O XV FAZ OPÇÃO PELO 4-2-4
(leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Nada mudou. De ontem (22), para hoje (23), assim como em muitos outros dias que ficaram para trás, um sol para cada um. Em Piracicaba e dezenas de cidade paulistas e milhares de brasileiras. Ontem (22), um dizia para o outro: “Dessa vez, ninguém vai sentir saudade do calor ou reclamar do frio quando ele chegar”. Pode ser. Afinal, nunca estamos contentes e ser resmungão faz parte. Quarta-feira e tem futebol no “Barão” com o XV, com uma nova cara, buscando três pontos diante da eterna simpática Portuguesa de Desportos. Previsão de noite quente, sem descartar a chuva. Então, se mostre precavido. Torça bastante pelo glorioso Nhô Quim. Temperatura hoje (23): 34ºC (máxima) e 23ºC. (mínima). Chuva (10mm.): pancadas isoladas a tarde e noite. Vento: 8 km/h. Lua cheia. Um bom dia para você.
DATA DE HOJE
Dia Internacional da Medicina Integrativa
O QUE
ELES DIZEM
“O técnico fechar ou não o treino, para mim, nada muda. Não vou aos treinos e vendo os jogos consigo fazer as avaliações que quero e as considero importantes”.
Tostão (ex-jogador e articulista).
BASTIDORES
Mais doze dias e a Câmara Municipal de Piracicaba volta com as sessões ordinárias e extraordinárias. Poucas mudanças para o biênio 2019/2020. A população pode ou não sentir as diferenças, mas quem vive nos bastidores, se quiser, poderá observar possíveis reações. É verdade também, que, até o momento, não existe indícios de que isso possa acontecer. A disputa (interna) pela mesa diretora em dezembro foi intensa e como não poderia deixar de ser, sempre termina com abraços e lamentações. O normal ou esperado, é que tudo caminhe com naturalidade, pois terminada a disputa, segue a vida. Contudo, existem comentários de que alguns pisaram na bola.
FIQUE SABENDO
Entrevistas em sete regiões metropolitanas do país, mostraram que a cerveja é disparada a bebida alcoólica preferida dos brasileiros. Segundo pesquisa da Kantar Wordldpanel (empresa internacional que lida com conhecimentos de consumidores), 18 milhões de brasileiros saem de casa e vão a algum lugar para beber cerveja movimentando cerca de R$ 8,5 bilhões no ano. Depois da cerveja, a preferência é pela cachaça. Segue: o vinho tinto, vodka, vinho branco, champanhe, tequila, whisky, conhaque e gim.
PERGUNTAR
NÃO OFENDE
Operação tapa buraco (normalmente com resultado insatisfatório) e uma dúvida eterna: o serviço é mal feito ou o produto utilizado é ruim?
PONTO FINAL
Deu certo em Limeira e esta noite em Piracicaba o XV repete o 4-2-4 contra a Portuguesa. Existe ao mesmo tempo a necessidade do técnico conseguir variar o esquema de acordo com o adversário e as circunstâncias do jogo. No passado, o Santos consagrou o 4-2-4 com Dorval (Peixinho), Coutinho, Pelé e Pepe, lembrando que o esquema nasceu com o técnico Martim Francisco em 1951. Depois apareceu o 4-3-3 e novamente o Brasil fez sucesso com Zagalo no lugar de Pepe. Outros tempos e com os esquemas fixos. Hoje, na modernidade, alterna-se, ou seja, muda-se a todo instante: de jogo para jogo e durante o jogo. Temos o 4-2-3-1 (contra-ataque), 4-5-1 (posse de bola), 5-3-2 (bola longa), o já famoso 4-1-4-1, lembrando que com a bola rolando surge o 4-3-3; 4-4-2 e até o 4-2-3-1. Tarcísio Pugliese, técnico do XV de Piracicaba, tem treinado o 4-2-4 moderno, ou seja, com participação ativa dos laterais e com os atacantes ajudando o meio campo e vice-versa. São muitas as análises e preferências. No futebol atual muito se cobra do volante que precisa saber conduzir e passar a bola e o meio campista armar e passar com eficiência, independente da distância. Naturalmente o grande problema é encontrar o jogador certo para o ligar certo lembrando que em determinadas posições existe a escassez de bons jogadores. E, craque (de verdade) atualmente, é coisa rara.