● Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ● Dia Nacional do Progresso ● Dia Mundial do Vôlei ● Dia do Artista Lírico ● Dia Mundial do Diabético.
BOM DIA.
Inflação, desemprego, segurança, moradia, enfim, a lista das nossas preocupações é enorme. Tudo isso e muitas outras coisas desse mundo moderno tiram a nossa tranquilidade. Mas, não deve existir mal pior que a falta de saúde. Por isso, cuidar dela é indispensável. Pior ainda, a doença que se pode combater, resolver, mas isso não se faz. É o caso da dependência do álcool e da droga. Acontece em Piracicaba desde ontem, até amanhã, quarta-feira, mais uma semana, a décima sétima edição de combate ao álcool e as drogas, promovido pelo Conselho Municipal. Onde quero chegar: não espere só das nossas autoridades ou de outros, as providências. É preciso ficar atento. É necessário se preocupar com tudo o que acontece na nossa casa, na nossa frente, diante dois nossos olhos. Então, quando se acorda é tarde. Se preocupe, observe, converse e se necessário, aja. A pior coisa é o descaso, a omissão, o desinteresse, muitas vezes até argumentando que o problema não lhe pertence. Mude. Se interesse. Podendo participar, participe. Não irá se arrepender.
DESTAQUE
“Até aqui, tudo bem apesar das grandes dificuldades. Porém, a administração trabalha com extrema responsabilidade e seriedade. Compromissos estão em dia, até mesmo com o funcionalismo. Já nos preparamos para o segundo semestre, um período talvez até com mais dificuldades.”
Erotides Gil (Secretário da Administração sobre a situação financeira da Prefeitura Municipal de Piracicaba)
ÔNIBUS: AUMENTO
DE PREÇO É ESTUDADO
Sem qualquer conotação oficial, gestores já se debruçam em planilhas e números analisando um possível aumento no valor das passagens de ônibus no município de Piracicaba. Por enquanto não existe qualquer informação sobre percentuais ou mesmo data.
TURISMO
PASSAGEM DE TREM ESGOTADA ATÉ 2018
Hoje, o foco é para o Japão. Uma atração é o trem Shki Shima, com 17 suítes de luxo, três delas com dois andares, banheira e lareira. Começou a circular neste mês de junho. O veículo tem capacidade para 34 passageiros com partida e chegada apenas na estação Ueno, em Tóquio. Viagem mais longa leva você à Ilha Hokdaido, distante mil quilômetros e a mais curta acontece ao redor da capital. Preço: a partir de 320 mil ienes, 8 mil e 800 reais. Detalhe: passagens somente no próximo ano, pois estão esgotadas até março de 2018.
VAREJÃO COM
PREÇOS MENORES
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento através de pesquisa constatou numa cesta de 37 produtos, uma economia de 39,49%. A do varejão fica em R$ 143,11 e na iniciativa privada R$ 199,63. Vantagem vigorou no último final de semana e termina hoje (27). Queda principalmente nos preços da laranja pera, banana nanica, chuchu, acelga e batata. Nesta terça, os varejões funcionam nos bairros Jupiá, Agua Branca, São Francisco e São Jorge.
CURTAS & MISTURADAS
● EXPECTATIVA: quem fica e quem sai do XV depois da eliminação no Campeonato Brasileiro. ● DATAS comemorativas são sempre bem vindas pelos restaurantes piracicabanos. ● CONTINUA em ritmo acelerado a reforma da Matriz Imaculada Conceição na Vila Rezende, agora com recuperação do brilho e qualidade do piso. ● ENCONTRO de Fuscas aconteceu em Campinas: o carro pode até sair de linha, mas jamais do coração dos brasileiros. ● PREFEITO Barjas Negri recebe no final da tarde de hoje a bancada do PPS e falta de dinheiro deve ser o principal assunto. ● FESTA do Divino em Piracicaba: de domingo próximo, dia 2 até outro, dia 9. ● CLAUDETE Rodrigues dos Santos, assumindo a gerência geral, trabalha com o objetivo de aumentar contatos da Sicredi em Piracicaba. ● SANTO da casa não faz milagre: trabalho do diretor de futebol Beto Souza no XV só serve para aumentar a saudade do Paulo Morais. ● AUTORIDADES e nem mesmo médicos conseguem entender baixa adesão a vacina contra a gripe. ● BONITA e merecida a conquista piracicabana (campeã) dos Jogos dos Idosos.
NEGÓCIOS
ESPERANÇA NÃO MORRE
De vez em quando o assunto ganha destaque. Os setores dos jogos de azar voltam a se movimentar sonhando com a legalização no Brasil. Defendem a tese que houve um esfriamento do caso por causa da instabilidade política em Brasília. Também a associação de resorts defende o jogo legalizado, argumentando que seria um grande atrativo para os turistas. Hoje existem dois projetos de lei tramitando, um na Câmara dos Deputados e outro no Senado. Acredita-se que o mercado de jogos no Brasil movimentaria anualmente 20 bilhões de dólares.
LEITURA RÁPIDA
LI
Fernando Henrique Cardoso disse que nada viu de expressivo na administração João Dória até aqui. Certo ou não, é estranha a crítica pública quando o PSDB cada vez tem menos gente qualificada para uma disputa eleitoral. FHC tem surpreendido muitos com palavras e posturas inesperadas.
VI
Na televisão, o ministro da Justiça Torquato Jardim, visivelmente constrangido, tentou explicar que não tem a intenção de mudar o comando da Polícia Federal como foi divulgado. O detalhe é que ele acabou não convencendo e se levantando foi embora.
OUVI
A respeito da liberação dos remédios inibidores de apetite pelo governo brasileiro, enquanto os mesmos são proibidos lá fora, um médico disse o seguinte: “Nenhum médico consciente receita. Você vai se responsabilizar por um medicamento condenado. Impossível ignorar avaliações de um mercado sério, ou seja, o estrangeiro”.
FUTEBOL
NENHUMA SURPRESA
Marcio Fernandes deixou o XV. Era esperado. Só continuaria caso o alvinegro continuasse no Campeonato Brasileiro. Seus auxiliares saem também. Custavam juntos 40 mil reais mensais. A expectativa: quem será o novo técnico. Dá arrepio só de imaginar o que pode vir. Até aqui, um ano desastroso em termos de planejamento do futebol no nosso XV.
VOTAÇÃO
DAS EMENDAS
Na tarde de amanhã (28), às 14 horas, a Câmara Municipal de Piracicaba realiza sessão extraordinária para discutir as emendas do PPA (Plano Plurianual). Depois da Audiência Pública do último dia 21, com a casa lotada, oito emendas foram apresentadas dentro do prazo legal pelos vereadores Laércio Trevisan Jr. (quatro), Nancy Thame (três) e Coronel Adriana (uma) e agora chega o momento das mesmas serem ou não aprovadas pelo legislativo.
PIRACICABA
(Informação das obras do jornalista Cecílio Elias Neto)
Chegando à Piracicaba, Prudente de Moraes teve sua acolhida comandada pelo irmão mais velho, o advogado Manoel de Moraes Barros. Já na Câmara Municipal, na sua primeira ação, dia 5 de outubro de 1864, mostrou-se tranquilo e seguro para falar a respeito do assunto “arrematação das rendas do município”. Foi claro: é inconstitucional. Piracicaba completa 250 anos dia 1º de agosto.