BOM DIA.
Tempo de eleição, mas a vacinação contra sarampo e poliomielite também continua fazendo parte da nossa agenda. E, preocupa. Todos estranham a dificuldade para se atingir a meta (95% das crianças brasileiras de 1 a 5 anos) e até agora, faltando nove dias para a data final (31 de agosto), apenas metade procuraram a vacina. No passado poderiam até dizer que o Brasil é o terceiro mundo, mas prestem atenção no que está acontecendo na Europa: o maior número de casos de sarampo na década. São 41 mil, com 37 mortes confirmadas. Ucrânia é a mais afetada. Sem dúvida, um problema grave e que deveria e deve merece mais responsabilidade por parte de todos.
DATA
DE HOJE
Dia do Supervisor Escolar
Dia do Folclore
Dia de N.S. Rainha
O QUE
ELES DIZEM
“Não se pode ficar muito perto do poder. Ele queima”.
José Maria Trindade (Jornalista/Repórter da rádio Jovem Pan).
INFORMAÇÃO
Começa esta noite no anfiteatro da Universidade Metodista de Piracicaba (Campus Taquaral), o 12º Congresso Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. Abertura esta noite (22), 19 horas, com palestra do jornalista Augusto Nunes que falará sobre “Bastidores da mais curta e importante campanha Presidencial”. Ele atenderá a imprensa às 18hs30. Amanhã (23) será a vez da jornalista Cristiana Lobo (Globo News) e o tema será “Brasil pôs eleições: qual o rumo?”.
DICA
SAÚDE
O própolis é uma substância aliada da sua saúde, principalmente no inverno. Ele fortalece o sistema imunológico ativando as células de defesa do corpo e também tem ação antibacteriana. Mais: cicatriza e regenera os tecidos, podendo ser utilizado para tratar feridas e queimaduras.
CERTO &
ERRADO
Sempre que estiver no volante observe se alguém quer utilizar a faixa de pedestre. O CERTO é você parar o veículo.
Na rede social, evite exposição pessoal. Vaidade ou irresponsabilidade pode custar dor de cabeça na medida que se aperfeiçoam as leis. É ERRADO postar, curtir, compartilhar sem analisar.
ELEIÇÕES 2018
Debate na televisão com participação de candidatos a Presidência da República dá uma parada voltando acontecer apenas em setembro, dia 9, às 19h30, unindo Gazeta e Estadão. Já para governador do estado, tem debate amanhã (24), na RedeTV, às 22 horas.
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
Por que os candidatos a cargo executivo apenas dizem o que vão fazer e não explicam como fazer?
PONTO
FINAL
Toda morte entristece. Mas, especialmente nós jornalistas lamentamos o falecimento de Octávio Frias Filho. Um competente profissional, uma referência, com apenas 61 anos de idade é levado por uma doença quase sempre fatal. Durante 34 anos liderou a Folha de S. Paulo e como diretor de redação, transformou o famoso jornal paulista num líder nacional de tiragem. Para chegar lá, ele modernizou a Folha em todos os sentidos. Liderou a confecção do “Manual de Redação” que foi atualizado agora em 2018. Leitura agradável, articulistas consagrados, tem toda a influência de Octávio Frias Filho que mensalmente escrevia para o caderno Ilustríssima, onde aliás divulgou o texto “Jornalismo, um mal necessário”. Seu irmão, Luiz Frias é o presidente da empresa (Folha da Manhã S/A), Maria Cristina assina a coluna Mercado Aberto na própria Folha e uma outra irmã, Maria Helena, é médica. Teve câncer diagnosticado no pâncreas em setembro de 2017. Era casado com Fernanda Diamant, editora da revista literária Quatro Cinco UM e deixa as filhas Miranda e Emília. Fará muita falta.