Prefeitura realiza dois encontros com comerciantes

PREFEITURA REALIZA DOIS ENCONTROS COM COMERCIANTES.

 (Leia no PONTO FINAL).

 

BOM DIA.

Depois de um final de semana marcado pelo frio e alguma chuva (fina e localizada), lentamente, os termômetros começarão a subir. Um pouquinho hoje (6), mais amanhã (7), com tempo ficando agradável na quinta (8) e sexta (9). Próximo final de semana, ao contrário do último, teremos o sol brilhando pra valer. É bom lembrar que o frio ainda não se despede. Afinal, o inverno só termina na segunda quinzena de setembro. Frio: tem que goste e quem não goste. Bom dia para você.

 

O QUE
ELES DIZEM

“Acredito que o comércio vai começar a se recuperar já em agosto, embora lentamente. Nos próximos meses teremos o Dia das Crianças, Brack Friday e o Natal. Estamos otimistas”.

Itacir Nozella (Presidente do Sincomércio Piracicaba).

Foto: Marcelo Germano

 

RÁPIDAS&MISTURADAS

• MUITA festa para a mídia piracicabana no início de agosto: dia 1, aniversário da rádio Educadora e dia 4, da Tribuna Piracicabana e do Jornal de Piracicaba.  COMÉRCIO da Noiva da Colina (corredores comerciais do centro e bairros) atenderão sexta até às 22 horas e no sábado (10), até 18 horas.  SALÃO Internacional de Humor de Piracicaba abre neste sábado, dia 10, no Engenho Central, distribuindo 68 mil reais em prêmios.  PRÓXIMO compromisso do XV pela Copa Paulista, nesta sexta (9), às 20 horas, no “Barão”, contra o Atibaia.  AGOSTO, mês da padroeira, o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres realiza jantar na sexta (9), a partir das 20 horas e quermesse no sábado (10), às 18 horas.  LANÇAMENTO do 1.o Prêmio Mirante de Jornalismo Ambiental, acontece hoje (6), às 14 horas, no Museu da Água, avenida Beira Rio 448.  SEGUE a reforma da Catedral de santo Antonio que mantém a matriz fechada com todas as atividades sendo transferidas para a Igreja São Benedito.  FILME Velozes & Furiosos – Hobbs & Shaw está em exibição no Shopping Piracicaba na semana de estreia, lembrando que continua em cartaz O Rei leão e o Homem Aranha.  CORRIDA Gazeta de Piracicaba (11.a edição), acontecerá no dia 25 de agosto com largada e chegada no Engenho Central.  INSTALAÇÃO do BAEP em Piracicaba movimentou roda a sociedade sendo coletada milhares de assinaturas: deu certo e o governo do Estado de São Paulo anuncia inauguração da unidade para o dia 15 de dezembro.

 

FIQUE SABENDO

SIMBOLISMIO

Há 75 anos, Noberto Odebrecht fundava a Odebrecht S.A. na Bahia. Três edifícios da empresa, na avenida Luís Viana, história e simbolismo da famosa empresa em Salvador, foram colocados a venda para enfrentar uma divida perto de 100 bilhões de reais.

 

VETADA

Sany e Junior, segundo Raul Gil, foram proibidos pela Globo de participar do seu programa (SBT), que lançou 100% Sandy e Junior. Trata-se de um quadro onde pessoas de todas as idades pudessem se apresentar desde que se julgassem parecidas com a dupla.

 

NOVIDADE

A Ambev constrói em Sete Lagoas, Minas Gerais, sua primeira fábrica de latas de alumínio. O investimento é da ordem de 700 milhões de freis e vai abastecer prioritariamente a região sudeste do Brasil.

 

PUNIÇÃO

Tem quem garanta nos bastidores de Brasília, que, dificilmente Deltan Dallagnol deixará de ser punido no Conselho Nacional do Ministério Público. Aconselham a se afastar voluntariamente, porém, seus amigos dizem que isso seria o mesmo que assumir a culpa. Enfim, clima nada confortável.

 

NEGADO

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, teve pedido negado pela Justiça Federal para voltar a atuar como advogada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi da juíza Carolina Lebos, da 2.a Vara Criminal de Curitiba. A dedução é de que a deputada petista queria apenas acesso diário a prisão.

 

PONTO FINAL

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), realiza hoje (6), dois encontros com comerciantes de rua, no Auditório do Centro Cívico. O primeiro, destinado àqueles que comercializam alimentos, acontece às 14hs e terá a presença de representantes da Vigilância Sanitária. O segundo, às 19hs, é destinado aos demais comerciantes. Durante os eventos, equipes do Sebrae Móvel farão atendimento para tirar dúvidas dos presentes. O encontro da tarde terá duas palestras. A primeira com a farmacêutica da Vigilância Sanitária, Alessandra Campos Totti, que falará sobre as técnicas de manipulação de alimentos, e a segunda com o consultor de administração do Sebrae, Anderson Santos, que dará dicas de atendimento ao cliente. No encontro da noite, Santos volta com o mesmo tema. O secretário de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, também participará dos encontros. Nos dois períodos, ele vai falar sobre o Projeto de Lei Complementar 9/2019, que altera as normas sobre comércio e prestação de serviços de rua. O objetivo do PLC é transformar e adequar a realidade da atividade econômica no que diz respeito à geração de emprego e renda. “Quando o Projeto de Lei Complementar nasceu, em 2006, o ambulante possuía a atividade como renda extra. Hoje, a realidade é outra. A atuação como comerciante ou prestador de serviço de rua passou a ser a principal renda para praticamente 100% das pessoas cadastradas na Semtre. Houve redução no número de empregos formais e diante da situação, as pessoas passaram a empreender. Consequentemente, apareceram pessoas que valorizam suas habilidades específicas e, até mesmo, se qualificaram e transformaram o dom em um negócio que gera renda”, disse o secretário. O PLC 9/2019 altera dispositivos constantes da Lei Complementar 178/2006. Entre as mudanças contempladas está a modificação da nomenclatura “comércio ambulante” para “comércio de rua” e de “ambulante” para “comerciante de rua”. Atualmente, 679 profissionais são cadastrados e autorizados a trabalhar pela Semtre. Além disso, os comerciantes de rua poderão contar com a ajuda de até quatro auxiliares, todos devem ser cadastrados na Semtre. A legislação atual permite apenas dois auxiliares. Houve ainda a modernização quanto ao exercício desta atividade, tanto no que diz respeito a atividade em si, quanto aos equipamentos. Além dos trailers, permitidos na Lei Complementar, passa a ser permitido o uso de módulos metálicos (espaços que lembram containers).

Foto: Justino Lucente / CCS

 

  VOLTO AMANHÃ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.