Onze de julho

● Dia Mundial da População ●

 

BOM DIA.

Mudando um pouco o tom do papo diário, vamos hoje falar de futebol. O assunto é fora do campo. É evidente que nossa análise e em cima daquilo que a gente ouve e muitas vezes pode ser verdade ou não. Mas, de futebol todos entendem e todos gostam de falar. Já ouvimos um jogador, notadamente famoso, dizer que ama o time. Justifica que ali fez sua carreira, construiu sua vida e deve ao referido clube o seu sucesso. Por que não acreditar?  Mas, quando chega a hora de assinar contrato ele não tem o mínimo constrangimento e pede 500, 800 mil, 1 milhão de salário. Fora luvas, prêmios e outras muitas mordomias. Agora o comentário é de que Rogério Ceni discute sua multa com o São Paulo. O tricolor que é a vida dele, lhe deve 5 milhões de reais a título de multa em razão de o ter demitido como técnico. Clube quer negociar.  Por outro lado, dirigente não fica atrás: diz que coloca seu dinheiro no clube porque é torcedor desde criança. Acabou seu mandato, quer a grana de volta e se isso não acontecer vai até a justiça. Já vimos o clube ter seu patrimônio, inclusive estádio penhorado. Afinal, negócio é negócio. Não se mistura.

 

DESTAQUE

“Não existe nenhuma novidade. Tudo como antes. Estamos ansiosos e atentos, mas acho também que toda essa crise em Brasília atrapalha. Fala-se em uma Medida Provisória que contemplaria dezenas de hospitais”.

José Coral (Presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana esperando assinatura do Ministério da Saúde confirmando a renovação do contrato com SUS).

Foto: Del Rodrigues / Gazeta de Piracicaba

 

DATA DE HOJE

Em 1987, no dia 11 de julho, a contagem da população mundial atingiu a marca de 5 bilhões. Inspirado nesse episódio, a ONU decidiu em 1989 instituir o Dia Mundial da População. Estima-se que a evolução da população no mundo registra um aumento de 75 milhões/ano. Segundo a ONU, o maior objetivo com a instituição da data era e é alertar sobre a necessidade de se ficar atento com tudo o que acontece e a necessidade de planejar o desenvolvimento da população. A primeira preocupação é com a saúde. Depois, alimentação e a poluição aparece em terceiro lugar.

 

RODOVIA

NOTÍCIA BOA

SERÁ LIBERADO NESTA MANHÃ DE TERÇA-FEIRA (11) UM NOVO TRECHO DA SP-304 RODOVIA PIRACICABA-SÃO PEDRO. DEPUTADO ESTADUAL ROBERTO MORAIS VAI ACOMPANHAR DE PERTO A PARTIR DAS 9 HORAS.

 

FECHOU

MAIS LOJAS DEIXARAM O ESPAÇO

Depois do fechamento do Extra, na rua Regente Feijó, os estabelecimento comerciais anexos aos poucos foram deixando o local. Lotérica, casa de óculos e de calçados também saíram. Bradesco mudou ali mesmo: apenas de lugar. Ficaram dois locais para alimentação, mais salão de beleza e o ponto bancário. A loja Assaí, no lugar do Extra tem sua inauguração marcada para novembro.

 

INFORMATIVO

ACOMPANHE O MOVIMENTO DA SAÚDE

A Secretaria de Saúde da sequência ao seu projeto de apresentar informativo (diário) comunicando suas atividades. Preste atenção nos números do último final de semana: 132 usuários do SUS foram internados. Os dados correspondem ao movimento envolvendo todo o complexo de saúde municipal nos dias 7, 8 9 e 10 de julho.

 

MOVIMENTO BANCÁRIO

A LÓGICA É CRESCER

Em maio de 2014 consolidou-se a fusão das cooperativas de crédito envolvendo os Fornecedores de Cana, Sindicato Rural, Acipi e Simespi. De lá para cá, só cresce. Com agências na avenida Luciano Guidotti, rua do Rosário e na avenida Rui Barbosa, a tendência é a expansão do Sicoob Cocre em Piracicaba. Dirigentes pensam numa nova agência. A mesma estaria sendo programada para Santa Terezinha.

 

FIQUE SABENDO

AVANÇO DOS CARROS ELÉTRICOS. LÁ FORA

No Brasil, sem perspectiva. Pelo menos por enquanto. Motivo: não temos histórico de incentivo para tais veículos. Eles ganham prestígio (lento) na Europa, mais Estados Unidos, China e Japão. Aqui eles precisariam de forte subsídio. Realidade só mesmo lá na frente. Hoje caros, vai levar de 8 a 12 anos para um elétrico custar igual o da gasolina. No exterior, querem acabar com o movido a gasolina entre 2030 e 2040. Em 2012, no início da fabricação,  lá havia 120 mil veículos elétricos. Hoje chegam a 960. Estima-se que haverá mais de 500 milhões daqui a vinte anos.

 

RÁDIO&TV

SOM

Elis Justi começou com muito cuidado e extremo capricho sua carreira. Sempre que possível, aparecia em eventos. Entrou para o rádio (Onda Livre FM) e logo tudo deslanchou. Interpreta todo tempo de música. Pode ser sertanejo raiz, universitário ou MPB. Na 105.3 pela manhã comunica com facilidade, alegria e competência. No palco mostra talento. Sucesso eterno a ela.

Foto: Facebook

 

IMAGEM

Teremos com Os Trapalhões a receita que deu certo com a Escolinha do Professor Raimundo. O remake começa no Viva e depois vai para a Globo. Atores estão sendo convocados para reviver os personagens que encantaram as crianças (adultos também) no passado. Renato Aragão e Dedé Santana entrariam como mentores convidados.

 

LEITURA

OUTRA OBRA DO MESTRE

Cecílio Elias Netto lança o livro “Piracicaba, a Florença Brasileira – As Belas Artes Piracicabana” amanhã (12) às 19h30 no SESC. O ICEN (Instituto Cecílio Elias Netto) anuncia a Roda de Conversa Sobre Artes de Piracicaba com o escritor e jornalista mais o diretor da Pinacoteca de Piracicaba, Eduardo Borges Araujo, com mediação do jornalista Evaldo Vicente, diretor da Tribuna Piracicabana. Se você gosta de arte, cultura, leitura e de Piracicaba, compareça. Imperdível.

Foto: Amanda Vieira / Jornal de Piracicaba

 

SAÚDE

COLUNA DÓI E MUITO

Dor de coluna. Uma dor muito reclamada. Pesquisas apontam a dor de costas como o maior motivo de afastamento do trabalho. As causas (igual a cabeça) são inúmeras. Vão de má postura, colchão inadequado, sedentarismo, obesidade e outras mais. Se você não sabe, passa também pelo cigarro. Ele interfere na circulação prejudicando o fluxo de sangue a provoca ainda a inflamação das articulações. Uma dica: se fica muito tempo sentado, num intervalo de cada duas horas, de uma alongada. Informações da Revista Saúde/Abril).

 

PIRACICABA

(Informação das obras do escritor e jornalista Cecílio Elias Netto).

Miguel Benício Archanjo A. Dutra foi reconhecido como o primeiro arquiteto de Piracicaba. Nasceu em Itu (1810) e transferiu-se para a nossa cidade (então Constituição) em 1844 por motivos políticos. Logo era convidado para integrar obras como a Matriz Santo Antonio, Teatro Santo Estevão, Igreja São Benedito, primeira sede da Santa Casa, entre outras. Piracicaba: 250 anos dia 1º de agosto.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.