BOM DIA.
Primavera se aproximando, época de muito sol e calor. Já parece verão, que ainda está longe. Mas, o clima é convidativo para sair de casa. E, esse é o perigo. Muita gente insiste em ignorar que ainda vivemos sob a ameaça da Covid-19. Comércio aberto, restaurantes e bares, o povo vai ganhando coragem para enfrentar a retomada da normalidade. Nada contra a estar na rua ou em qualquer outro lugar, desde que, com responsabilidade, jamais incentivando aglomeração e deixando de usar a máscara e o álcool em gel. Baixar a guarda pode ser fatal. Piracicaba ainda registra diariamente mortes e casos positivados. Muita gente continua hospitalizada e em casa se recuperando. Fique atento. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“É PRECISO FOCALIZAR OS MAIS POBRES E PROTEGER A PRIMEIRA INFÂNCIA”.
João Campos (Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Renda Mínima em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo).
CURTAS&MISTURADAS
● COMÉRCIO de Piracicaba vai abrir no feriado de 7 de setembro, segunda-feira próxima: rua das 10 às 18 horas e shopping das 12 às 20 horas. ● RESTAURANTES e bares, aos poucos, voltam a mostrar bons movimentos: responsabilidade e cuidado aumentam para comerciantes e consumidores. ● SUCESSIVAS reuniões no Palácio do Planalto comandadas pelo presidente Jair Bolsonaro: equipe econômica chefiada pelo ministro (Economia) Paulo Guedes recebe líderes parlamentares e debatem o novo plano social cuja maior atração é o Renda Brasil nome que substituirá o Bolsa Família, além de casas populares. ● SILVIO Santos não volta a gravar enquanto não surgir uma vacina: é a noticia no SBT que não tem mais programas inéditos do patrão para exibir aos domingos. ● PARA evitar um milionário e complicado caso na justiça, o Barcelona estaria pensando em oferecer um novo contrato a Messi com validade até 2023. ● MESMO com a Constituição Federal impedindo reeleições de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre (Câmara e Senado Federal), o STF seria acionado na esperança de surgir uma luz no fundo do túnel: grupos, porém, caso do Centrão, garantem que não irão permitir. ● CONVENÇÕES partidárias devem acontecer até 26 de setembro: por conta da pandemia, a Justiça Eleitoral permite tudo online, até mesmo assinatura digital. ● FÁTIMA Bernardes, no seu programa na Globo, discutindo funções domésticas envolvendo mulher e marido, confessou que nunca aprendeu arrumar a casa e culpou a mãe (Eunice) que não a ensinou: foi na base da brincadeira, porém, transferindo responsabilidade. ● VANDERLEI Luxemburgo deve receber todo o apoio no Palmeiras para, aos poucos, mudar o elenco: medalhões, ganhando muito, não rendem e a ordem é prestigiar a base. ● PROCON de Piracicaba notificou um bar na rua Tiradentes (área central) com mais de 300 pessoas, muitas sem máscara: total irresponsabilidade. ● DOIS dias (segunda e ontem) em Piracicaba, com casos da Covid-19 em momento decrescente: segunda (1), 4 mortes e 66 casos e ontem (2), duas mortes e 58 infectados, necessitando mais dias para a certeza.
INFORMAÇÃO
As taxas de juros continuam recuando. O governo brasileiro toma seguidas providências para estimular a economia. O juro médio chega a 27,3% ao ano e os bancos mostram aumento do volume de crédito oferecido. Existe um detalhe que intriga: na mesma proporção que números caem para favorecer negócios, a taxa do cartão de crédito sobe. Nada acontece para baixa-la, apenas recomenda-se que na data do vencimento faça o pagamento mensal integral, evitando o parcelamento. Registrou-se queda para as pessoas físicas quanto a taxa média de juros no crédito livre, até do cheque especial, embora também muito alto, recuaram, ao mesmo tempo oferecendo parcelamento para inadimplentes. Mas, em relação ao cartão de crédito, não tem conversa.
PONTO FINAL
A volta as aulas: uma discussão sem fim. Existem grupos a favor e contra. Alegação: impossível antes da vacina. Quem defende a retomada, justifica que é necessário encarar a realidade, que o ano está se perdendo e com crianças em casa, os pais ficam impossibilitados de trabalhar ou recuperar sua rotina de atividades. Vários estados pretendiam votar agora, em setembro, mas, acabam desistindo. Aliás, isso acontece também em outros países, mas, vários tiveram que recuar. O governo de São Paulo mantém o plano do retorno para 7 de outubro, lembrando que, anteriormente, planejou setembro. Escolas particulares articularam a volta, mas foram barrados pelo Tribunal de Justiça. Existe a tese de que é baixíssima a taxa de infectados (Covid-19) envolvendo crianças, contudo são ao mesmo tempo apresentados estudos que apontam para possibilidade de 11% a 46% de alunos e professores sem infectarem após 60 dias de aula. Uma possível saída, segundo pesquisadores da Covid-19 e Rede Escola Pública e Universidade, seria o controle a dispersão do vírus apenas com presença de 7% de estudantes. A pesquisa tomou como base a volta de 35% dos alunos, conforme prevê protocolo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Um alerta maior no caso de uma escola com dimensões físicas pequena. As autoridades se esforçam para providenciar todos os recursos possíveis com a finalidade de oferecer tranquilidade, mas mesmo assim, fica impossível convencer a grande maioria dos pais e responsáveis quanto a absoluta segurança dos seus filhos. E, a volta as aulas não significa apenas abrir a escola para professores e alunos. Movimenta-se por exemplo, merendeiras e transportes, entre outros, que também exigem cuidados e muitas providências.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.