PADRE JOÃO CARLOS: UM ANO NO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES.
(ENTREVISTA).
BOM DIA.
Nesta segunda (18), um BLOG especial, dia de entrevista. O Padre João Carlos da Cunha é o nosso convidado, ele que está completando um ano no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres. E, como sempre, o tempo passou depressa. Assumiu exatamente em 9 de fevereiro de 2018. Uma coisa é certa: foi muito bem recebido e com rapidez a comunidade assimilou seu jeito e seus métodos. O que mais marca no Padre João é a simplicidade e faz tudo acontecer com muita facilidade. Muitas são as suas marcas. Dois exemplos: sempre está na porta da igreja para receber seu povo quando das missas; anda, passeia pela igreja nas homilias e conversa com todos que o procuram. E, o Padre João Carlos? Se adaptou fácil? Fomos até ele para essa e outras perguntas e curiosidades. Confira.
DATA
DE HOJE
Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.
ENTREVISTA
PADRE JOÃO CARLOS DA CUNHA
(Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres).
COMO FOI UM ANO NO SANTUÁRIO?
Tranquilo.
ENCAROU COMO UM DESAFIO?
Tinha a expectativa de uma novidade.
COMO FOI A ADAPTAÇÃO?
Todo começo tem seus detalhes. Com o tempo fui observando e todos me conhecendo. Transcorreu com naturalidade.
SEM DIFICULDADE?
Não digo dificuldade, mas repito, detalhes muitas vezes complicados. Porém, sabia e sei que é normal. Cada padre que passou por aqui tinha seu jeito de trabalhar e se relacionar com a comunidade. Natural.
MUDANÇAS ACONTECERAM?
Sim. Também acho normal. Cada um tem seu método, seu modo de agir. Procurei fazer alterações e adaptações de acordo com minhas convicções. Porém, sempre dialogando.
UMA CONQUISTA?
Acredito que a compreensão, consequentemente confiança e ajuda do bairro, da comunidade local. Isso facilitou e facilita a convivência.
DESAFIO DO MOMENTO?
Quero terminar as obras da Casa Paroquial e cuidar do nosso Salão Paroquial. Sempre tem desafios, trabalhos, enfim, coisas para fazer. O Importante é que hoje a união é grande e todos ajudam.
ALEGRIA E TRISTEZA.
Sem tristeza. Alegria é ver o Santuário sempre cheio, como no Natal. Levamos um pequeno susto com a queda da energia elétrica no dia 24, mas soubemos administrar identificando o problema. Aliás, sempre temos imprevistos e o correto é não deixar que se repita. Consertamos.
PREOCUPA UMA TRANSFERÊNCIA SEM DATA?
Não. Chego e saio tranquilo. Todas as igrejas são casa de Deus.
EXISTE PRAZO DEFINIDO?
Não. Cada bispo tem um perfil. O Vaticano sugere seis anos.
REDE SOCIAL. USA MUITO?
Ela é importante. Um avanço. Mas, tem o lado bom e também ruim. Depende de cada um. Tem nos ajudado. Nos comunicamos com a comunidade, convidamos para visitarem o Santuário, transmitimos as missas e o compensador são os recados que os fiéis deixam.
ACOMPANHA A NOVELA JESUS?
Na Record? Não. Também não a crítico. Novelas ou qualquer trabalho é passível de gosto e cada um tem seu ponto de vista. Porém, é preciso saber analisar e entender.
EPISÓDIO JOÃO DE DEUS CJHAMOU SUA ATENÇÃO?
Apenas lamento. É o que eu digo, precisamos sempre estar atentos para entendermos como tudo acontece. A vida nos proporciona de tudo e cabe a você saber optar ou escolher.
UMA PEROCUPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA.
São várias, depende das circunstâncias ou momentos. Atualmente, por exemplo, cito a corrupção. Inadmissível.
OBRIGADO. DESEJO OUTRO BOM ANO.
Também agradeço. Convido a todos a frequentar o Santuário. Aqui, todos nós dizemos sempre: “Nosso Santuário, nossa casa”. Venham. Garanto que valerá a pena.
FRASE
“A FÉ NOS FAZ NOS CRER NO INCRÍVEL, VER O INVISÍVEL E REALIZAR O IMPOSSÍVEL”.
VOLTAMOS AMANHÃ. ATÉ LÁ.