Cinco de julho

● Dia da Fundação do Exército da Salvação ●

 

BOM DIA.

Um dia a notícia é essa: “Energia elétrica terá seu valor reduzido”. Outro dia qualquer: “Sobe o preço da energia elétrica”. Também com o combustível: “Na bomba, no posto, agora você vai pagar menos”. Dia seguinte: “Sobe a gasolina”. A verdade é uma só: logo você já nem saberá mais o valor correto. A energia elétrica tem a tal da bandeira e o combustível vive sob uma nova política financeira-administrativa da Petrobras. Então, se seu orçamento é controlado, todo cuidado é pouco. A inflação está sob controle, dizem as nossas autoridades. Seguram arroz, feijão, óleo, açúcar, sal, fubá, enfim, a cesta básica. Mas, verifique a carne ou entre no varejão. Pior ainda em se tratando de material de higiene e limpeza. Uma vantagem de momento para nós piracicabanos: todo mês é inaugurado um supermercado na cidade. Isso força a concorrência. Na guerra dos preços quem sai ganhando é o consumidor. O caminho é pesquisar.

 

DESTAQUE

“É um novo desafio, mas sabemos o tamanho do peso que é representar o trabalhador”.

José Antonio Fernandes Paiva (Presidente do Sindiban e novo vice-presidente do Conespi)

Foto: Fabrice Desmonts / Câmara Piracicaba

 

AGRONEGÓCIO

DEZ ANOS DEPOIS

Vivíamos o ano 2000 e a preocupação da Coplacana era cada vez maior com os produtores agrícolas e pecuaristas que perdiam força com a plantação e colheita da cana de açúcar. Sinal dos tempos com a chegada das máquinas no campo. Depois de detalhado planejamento, investimento e pesquisas, foi criada a Unidade de Grãos. Uma novidade e também opção. Em 2007 foi inaugurada com a recepção de 100 mil sacas de soja. Hoje, chega a 1 milhão. Amanhã, um encontro de dirigentes, produtores, amigos e imprensa no café da manhã para celebrar o sucesso. Parabéns José Coral, Arnaldo Bortoletto e ao superintendente Klever Coral.

 

NO AR

SURGE A RÁDIO XV

O Departamento de Marketing do XV de Piracicaba colocou no ar na manhã da última segunda-feira (3) a Rádio XV.  Trabalho de uma dedicada e ousada equipe que tem Fernando Galvão a frente do projeto. Sessenta minutos de XV das 10 às 11 horas com direito a repeteco às 18 horas. Tem música para todo o gosto ocupando o espaço livre enquanto se espera pela informação. Mas outras produções virão como o giro de notícias, coletivas, entrevistas, etc. Tem tudo para se consagrar. O nosso alvinegro ganha visibilidade e ao mesmo tempo aumenta sua credibilidade perante a torcida e parceiros. (Acesse: www.radioxv.com.br).

 

SAÚDE

LINHAÇA É O MELHOR GRÃO

A linhaça é um alimento de origem vegetal que protege a saúde do coração. O maior motivo é a presença do ômega 3 e de ligninas, uma fibra igual a que encontramos na aveia e em outros cereais. A função do ômega 3 é de ser um mediador das relações inflamatórias e evitar que as células sejam prejudicadas. Cultivada pelas civilizações antigas do Egito e da China, a linhaça é rica fonte de micronutrientes. Além da fibra, aparecem vitamina B1 e magnésio. (Informações da Revista Viva Saúde).

 

MÍDIA

CHEGA A REDE SAVEGNAGO

Uma rede de supermercado. De Sertãozinho. Foi lá que tudo começou, terra da família Savegnago comandada pelo Sr. Aparecido. Primeira loja: dia 30 de agosto de 1976. Segunda em Ribeirão Preto. Terceira de novo em Sertãozinho. Depois não parou mais: Franca, Barretos, Matão, Araraquara, Monte Alto, São Carlos, Jaboticabal chegando a 40, todas no interior de São Paulo. A de Piracicaba é de número 38. Inauguração esta manhã na avenida Professor Alberto V. Sachs 650, bairro Nova América. Atendimento de segunda a sábado das 8 às 22 horas e aos domingos e feriados das 8 às 20 horas.

XANDÃO

ELE DEVE FICAR

Alexandre Torrezan sempre sonhou ser técnico. Assim como seu companheiro de time e zaga no passado, o atual técnico do Corinthians Paulista, Fábio Carille. De Saltinho, Xandão só não esperava que isso acontece exatamente agora. Porém, garante que está fazendo o possível para não perder a chance. O XV o convidou por causa da falta de tempo para encontrar alguém qualificado neste momento, da até inesperada Copa Paulista. Mas, ele tem tudo para ficar. Basta conquistar bons resultados. Dirigentes do XV vão observá-lo, bem como o poder dos adversários. Jogo a jogo.

 

TURISMO

SEMPRE A ETERNA CAMPOS DO JORDÃO

Uma cidade famosa. Conhecida e lembrada principalmente no inverno. Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira, numa área de 289,5 km². O frio está sempre presente. No calor, a média da mínima é de 12 graus. Agora no inverno, já registrou 1,1 negativo. No último censo, em 2015, o IBGE apontou 50.852 habitantes. Sobram lugares bonitos e acolhedores na cidade chamada de Suiça brasileira: teleférico, museu, parques, jardim botânico e entre outros lugares, a Pedra do Bambu, usado para acampamento e escalada.

Foto: site da Prefeitura de Campos do Jordão

 

CURTAS&MISTURADAS

● DIÁRIO Oficial do Estado publicou ontem (4) edital da licitação para as obras de recuperação da rodovia Luiz de Queiroz: orçada em R$ 57,3 milhões, abertura dos envelopes acontece dia 15 de agosto. ● FESTA do Divino continua: a partir de amanhã (6) toda noite tem jantar, leilão e música no Largo dos Pescadores. ● PREOCUPAÇÃO continua: o elevado nível de agrotóxicos nos alimentos que consumimos proveniente da lavoura. ● MUITA reclamação com respeito a bueiros entupidos em Piracicaba. ● LICITAÇÕES na Câmara Municipal de Piracicaba agora ao vivo na TV e hoje (5) a partir das 9 horas a compra de 1.200 galões de água mineral de 20 litros e 800 de 10 litros, orçados em R$ 17.586,68. ● HOJE (5) mais um dia sem chuva na Noiva da Colina com máxima de 22 e mínima de 10. ● SECRETÁRIO Pedro Mello comemora queda da mortalidade infantil em nossa cidade. ● PAIVA desconversa quando o assunto é seu futuro partido político argumentando que sua preocupação é observar e conversar com lideranças novas e antigas. ● VEREADOR Paulo Serra (PPS) também médico, durante recesso no legislativo estuda dois assuntos: educação e alimentos. ● DIRETORIA quinzista vai reforçar o elenco para a Copa Paulista sem pressa, ou seja, acontecerá de acordo com a necessidade.

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista Cecílio Elias Netto)

Registros da época indicam que o Engenho Central produziu em 1883, uma safra de 8 mil toneladas de cana. As 9 mil sacas de açúcar obtidas com auxílio de maquinário francês ganhou fama e o Engenho Central foi qualificado entre os melhores do Brasil. Resultado: o açúcar mais barato do Estado de São Paulo. Piracicaba se aproxima dos seus 250 anos.  Dia 1º de agosto.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.