BOM DIA.
A chuva não dá trégua em Piracicaba. Era muito comum no final da tarde, agora no final da noite. O cidadão reage naturalmente: “Esperado. Afinal estamos em janeiro”. Realmente. Ainda tem fevereiro e março, também época de chuva. Sempre fica a expectativa do rio Piracicaba transbordar ou não. Contudo, preocupa mais os alagamentos nos pontos já conhecidos. Quem está na rua, estaciona seu veículo para qualquer ocupação ou compromisso, não esconde o temor. Os pontos ou locais já conhecemos. Gente que pode ter o seu veículo avariado e casas residenciais ou comerciais com grandes prejuízos. O jeito é arrumar dinheiro para acabar com os pontos críticos. Talvez, no momento, para acalmar o impossível, o jeito seja uma coletiva esclarecedora com todos os dados técnicos e os custos.
DATA DE HOJE
Dia da criação dos Correios e Telégrafos no Brasil
Dia do Carteiro
Dia da fundação de São Paulo
TEMPO EM PIRACICABA
(Quinta-Feira)
Máxima: 32ºC Mínima: 22ºC
Sol nasce às 6h45. Pôr do sol: 19h59.
Umidade: 34%
Vento: 9 km/h.
Chuva: 80% (7 mm). Tarde e noite. Pela manhã muitas nuvens.
NOTÍCIAS&CRÍTICAS
XV foi goleado no Barão. 4×0 para o Oeste e o clima fica tenso no Alvinegro.
Zero a zero no primeiro tempo XV x Oeste. De repente o primeiro e ninguém mais jogou no time piracicabano.
Gully pediu para falar na coletiva. Criticou a torcida e pediu para não vaiar o time. Disse ainda que as vaias podem ser para ele.
Sábado, Alvinegro piracicabano jogará contra a Portuguesa de Desportos, 16 horas, no Canindé.
Ártemis inaugura posto policial com apoio do CONSEG e moradores do bairro. O mesmo dará apoio a Policia Civil, Guarda Municipal e Policia Militar.
Dia 6 de fevereiro, ACIPI promove três palestras a partir das 19 horas: autogestão, marketing pessoal e conflitos e negociação.
Febre Amarela: até agora, em janeiro, mais de 58 mil vacinas aplicadas. Em todo 2017, quase 26 mil. Sempre esclarecendo: Piracicaba não está na rota. Ou seja, nenhum caso registrado na cidade.
O alerta acontece há longa data: o perigo das pipas (papagaio). Porém, centenas de registros aconteceram nos últimos anos. Felizmente sem mortes, mas com prejuízos para a rede elétrica.
BASTIDORES
Hospital das Clinicas, em São Paulo, realizou quatro (4) transplantes de fígado socorrendo pessoas que chegaram em estado crítico acometidas pela Febre Amarela. Procedimento inédito, com resultados finais ainda desconhecidos. Todos ainda em observação ou recuperação. Detalhe é o custo. Direção do hospital diz ser muito alto. Ainda sem custo final, pode ficar entre 3 e 4 milhões de reais. Para dar sequência ao tratamento, hospital precisa de reforço de caixa e mais gente, pois médicos e enfermeiras se mostram exaustos. O custo é grande por causa da quantidade brutal de drogas e hemoderivados. Exames (eletroencefalogramas) contínuos. Usa-se a todo momento plasma, plaqueta para monitoramento (três a quatro vezes por dia) por causa da coagulação. Em estado crítico (falência hepática) a pessoa vai imediatamente para a sala de cirurgia com trabalho árduo e demorado esperando pelo fígado. Depois, na UTI, vive com ajuda de aparelhos e em hemodiálise. Em seguida luta contra imprevistos até 3 a 5 dias. Então, aguarda-se pela recuperação e evolução.
INFORMAÇÃO
São Paulo, uma cidade que encanta, com intensa movimentação, muito trabalho e vida noturna agitada, está aniversariando nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro. Fundada em 1554, está completando 464 anos. O dia 25 foi escolhido em homenagem a fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira, lembrando que o colégio nasceu graças a iniciativas dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. Com uma população de 12.106.320 (último censo), São Paulo, capital dos paulistas hoje tem como prefeito municipal João Agripino da Costa Dória Junior ou simplesmente João Dória (PSDB). Considerada a locomotiva do país, São Paulo encanta notadamente os empreendedores, pois os negócios de todos os segmentos fluem, movimentando a economia, alavancando a prosperidade.
TRÊS TEMPOS
LI
A exemplo de todos, também esperávamos pelo julgamento em Porto Alegre. Não como torcedor. Tanto assim, que li (e muito) sobre o recurso. Opiniões de juristas, colunistas contra e a favor, e naturalmente dos nossos colegas jornalistas, notadamente aqueles que merecem nosso crédito. No TRF-4 nenhuma novidade.
VI
Manifestações sempre devem ser aceitas e incentivadas. Nada como o povo nas ruas. Só que é preciso o protesto correto. Civilizado. Ridículo povo contra povo. Nesse momento é possível avaliar QI.
OUVI
Pela primeira vez me dispus a ouvir (e atentamente) a apresentação dos votos no TRF-4. Incontestáveis. Aprendi ao longo da vida pessoal e jornalística, que a justiça é soberana. Tem que ser respeitada. E, segunda condenação (por unanimidade) é sinal para o fim.
DICA
Combinação de altas temperaturas com a umidade das chuvas facilita a proliferação de micro-organismos que podem causar doenças. Existem orientações. Anote: a) abra as janelas, principalmente na parte da manhã; mantenha colchões, tapetes e sofás higienizados; limpe sempre o guarda roupa ou outros móveis do quarto e não esqueça da cozinha e banheiro. Dica: dilua meio copo de vinagre (tipo 6% ácido acético) em um recipiente com a mesma medida de água. Use esponja (sempre lado amarelo) evitando mármore, granito ou outra pedra. Se preferir, faça um teste para verificar se a coloração da superfície não ficará danificada.
PONTO
FINAL
E, agora? Qual será a reação ou providência do ex-presidente e do PT? A mídia apresenta mil possibilidades, mas a verdade é que Lula precisa mesmo é se preocupar com uma prisão e o PT se realmente quer ou não estar na eleição de outubro. Pode até registrar a candidatura de Lula, mas ela será cassada. Pode ser que o desespero do PT não seja tanto a candidatura do ex-presidente, mas a dúvida ou dificuldade quanto a um outro nome. O famoso Plano B. Hora de voltar a realidade. De colocar os pés no chão.
LEMBRETE
A falta de amor é maior que todas as pobrezas”. (Santa Tereza de Calcutá).