BOM DIA.
A morte do artista Tom Veiga, o Louro José, mais uma vez nos mostra como a vida é frágil. Serve, se naturalmente quiser, para refletir. Muita curta, muitas vezes passamos mais tempo com supérfluo ao invés de viver bem. Em todos os sentidos. Amigos esperavam pelo Tom Veiga no aeroporto para viagem de rotina (trabalho), após total normalidade no dia anterior. Mas, ele não apareceu. Foram até o seu apartamento e o encontraram morto. Apenas 47 anos. Essa é a morte que arrebenta com quem fica, familiares e amigos, momento em que você perde o chão e se dá conta da facilidade com que a vida termina. Citamos o Tom pelo seu prestígio profissional alcançado, mas pelos quatro cantos do mundo esse episódio se sucede, com inevitável lamento sobre um provável ritmo de vida equivocado, sem sentido, principalmente quanto a relacionamentos. Um bom dia para você.
O QUE ELES DIZEM
“A IDEIA DE QUE NINGUÉM ESTÁ PRONTO GANHOU FORÇA NA PANDEMIA”.
Alexandre Teixeira (Escritor e jornalista lembra a necessidade de aprender muitas habilidades e se manter atualizado/entrevista a Folha de S. Paulo).
OLHO NO OLHO
Muitos ainda tratam as consequências da Covid-19 como resultado de ações governamentais. Nada disso. É evidente que, instalada a doença, estruturas administrativas construídas ao longo do tempo, capacidade das autoridades, tanto política como médica, aliada a boa vontade da população, faz a diferença. É preciso entender de uma vez por todas, que, combater dengue, sarampo, febre amarela e outras enfermidades conhecidas, é muito diferente do que enfrentar algo inesperado, misterioso e letal. O pior: sem vacina. A Covid-19 chegou sem pressa para ir embora e continua assombrando o planeta, independente de lugar rico ou pobre, moderno, conservador ou atrasado. Repetimos: o badalado primeiro mundo, a Europa, sofre e muito, provocando discussões e decisões sem convicções, enquanto no Brasil, o combate se deu principalmente pelo sucesso do sistema SUS, eternamente menosprezado, até ridicularizado. O coronavírus se instala, assusta, mata, seja da esquerda, centro ou direita. Sequer temos, ainda, o remédio e a mais segura providência está ao nosso alcance, em nossas próprias mãos: a máscara. Use-a e evite aglomeração. Fora isso, é ideologia desprovida ou ideal carente.
FIQUE
SABENDO
● ELEIÇÕES MUNICIPAIS em São Paulo e Rio de Janeiro mostram intensa luta pela segunda colocação: segundo turno contra Bruno Covas (SP) e Eduardo Paes (RJ), com disputas envolvendo Celso Russomano e Guilherme Boulos, mais Marcelo Crivella e Marta Rocha. ● PALMEIRAS DARÁ o tempo necessário para o técnico Abel Ferreira, a exemplo do que faz o Flamengo com Domenèc Torrent? ● MESMO TORCENDO por Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro já trabalha seu governo para um bom relacionamento diplomático, com Joe Biden, privilegiando o comércio. ● TESOURO NACIONAL já admite que a dívida brasileira atingirá 100% do PIB, e que o Brasil só conseguirá voltar ao azul em 2027. ● COM DESEMPREGO passando dos 14%, teme-se pelo pior a partir de janeiro quando acaba o auxílio emergencial. ● EXPECTATIVA QUANTO ao futuro do Mais Você com Ana Maria Braga sem o Louro José. ● A PARTIR de fevereiro de 2021 (dia 2), o Banco Itaú passará a ter na sua presidência o administrador de empresa Milton Maluhy Filho, prata da casa, 44 anos, iniciando sua vida bancária no próprio Itaú com 26 anos. ● EMPRESA CHINESA Xiaomi, pela primeira vez ultrapassou a Apple em vendas globais de celulares: Samsung voltou a liderança depois de ser temporariamente superada pela também chinesa Huawei. ● EMBRAER AVISA que só desenvolverá um novo avião se houver uma parceria. ● A FORÇA de um personagem vitorioso: praticamente todas as emissoras de televisão homenageiam Louro José, com repercussão internacional, devendo acontecer hoje (4), em São Paulo, o sepultamento.
ÚLTIMA
Eleições nos Estados Unidos chamam a atenção do mundo. Mais de 100 milhões de pessoas votaram e o FBI já era acionado ontem (3) mesmo, dia da eleição, por conta de denúncias sobre irregularidades de votos pelo correio. Florida e Georgia foram os primeiros a começar a contar votos. Na noite de ontem (3), por volta das 21 hs30, eram divulgados os primeiros números na Flórida e uma curiosidade chamava a atenção: enquanto a Globo anunciava 29% de votos apurados com 50% para Joe Biden e 49% para Donald Trump, a CNN informava exatamente o inverso, ou seja, 50% para Trump e 49% para Biden. A Florida é território ao lado da Pensilvânia, estratégico para sinalizar o provável vencedor. A Pensilvânia, naquele momento, ainda não havia iniciado sua apuração. Hoje (4), desde a madrugada, um dia agitado por conta das projeções quem indicarão o futuro da Casa Branca nos próximos quatro anos. Já o resultado oficial deve demorar e o quanto não se sabe.
PONTO FINAL
O XV faz na tarde de hoje (4), às 15 horas, em Indaiatuba (estádio Italo Mário Limongi), a sua estreia na Copa Paulista 2020. Joga contra o Primavera, numa competição curtíssima, que terminará em dezembro, antes do Natal. Como sempre, um outro XV em campo: cada competição, um elenco e time diferente. Desta feita, novidade também na Comissão Técnica, com a volta do seu comandante, Moisés Egert, ex-jogador e técnico do XV, com presença destacada na história do clube, graças a dois acessos. Aliás, semana agitada para o nosso alvinegro que também realiza eleição sábado (7), a partir das 13 horas, no Ginásio Municipal “Waldemar Blatkauskas”, quando elegerá 15 novos conselheiros e 20 suplentes. Eleição da nova diretoria, com escolha do presidente do clube, será na noite de terça-feira (10), tudo caminhando para que Luís Guilherme Shnnor retorne a presidência do Conselho e Rodolfo Geraldi assuma a presidência executiva, com Arnaldo Bortoletto como vice. O Primavera, adversário desta tarde, é tricolor (preto, vermelho e branco), fundado em 1927, presidido por Eliseu Aparecido Marques da Silva e tem como técnico Paulo Pereira. No mesmo grupo, além de XV de Piracicaba e Primavera, estão Audax e Inter de Limeira. Para a Copa Paulista, o clube piracicabano contratou onze jogadores e nem todos estarão em campo por conta de documentação e falta de preparação adequada.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.