Eleições municipais seguem preocupando candidatos e autoridades

BOM DIA.

Quando o horário do comércio em Piracicaba foi flexibilizado através de decreto, estranhou-se lojas de rua e do shopping não obedecendo o limite de quatro (4) horas. Havia uma explicação: quanto maior o tempo de atendimento, menor as chances de aglomeração. Porém, assim não entendeu (ou entende) as autoridades estaduais e três dias depois, o Ministério Público determinou a mudança. O comércio em geral passa a atender das 13 às 17 horas e, o Shopping Piracicaba ficará aberto das 16 às 20 horas. É evidente que um tempo mais curto de atendimento tem sua influência, contudo, na essência, nada muda se a população não respeitar as regras (máscara, aglomeração e distanciamento), com as consequências (independente do tempo) se consolidado. O que resolve não é quatro, seis ou oito horas. Outro erro é transferir culpa ou buscar culpado. Cada um é responsável pelos seus atos. Um bom dia para você.  

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Solange Macedo/Divulgação

“Precisamos esperar o resultado deste segundo trimestre para termos uma ideia real do impacto na nossa economia. Penso numa recessão de 4,5% no ano e, para a recuperação total, teremos que esperar pela metade desta década”.

Mário Mesquita (Economista-chefe do Itaú-Unibanco entrevistado pelo jornal O Estado de S. Paulo).

OLHO NO OLHO

No passado era comum ouvir a frase: “Tapar o sol com a peneira é burrice”. Pois bem. Então, é bobagem ignorar o momento instável (político) que vivemos. Também é exagero falar em golpe militar. Vivemos outros tempos. Visível um ano e meio depois, ainda o inconformismo pela derrota e, sem base legal, não é possível qualquer mudança. No momento, ensaiam planos, articulações, criações ou invenções, enfim, motivos para derrubar o  governo.  Ao mesmo tempo falta coragem. Por que não respeitar uma eleição democrática? O Brasil já passou por momentos muito piores, com mensalão e petrolão, que delapidaram o patrimônio público e em ritmo de corrupção comprovada, e, mesmo assim, esperou-se por uma nova eleição. Fora isso é agitação, confusão e acima de tudo ataque a democracia. Mais do que nunca é preciso paz. E necessário um pacto, verdadeiro, pela harmonia. É hora de combater a pandemia e se preparar para a retomada que será difícil e dolorida.

FOTO
DO DIA

Fotos: Leandro Bollis / SELAM

Prefeito Barjas Negri, ao lado do secretário de esportes, Pedro Mello e do gerente executivo da Caixa, Marco Antonio de Paula Capato, assinou contrato de financiamento para a reconstrução da Piscina Municipal, no complexo aquático “Dr. Samuel de Castro Neves” que fica junto ao estádio “Barão da Serra Negra” e do ginásio “Waldemar Blatkauskas”. Falta assinar contrato com a empresa que venceu a licitação com obra prevista para 180 dias. Serão duas (2) piscinas, uma olímpica, para provas oficiais, e outra que atenderá a terceira idade, com aulas de hidroginástica.

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

COMO AUTORIDADES DEVEM AGIR PARA EVITAR MANIFESTAÇÕES COM VIOLÊNCIA E DEPREDAÇÕES?

PONTO FINAL

O presidente do Superior Tribunal Eleitoral recém empossado, ministro Luís Roberto Barroso, mantém contato frequente com o Congresso Nacional. O motivo: as eleições de outubro (dias 4 e 25), como determina a Constituição, lembrando que, para qualquer mudança, é preciso discussão e votação por parte do legislativo. Por enquanto, nada mudou, mas tudo dependerá do ritmo da pandemia que chegou (no Brasil) no final de fevereiro e teima em ainda avançar. Nos últimos dias, observa-se recordes de mortes, gerando preocupação. Ninguém quer eleições em 2021, que exigiria uma emenda constitucional. Uma última avaliação será feita no final de junho e se preciso, as novas datas não deverão ultrapassar a primeira quinzena de dezembro. Até aqui, as etapas, passo a passo, estão sendo rigorosamente obedecidas. Na sequência, o calendário determina para o próximo dia 30, prazo para pré-candidatos que tenham programas na televisão e no rádio, deixem de exercer suas funções. Em julho, de 20 a 5 de agosto, acontecem as convenções, e quanto a essa etapa, a justiça eleitoral já se antecipou autorizando realização on-line. De acordo com o calendário atual, em agosto, dias 14 (internet) e 15 (presidencial) são os prazos para registro das candidaturas e com as propagandas (inclusive na internet) começando no dia 16. No caso de mudanças de datas, as prováveis seriam 15 e 29 de novembro ou 6 de dezembro.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.