BOM DIA.
Hoje, dia de São João: muitas festas pelo Brasil afora ficam prejudicadas por conta da pandemia, contudo, com certeza, a data não deixará de ser virtualmente comemorada principalmente no nordeste brasileiro. João teve um valor extraordinário na vida cristã, sendo impossível não lembrar que viveu nos tempos que Jesus caminhava entre os homens. Junho é repleto de Fé, oportunidade para orarmos por uma vida e um mundo melhor, que aliás, está sendo sinalizado pela dor. Santo Antonio (13), hoje (24), e vamos dar vivas também a São Pedro no próximo dia 29. Momentos para refletir. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“O dinheiro não compra o céu, mas, infelizmente, nos dias de hoje, é possível comprar tudo, até o homem”.
Monsenhor Jorge Simão Miguel (Pároco emérito da Matriz Imaculada Conceição).
VINTE
DESTAQUES
SOBRA
EXPECTATIVA
O governo paulista vai anunciar novas medidas para o comércio a partir do dia 29, segunda-feira próxima. Na fase 2 (laranja), piracicabanos torcem pela reabertura de novos segmentos Casos dos restaurantes, academias e salões de beleza.
FICOU
FORA
O jornal esportivo “Marca”, famoso n Europa, divulgou uma lista com os 100 melhores atletas masculinos do século 21. Neymar está fora. Nenhuma novidade.
TELEVISÃO
INCONFORMADA
A Globo não estaria aceitando as novas regras para transmissão ao vivo dos jogos de futebol. Presidente Jair Bolsonaro editou MP alterando a lei e a emissora lembra que tem contrato em vigor com os clubes até 2024. Pensa numa saída, podendo até mesmo acionar a justiça.
NOVOS
TEMPOS
Luiz Carlos Furtuoso, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, em entrevista ao Jornal de Piracicaba (Persona), disse que o comércio, como consequência da pandemia, mostrará novos hábitos.
BOSONARO
AVISANDO
Jair Bolsonaro afirmou não aceitar que o culpem por consequências do coronavírus no Brasil. Lembra que o governo federal foi isolado das ações, com a justiça outorgando toda a responsabilidade aos governos estaduais e municipais. Ele teme, que, agora, com a explosão de casos positivos e mortes, os responsáveis queiram mudar o discurso.
CLUBES
TESTANDO
Os quatro grandes clubes do futebol paulista (Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo) vivem a fase dos testes para levantamento dos casos da Covid-19. Todos participam: atletas, comissão técnica e funcionários. Os quatro clubes apresentaram dados positivos para a pandemia, com o maior número se registrando no Corinthians e o menor no São Paulo. Os dirigentes decidiram não divulgar os nomes dos infectados.
VOTANDO
SANEAMENTO
Muita expectativa nesta quarta (24), diante da possibilidade do Senado Federal votar o novo marco legal para o setor de saneamento básico, com potencial de impulsionar novos investimentos. O reator do projeto de lei, Tasso Jereissati (PSDB/CE), apresentou sexta-feira última (19) seu parecer, sem propor alterações em relação ao texto aprovado pela Câmara Federal. Com razão deverá marcar o início de uma nova era num Brasil onde 35 milhões vivem sem a água.
PIRACICABA
ALERTA
O crescente número de casos do coronavírus na Noiva da Colina preocupa. Para as autoridades, o motivo principal é a falta do uso da máscara com muitos insistindo em contrariar as orientações, além da aglomeração que pode ser evitada. A favor de Piracicaba, o fato de ter estrutura médica e hospitalar eficiente, graças as autoridades locais com destaques para as ações do prefeito Barjas Negri, Pedro Mello, Hamilton Bonilha e do deputado Roberto Morais.
SEM
TRÉGUA
A chegada de Jô não foi suficiente para acalmar a torcida corintiana. Revoltada com a situação do clube, com dívida altíssima, a esperança é por atitudes objetivas que coloquem o Corinthians em um rumo seguro. Ano de eleições, existe a dúvida quanto ao melhor nome para substituir Andrés Sanches.
MÁSCARA
OBRIGATÓRIA
A Vara Cível Federal de Brasília determinou ao Presidente da República a obrigatoriedade do uso da máscara quanto estiver na rua ou em qualquer evento. A ação foi motivada diante da iniciativa de um advogado que questionou a postura de Jair Bolsonaro. O não cumprimento representará uma multa de 2 mil reais. A justiça também obriga a todos os servidores públicos o uso da máscara.
DOIS
VICES
Luciano de Almeida deverá mais uma vez disputar a Prefeitura de Piracicaba e, nos bastidores, debate-se o melhor nome para ser o seu vice. Os comentários envolvem Gabriel Ferrato e a Coronel Adriana, entre outros.
TRES
TROCAS
Bastidores garantem mudanças radicais em 2021 no Santos, Corinthians e São Paulo. Os três grandes do futebol paulista viverão clima de eleições no final do ano, considerando que, no momento, José Peres, Leco e Andrés estão longe de agradar conselheiros e torcedores.
CRISE
UNIVERSITÁRIA
As universidades paulistas Unicamp, USP e Uniesp, estão sem dinheiro até mesmo para a folha de pagamento dos professores e funcionários. Faltando R$ 1,2 bilhão, correspondente a 14% do orçamento, reitores pedem providências, mas o governo de São Paulo, pelo menos até agora, não fez qualquer sinalização. As universidades são financiadas com 9,5% do ICMS estadual.
AUTORIDADE
CONVIDADA
O Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania), integrante da Comissão de Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, convidou o novo diretor geral da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo, Milton Roberto Persoli, nomeado pelo governador João Dória, a visitar Piracicaba, percorrer as rodovias e conhecer as prioridades da cidade e da região. Pedágio, rotatórias (em frente ao Posto Bigaton e bairro Parque Piracicaba), mais viaduto sobre rodovia Piracicaba/Charqueada, estão entre os assuntos. Roberto Morais aguarda confirmação da data.
CRAQUE
LIVRE
Com o término do seu contrato e de posse do seu passe, Cavani comunicou ao PSG que não irá permanecer no clube francês. A notícia frustrou a torcida que não esperava a saída do seu principal artilheiro. Para onde vai o uruguaio? A princípio, fala-se em Barcelona e Real Madrid.
NOVAMENTE
PRIORIDADE
Pela milésima vez fala-se da reforma tributária no Congresso Nacional. Polêmico, sem qualquer possibilidade de consenso, o assunto deverá ser exaustivamente discutido na Câmara e Senado Federal. Mas, o presidente do legislativo, Rodrigo Maia, diz ter chegado a hora de resolver esse caso. Está disposto a colocar em votação no início do próximo segundo semestre.
SITUAÇÃO
CONFORTÁVEL
O prefeito Barjas Negri divulgou ontem (23), nas redes sociais, às 10hs30, os números de ocupação nos hospitais da cidade, por conta da Cobid-19. Publicou existir em Piracicaba um total de 85 respiradores/UTI, com 49 ocupados (57,6%) e 35 livres. Quanto a enfermaria, estão disponíveis 53 leitos, 64 atualmente ocupados (54,7%), com a cidade tendo a sua disposição um total de 117 vagas.
NOVOS
DONOS
A Ford, em São Bernardo do Campo, depois de oito meses fechada, quando em outubro último encerrou suas atividades, está a anunciando negociações para a venda da sua fábrica. A Construtora São José, especialista em empreendimentos imobiliários logísticos e comerciais, estaria finalizando a compra pelo valor de 550 milhões de reais. O plano seria oferecer o espaço para uma montadora e também para uma empresa de logística. A Ford tinha em 2018, 2,8 mil funcionários, onde produzia caminhões e o carro Fiesta.
NÃO
QUER
O clube espanhol Getafe comunicou ao Palmeiras que não vai estender o empréstimo e consequentemente não ficará com Deyverson. Acontece que o Verdão não quer reintegrar o jogador e por isso busca um time para o atacante que chega em julho. Grêmio, Atlético Mineiro e Internacional teriam manifestado interesse pelo atacante.
COVID-19
ONTEM (23)
Nesta terça-feira (23), Piracicaba confirmou mais seis óbitos, 3 homens (80, 73 e 66 anos) e 3 mulheres (78, 69 e 49 anos). Novos casos confirmados: 47, sendo 25 mulheres e 22 homens. Agora a soma aponta 1934 positivados, 564 em tratamento e 1290 recuperados.
PONTO FINAL
Para uns, antes de julho, Piracicaba não avança para a fase 3 (verde), quando poderia abrir restaurantes, salões de beleza e academias. Tem quem espere por essa notícia imediatamente, contudo, devido ao aumento de casos e mortes na cidade, acredita-se que o governo de São Paulo vai esperar pelo menos mais 7 ou 14 dias. O Centro de Controle da Covid-19 do governo de São Paulo vê o coronavírus ganhar velocidade no interior paulista, a ponto de várias cidades serem obrigados a retroceder em suas decisões, casos de Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Campinas e agora, Limeira e Cordeirópolis. Uma nova classificação envolvendo regiões e mais de 600 municípios, deve ser apresentada amanhã (quinta), ou mais provavelmente sexta-feira (26). Porém, enquanto esse esperado dia não chega, empresários e comerciantes se preparam, pois sabem que nada será como antes e vão ter que fazer várias adaptações em seus estabelecimentos. Também é o caso dos salões de beleza, cabeleireiro e afins, com todos eles já apresentando protocolos a Prefeitura Municipal, que, por sua vez, embora algumas vezes pense diferente do governo estadual, sabe que precisa respeitar os decretos do governador, sob o risco de ter decisão anulada. Aliás, isso já aconteceu.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.