O uso da máscara e a escolha ideal

BOM DIA.

Na semana que se foi, quem ficou em casa se divertiu com os bons jogos na Champions League. Resultados surpreendentes, muitos gols com uma goleada histórica. Se o time de Neymar (PSG) está na penúltima fase da competição, grandes nomes como Barcelona e Manchester United caíram fora. Bayer dono da goleada de 8 a 2 em cima da equipe de Lionel Messi (Barcelona), é a grande sensação. Jogos também pelo Brasileirão mostrando que vamos ter uma disputa com muitos altos e baixos. E, esta semana também promete. Tem as semifinais dos campeões da Europa e o XV retornando, com o recomeço da Série A-2 e o nosso alvinegro jogando em Piracicaba, quarta (19), quatro da tarde com portões fechados. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

 Foto: Denis Balibouse/Reuters

“A OMC PRECISA SE ADAPTAR OU VAI SE TORNAR OBSOLETA”

Roberto Azevedo (Diretor Geral da Organização Mundial do Comércio).

OLHO NO OLHO

As saídas inesperadas dos administradores Salim Mattar (Desestatização/Privatização) e Paulo Ubel Gestão/Governo Digital) preocupam. Consagrados na iniciativa privada, foram escolhidos a dedo pelo Ministro Paulo Guedes que não conseguiu convencê-los a ficar. Mattar, fundador e presidente da Localiza, cansou de esperar. Demonstrando impaciência ou falta de esperança, resolveu abandonar o barco. Descobriu aquilo que todos sabiam e sabem: quando não é do interesse do mundo político, a coisa não anda e foi assim que ele se referiu a projetos parados e que não caminham ou caminhavam. Um país endividado, carregando a imagem da corrupção, mantém dezenas de estatais com prejuízo que servem como cabide de emprego, ou seja, sempre usadas e mal administradas. Triste sina de uma nação de privilégios.

FOTO
DO DIA

O Teatro Municipal de Piracicaba Losso Netto (na avenida Independência), agora está apto a receber óperas musicais e balés e balés ao estilo da Broadway tão logo seja liberado para a voltar a sua rotina. A novidade é a conclusão dos serviços de revestimento acústico do fosso operístico que permitirá a realização de apresentações com música ao vivo. O investimento foi de 108 mil reais.

PONTO FINAL

A vacina vai chegar. Não se sabe bem exatamente quando, contudo, ela é certa. Então, para enfrentar o inimigo perigoso e desconhecido, só mesmo os cuidados e precauções exaustivamente indicadas. Uma delas, talvez a mais importante, é a máscara. Ela se tornou imprescindível  se você não sai de casa sem documento ou celular, também não pode esquecer da máscara. No começo da pandemia, a própria classe médica não a identificava como importante, tanto assim que era recomendada apenas para os profissionais da saúde e para quem tinha a Covid-19. Agora, a realidade é bem diferente. Tem que não a use por achar desconfortável, por não se adaptar ou simplesmente não gostar. Raciocínio tem que mudar. O caminho é encontrar a máscara que lhe faça bem e, naturalmente que tenha qualidade. Existe também um tempo limite para uso, com a troca necessária e sempre estar atento higienização.  Outra preocupação e ao dirigir, com a possiblidade de embaçar os óculos. São vários os tipos de máscaras: antiviral, adesivas, N95 e PFF2 (uso profissional), cirúrgicas, mas a mais procurada pela população é a chamada caseira, a de tecido de algodão. Segundo especialistas, a que realmente resolve deve ter três camadas: a que fica em contato com a pele, aquela que fica por fora (impermeável) e a do meio que precisa ser de tecido respirável. Importante é estar sempre bem acoplada ao rosto. Mas, indispensável mesmo, é o uso da máscara, seja a qual for, desde que com qualidade.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.