial, a Jovem, Pan, já consagrada no rádio, vai logo comandará a audiência também na televisão. Temos dito repetidas vezes: em época de redes sociais, ninguém mais consegue enganar.
OPINIÃO
É possível ou não, em Piracicaba, o trânsito diminuir o tempo de espera nos semáforos, quando aparece o vermelho? Simples: nos dias diferenciados (considerados não úteis), caso do domingo e feriado, com trânsito lento, sem grande movimento de veículos pelas ruas, poucos tem a paciência de esperar pelo verde. Então, avançam, não respeitam o vermelho, o que além de errado, não é decisivamente uma boa ideia ou exemplo. É ou não motivo para as autoridades refletirem?
PONTO FINAL
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, promove nesta sexta-feira, hoje, dia 5 de novembro, às 19h30, no auditório Helena Rovay Benetton, um encontro especial com a Família Veneno, com o tema “Semeando a Trajetória dos Saberes da Arte Circense: Rico Veneno e Família”. A entrada é gratuita e as vagas limitadas com agendamento, sendo obrigatório o uso de máscaras. O encontro contará com bate-papo abordando o início e a trajetória da família circense, conversas e interação com o público e exposição de fotos do acervo pessoal da família. No evento, serão entregues exemplares autografados da obra Circo do Veneno, de autoria de Diógenes Donisete Moreira, o palhaço Rico Veneno. O Circo do Veneno foi criado na década de 1940, por Osvaldo Moreira. Era instalado em terrenos baldios pelos bairros da cidade de Piracicaba e levava entretenimento por onde passava, com suas peças cômicas e populares. No encontro no Museu Prudente, também será traçada uma linha do tempo enfatizando o potencial educativo e transformador do circo, além de seu aspecto cultural e lúdico para o imaginário coletivo. As atividades artísticas originadas do circo oportunizam o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da cooperação ao serem utilizadas como elemento cultural. Também o público poderá apreciar imagens da trajetória da família Veneno que retratam o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos artistas. As vagas são limitadas e o agendamento deverá ser realizado pelo telefone ou e-mail do Museu Prudente de Moraes. O evento seguirá todos os protocolos sanitários vigentes, como uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.