Poliomelite: baixa procura preocupa

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Uma grande tristeza quando tomamos conhecimento (diariamente) sobre pessoas infectadas pelo coronavírus. Choque pelas mortes. Perdemos e continuamos perdendo gente querida por conta da pandemia. Um sentimento único: temos que nos proteger. Difícil, ou melhor, impossível entender uma pessoa andando pela rua sem a máscara.  Concordamos que temos que enfrentar a realidade e encarar desafios, contudo, é possível se cuidar. Por isso, por você, pela sua família, amigos e pela vida, se proteja e não deixe de usar máscara, ao mesmo tempo evitando aglomerações. Covid-19 é terrível: a Europa, sempre considerada por nós moderna, avançada, primeiro mundo, volta a sofrer e muito. Estão até se desentendendo por causa do desespero, partindo para a ignorância, como aconteceu nas principais cidades da Itália segunda-feira (26). Essa doença não irá embora do dia para a noite. Um bom dia para você.

O QUE ELES DIZEM

“VACINA É UMA PREOCUPAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E NÃO DA JUSTIÇA”.

Jair Bolsonaro (Presidente da República).

OLHO NO OLHO

O Brasil de hoje, gosta de conviver com momentos surpreendentes. Criam, inventam temas, muitos sem necessidade. Nossa Nação sofre com muitas e muitas preocupações e, do nada, surgem polêmicas por questões políticas, ideológicas, e algumas surreais viram manchetes. Tanto por parte da direita como da esquerda. Desde a posse do atual Governo Federal, observamos uma guerra sem precedentes. É preciso saber aceitar o resultado das urnas num processo democrático e, de acordo com a lei, com a chance de mudar quatro anos depois. Muitos exemplos são possíveis apontar, mas, no momento, assume o protagonismo, a obrigatoriedade ou não da vacina contra a Covid-19. E, de repente, um gênio anuncia a necessidade de uma Nova Constituição, lembrando que ruim ou não, existe uma, embora nem sempre respeitada. Com certeza a nossa Constituição apresenta falhas, mas que podem ser corrigidas ou aperfeiçoadas com emendas constitucionais. Agora, a prioridade é total para a saúde e emprego.

FIQUE SABENDO

● REDE GLOBO planeja 2021 com a união de todos os seus canais (TVs aberta e paga) enfrentando crise financeira. ● CANDIDATA (PREFEITURA) em Porto Alegre, Manuela D’Avila (Pc do B) diz que enfrenta o clã Bolsonaro. ● TRIBUNAL SUPERIOR Eleitoral escala o jornalista Alexandre Garcia para combater (propaganda) fake news.  ● ACREDITE SE QUISER: Senado Federal planeja engavetar o caso do dinheiro na cueca (Chico Rodrigues) no Conselho de Ética. ●  QUEDA ACENTUADA (e preocupante) dos exames de mamografia: mulheres justificam argumentando medo da Covid-19. ● SILVIO SANTOS preocupado com audiência e faturamento (SBT) estaria propenso a voltar a gravar seus programas: família vetou em razão do perigo da pandemia. ● CENTRÃO PLANEJA agora, se articular no Senado Federalpara aumentar apoio ao presidente Jair Bolsonaro. ● JOVEM PAN (São Paulo), ouviu (vídeo gravado), opiniões sobre a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19: 85% dos ouvintes se declararam  contra o STF debater a obrigatoriedade da vacina, argumentando ser uma missão do Governo Federal, com toda e absoluta condições para o Ministério da Saúde.  ● FALOU DEMAIS e teve que se desculpar: foi assim que agiu o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, criticando o ministro da Secretaria de Governo Luís Eduardo Ramos. EUROPEUS PASSAM para o mundo, a imagem de que estão perdidos na luta contra a segunda onda do coronavírus. ● ANALISTAS OPINAM: bancos tem futuro incerto para 2021 com respeito à recuperação.

ÚLTIMA

Tanto tempo fechadas, por conta da pandemia (Covid-19), as agências do INSS não abrem nesta quarta-feira, hoje, dia 28. Portaria 679/ME, de 30 de dezembro de 2019 (Ministério da Economia) decreta Ponto Facultativo nesta data alusiva ao Dia do Servidor Público. Avisa o INSS, que os cidadãos podem obter informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo MEU INSS disponível como aplicativo para celular, ou pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado das 7 às 22 horas.

PONTO FINAL

Em época de Covid-19, doença surpreendente e letal, ainda sem vacina, as autoridades da área pediátrica se mostram preocupadas: a queda da imunização contra a poliomielite desde 2015. Radicada no Brasil em 1989, foi em 1994 que a OMS concedeu ao nosso país o certificado de eliminação da doença que no passado, em cada 200 infecções, causava pelo menos uma sequela irreversível. Provocada pela poliovírus, a pólio é uma doença contagiosa que afeta o sistema nervoso central, podendo causar paralisia das pernas. A meta é sempre a de imunizar no mínimo 95% das crianças, mas uma lacuna inexplicável se observa nas cadernetas brasileiras de vacinação, em situação ascendente a cada ano. Num passado não tão distante, 1000 crianças por dia eram infectadas e, hoje, gerações inteiras desconhecem o flagelo dessa doença que pode acabar com o sonho de crianças por absoluta irresponsabilidade dos pais. Para o comando da Sociedade Brasileira de Pediatria, quem deixa de vacinar seu filho, assume um risco muito grande, enorme, que representa um retrocesso inimaginável, de quase um século. Desde 2016, o esquema vacinal na rede pública prevê três doses da Vacina Inativada contra a poliomielite (VIP), injetável, no segundo, quarto e sexto mês de vida. Na sequência, a criança recebe a Vacina Oral (VOP), as famosas gotinhas, anualmente, nas campanhas nacionais. Este ano (2020), a Campanha Nacional teve início dia3 de outubro e termina nesta próxima sexta-feira, dia 30. Em Piracicaba, na próxima semana, a Secretaria Municipal da Saúde apresentará o balanço da campanha desenvolvida em outubro e pode, infelizmente, apresentar resultado decepcionantes.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.