BOM DIA.
O calendário eleitoral está sendo observado como se as eleições estivessem confirmadas para o dia 4 de outubro. Hoje, 30 de junho, é a data limite para quem é pré-candidato e exerce trabalho (locução) no rádio e na televisão. Dia 4 de julho, tem que se desincompatibilizar o pré-candidato servidor público. Mas, quando a Câmara dos Deputados vai votar o que o Senado Federal já aprovou? Reuniões ontem (29), discutiram urgência para a votação da PEC no mais tardar entre amanhã, quarta (1), ou no mais tardar, quinta (2), sob pena de começar a comprometer a lei eleitoral vigente. O que preocupa, é a observação do presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ), de que não existe garantia quanto a aprovação da emenda constitucional determinando o adiamento de 4 e 25 de outubro para 15 e 29 de novembro. O STE tem pressa, pois lembra ter muita coisa a fazer visando a preparação da votação e apuração.
O QUE
ELES DIZEM
“O sentimento de desânimo foi grande com o retorno de Piracicaba a faixa vermelha com novo fechamento do comércio. Não abrir durante 110 dias, é catastrófico, contudo, é preciso enfrentar, pois lamentar os equívocos das autoridades em nada resolverá”.
Luiz Carlos Furtuoso (Presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).
RÁPIDAS&MISTURADAS
● HEMONÚCLEO Piracicaba continua preocupada com o baixo estoque de sangue e apela para sensibilidade dos doadores. ● ÚLTIMO dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda é hoje (30). ● ALVINEGRO piracicabano (XV) aguarda decisão da FPF para o reinício do Campeonato Paulista, pois em agosto, começarão os certames nacionais e vários jogadores do elenco quinzista receberão convites. ● GOVERNO Federal sofre (e muito) com definições dos comandos dos ministérios da Educação e Cultura: agora o drama é o currículo de Carlos Alberto Decotelli. ● JULHO terá sessões normais da Câmara Municipal de Piracicaba: recesso foi cancelado. ● DUAS frentes no Senado Federal: uma quer blindar o senador Flávio Bolsonaro e a outra pressiona o Conselho de Ética buscando cassação. ● CLIMA nada confortável da Globo: medo de ser o próximo da lista de dispensa. ● MUITA gente caminhando (logo pela manhã) em Piracicaba sem o uso da máscara. ● ROBERTO Carlos já se organiza e planeja o show do fim de ano na televisão, lembrando que passou em branco (pela primeira vez) em 2019. ● PESQUISA aponta: 76% das mães não concordam com a volta das aulas em setembro. ● ONTEM (29), três óbitos em Piracicaba pela Covid-19 (dois homens ambos com 45 anos e uma mulher com 80 anos) e 182 casos positivados. ● MIGUEL Falabella que recebeu a notícia da Globo de que não terá seu contrato renovado, foi convidado pelo Faustão para participar do “Show dos Famosos” em 2021. ● RESTAURANTES, em São Paulo, reabrem dia 6, com os proprietários temendo a ausência de clientes: medo do coronavírus. ● MOTOBOYS podem paralisar atividades amanhã (1): reivindicam melhores salários e condições de trabalho. ● PALMEIRAS iniciou negociações com seus principais jogadores para redução de salários. ● JUSTIÇA determinou e os planos de saúde terão que cobrir os custos dos testes da Covid-19. ● GRANDE a decepção dos shoppings com o faturamento após a flexibilização do comércio: vendas correspondem no máximo a 20% comparado ao mesmo período de 2019. ● GLOBO conseguiu liminar na justiça do Rio de Janeiro (6.a Vara Empresarial) para não pagar de forma imediata US$ 90 milhões correspondentes a transmissões de Copa do Mundo: a FIFA quer receber agora (cerca de 460 milhões de reis) e caberá a justiça da Suíça dar a palavra final, local onde foi assinado o contrato. ● GUSTAGOL (Gustavo) pode deixar o Corinthians assinando com o Inter gaúcho. ● FLAMENGO quer transmitir seus jogos pelo YouTube: a Globo foi a justiça e perdeu: caminho aberto para o Mengo e outros cubes. ● MINISTÉRIO Público não concorda com o STF que concedeu foro especial a Flávio Bolsonaro e anuncia que vai recorrer. ● PREFEITURA de Piracicaba anuncia que irá fiscalizar através do Procon e Guarda Civil, a lei que determina o fechamento do comércio agora novamente na faixa vermelha.
PONTO FINAL
A doença chegou e surpreendeu. Contaminou todo o planeta e, além de misteriosa, ganha a fama de interminável. Independente de país ou governo, a Civid-19 provoca medo e também dúvidas. Em todo lugar a pandemia vai e volta, obrigando as autoridades a constantemente mudarem seus métodos de combate. Em São Paulo, o governo João Dória decidiu que multará quem foi flagrado sem máscara. A princípio, a partir de amanhã, 1 de julho, até poderá haver tolerância em casos atípicos, contudo o decreto manda multar em 500 reais quem circular (pessoa física) sem máscara, com multa também para todo estabelecimento comercial que atenda alguém sem a máscara: 1.500 reais por pessoa. O interior de São Paulo sofre com o avanço da doença, caso de Piracicaba. Sem mais conseguir sucesso com o pedido para ficar em casa, muda-se a tática. São inúmeras as cidades e também capitais brasileiras que já na fase da flexibilização, são obrigadas a retornar ao ponto de partida. Portanto, para os piracicabanos (comerciantes e consumidores), uma missão diferente a partir desta quarta-feira: usar, obrigatoriamente, a máscara. Segundo o governador Dória, cada município tomará suas providências, já se sabendo, que, em São Paulo, fiscais e policiais vão se unir para advertir e multar. Vamos ver o resultado na prática, principalmente na nossa Piracicaba que vê casos positivados dispararem.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.